Animação Missionaria
Animação da Missão
Coordenação de estado visita cidade e reativa comunidades na Paraíba
Coordenação de estado visita cidade e reativa comunidades na Paraíba
Irmã Irma Rodrigues, coordenadora do estado da Paraíba, em janeiro de 2013 realizou uma jornada missionária pelo seu estado, visitando cidades, paróquias e ramos da área de Catolé do Rocha. Durante as visitas, encontrou realizadas desafiadoras e preocupantes. A cidade de Lagoa está em fase de constituição de novas lideranças. A cidade de São Bento, ramo São Sebastião, no setor de Cajazeiras, faz divisa com o estado do Rio Grande do Norte, os contatos para a visita foram por telefone, junto ao padre Janduí, administrador da Paróquias e dois líderes. A reunião foi realizada no dia 28 de janeiro, onde foram escutados todos os questionamentos dos padre juntamente com dois líderes e a coordenação paroquial. Foram analisadas a situação das prestação de contas, das FABs não enviadas e as comunidades no vermelho. Pe. Francisco, referencial da Pastoral da Criança da Diocese de Cajazeiras também participou da reunião, onde foi agendado o compromisso para o dia 17 de fevereiro. No dia marcado para a visita em São Bento , acompanhada do Pe. Severino Elias, as lideranças. No início do encontro foi feita a apresentação da Pastoral da Criança, partilha das experiencias e o convite para participação. No encontro estavam 15 líderes e 10 novas lideranças para serem capacitadas. Neste dia também foram ressuscitadas 06 comunidades. Tudo isso é fruto da atitude de escuta e a conquista de novas lideranças.
Os líderes e o jornal da Pastoral da Criança
“Há 10 anos faço parte da Pastoral da Criança, uma Pastoral em que nesses longos anos fui aprendendo a ver o outro com muito carinho e a me questionar o porquê de tanta carência, de tanta necessidade em que vivem essas crianças que acompanhamos e porque senti tanta força de abraçar e servir a esta Pastoral. A resposta não demorou a vir: veio quando li um artigo do Jornal da Pastoral (Fé e Vida – O que significa unir fé e vida) escrito pelo Padre Angelo Carlesso. Foi incrível a sensação que senti. Realmente, posso chamar de mística. Em novembro de 2007, no mesmo jornal e na coluna Fé e Vida li um artigo que fazia a pergunta: Vale a pena ser líder da Pastoral da Criança? O artigo foi escrito pela Irmã Maria Helena Serrano.
Quantas histórias de líderes não foram mudadas através desses artigos do jornal? Estou escrevendo para agradecer pelos artigos escritos para nós líderes da Pastoral da Criança. Afirmo que não faz muito tempo eu quis deixar a Pastoral, jogar tudo para o alto, sem pensar nas consequências que essa atitude me levaria. Rezei muito, pedi a Deus uma luz. Não demorou para eu ter algumas respostas. Ao buscá-las encontrei respostas em cada artigo que fui lendo no Jornal da Pastoral, alguns escritos pela Dra. Zilda Arns. A cada leitura, e foram muitas, o meu coração foi se animando. Fechando os olhos, vi o início de tudo, as nossas dificuldades, e me perguntei: o que realmente estou pensando em fazer? A resposta me veio: não abandone as nossas crianças, elas precisam de você! Após esta resposta silenciosa continuei na Pastoral, pois a maior riqueza de nossas vidas é servir e se for a criança ainda melhor. Hoje, procuro driblar as diferenças e indiferenças e vou seguindo agradecendo a Deus por colocar esta Pastoral na minha vida. Agradeço muito a esse jornal que nos leva a conhecer melhor a história de cada comunidade, sem contar a força que ele nos dá através de tantos artigos, como A Palavra do Pastor e as mensagens. Que Deus abençoe cada vez mais todos vocês, para continuarem tendo palavras de luz.”
Colaboração: Dinalva - líder em são Paulo / SP
Os Líderes e o Jornal da Pastoral da Criança
Temática: Fortalecimento da liderança
Pessoa / Comunidade: Dinalva - Líder em São Paulo
Estado: são Paulo
Setor:
Fonte: Jornal da Pastoral da Criança
Colaboração:
"Há 10 anos faço parte da Pastoral da Criança, uma Pastoral em que nesses longos anos fui aprendendo a ver o outro com muito carinho e a me questionar o porquê de tanta carência, de tanta necessidade em que vivem essas crianças que acompanhamos e porque senti tanta força de abraçar e servir a esta Pastoral. A resposta não demorou a vir: veio quando li um artigo do Jornal da Pastoral (Fé e Vida - O que significa unir fé e vida) escrito pelo Padre Angelo Carlesso. Foi incrível a sensação que senti. Realmente, posso chamar de mística. Em novembro de 2007, no mesmo jornal e na coluna Fé e Vida li um artigo que fazia a pergunta: Vale a pena ser líder da Pastoral da Criança? O artigo foi escrito pela Irmã Maria Heleno Serrano.
Quantas histórias de líderes não foram mudadas através desses artigos do jornal? Estou escrevendo para agradecer pelos artigos escritos para nós líderes da Pastoral da Criança. Afirmo que não faz muito tempo eu quis deixar a Pastoral, jogar tudo para o alto, sem pensar nas consequências que essa atitude me levaria. Rezei muito, pedi a Deus uma luz. Não demorou para eu ter algumas respostas. Ao buscá-las encontrei respostas em cada artigo que fui lendo no Jornal da Pastoral, alguns escritos pela Dra. Zilda Arns.
A cada leitura, e foram muitas, o meu coração foi se animando. Fechando os olhos, vi o início de tudo, as nossas dificuldades, e me perguntei: o que realmente estou pensando em fazer? A resposta me veio: não abandone as nossas crianças, elas precisam de você! Após esta resposta silenciosa continuei na Pastoral, pois a maior riqueza de nossas vidas é servir e se for a criança ainda melhor. Hoje, procuro driblar as diferenças e indiferenças e vou segundo agradecendo a Deus por colocar esta Pastoral na minha vida.
Agradeço muito a este jornal que nos leva a conhecer melhor a história de cada comunidade, sem contar a força que ele nos dá através de tantos artigos, como A Palavra do Pastor e as mensagens. Que Deus abençoe cada vez mais todos vocês, para continuarem tendo palavras de luz."
Visitas pastorais missionárias do Ceará
Temática: Dimensão Missionária
Pessoa / Comunidade:
Estado: Ceará
Setor: Crato e Iguatú
Fonte: Coordenação Estadual
Colaboração:
Entre as atividades planejadas pela Coordenação Estadual do Ceará com o objetivo de animar, articular e aumentar o número de crianças acompanhadas na Pastoral da Criança, as que mais apresentaram resultados foram às visitas missionárias pastorais realizadas. A exemplo das dioceses de Crato e Iguatú onde realizamos visitas as todos os ramos.
Foram momentos fortes de participação e reavivamento da missão dos líderes da Pastoral da Criança no encontro com as coordenações, padres, representantes do poder público e lideranças para refletir a caminhada. Aconteceu nesta ocasião uma formação contínua sobre as ações da Pastoral da Criança, com envolvimento, empolgação e compromisso pela missão e apoio das instituições para a realização do trabalho.
Foi gratificante ouvir os líderes falarem de sua missão na Pastoral da Criança, do amor, do carinho, da doação pelo que fazem e dos laços que se criam entre eles e as famílias e o que a Pastoral da criança faz na vida de cada um, isto é, a transformação que tiveram.
Esses testemunhos abriram os corações das pessoas que se disponibilizaram para apoiar o trabalho.
Foi importante na visita a articulação com o poder público, conselhos e secretarias municipais, o contato direto com os padres e os bispos, o pedido de apoio e a importância dos mesmos para que o sucesso da Pastoral da Criança possa se tornar visível nos municípios e nos ramos.
Onde foram realizadas as visitas percebe-se um empenho maior das coordenações e lideranças, mais envolvimento dos padres e o desejo que nas suas paróquias haja crescimento das ações da Pastoral da Criança.
É importante e significante o encontro com a base, ouvir e partilhar com os líderes suas dificuldades e sucessos. Abraça-los e perceber que eles se sentem importante pela nossa presença, e que se organizam para preparar tudo com zelo e carinho como um dia de festa.
Animação Missionária no Setor de Bragança/PA
Temática: Missões Populares
Pessoa / Comunidade:
Estado: Pará
Setor: Bragança
Fonte: Coordenação Estadual
Colaboração:
Nossa história de sucesso na Pastoral da Criança surgiu como uma grande luz para as Paróquias que estavam desanimadas. Realizar as Santas Missões Populares com as ações da Pastoral da Criança, caminhada penitencial, santa missa nos bairro, visitas domiciliares, noite animada com as crianças e famílias.
Os missionários são os coordenadores de Ramo, de Área, líderes, equipes diocesanas e padre. A missão acontece de 5ª a domingo, geralmente na sede do município.
A metodologia utilizada consiste de uma missa de abertura e envio dos missionários dois a dois. Caminhada penitencial de madrugada pelas ruas da cidade. A partir das 8hs saída para as visitas domiciliares (todo o dia), às 17hs avaliação das visitas, e a noite animação no bairro visitado. Realiza-se também programa de radio, TV, divulgação em lugares públicos como praça, feira, encontros com gestantes e outros. As visitas duram dois dias, no domingo acontece uma caminhada para a Igreja Matriz e missa de encerramento para toda a comunidade.
O material utilizado por cada missionário consiste em um kit com guia, 10 mandamentos, folder da Pastoral da Criança, santinho do soro caseiro, colher medida, etc...
Deve acontecer uma preparação e articulação com o padre, missionários e equipe local. Carro de som para as caminhadas, articular com os meios de comunicação local, para uma grande divulgação, fazer parceria com as autoridades e pastorais. Toda cidade deve estar mobilizada para a missão, isso é fundamental.
TESTEMUNHO: com a realização da missão no setor, a Pastoral da Criança esta presente em todos os municípios, e o setor não para de crescer, aumentando as comunidades e o voluntariado. Na Paróquia onde acontece a missão, os líderes ficam mais animados e fortalecidos e o povo reconhece a importância e a missão da Pastoral da Criança e colabora mais nas ações.
Experiência na caminhada do projeto Raízes - Setor de Guarabira/PB
Temática: Jornada Missionária / Pastorais Sociais / Alimentação saudável com Projeto Raízes
Pessoa / Comunidade: Sítio Caraúba em Cacimbas / sítios Cabeçudo e Pedrinha, Pedrinha D'água em Casserengue
Estado: Paraíba
Setor: Guarabira
Fonte: Coordenação Estadual
Colaboração: Irmã Irma Rodrigues da Silva
A Diocese de Guarabira vem plantando a semente na busca de produzir bons frutos na caminhada e compromisso das pastorais sociais tendo todo apoio do nosso bispo Dom Lucena que também junto conosco enfrenta os desafios da missão, mas também experimentamos as conquistas de busca da missão a serviço da vida e da esperança.
Nos dias 31 de outubro e 1° de novembro de 2010 fizemos uma grande jornada missionária visitando as famílias acompanhadas pelo projeto. Começamos pelo sítio Caraubas no município Cacimba de Dentro experimentamos a alegria das famílias em partilhar o zelo pela horta valorizando os produtos da terra em seguida falamos sobre a importância da Alimentação saudável e descobrir o valor da Segurança Alimentar.
Percebi nas famílias uma grande valorização agricultura familiar. Experimentamos uma grande alegria em saber que cada família tem a sua cisterna.
Demos continuidade a nossa visita seguindo para o Município de Casserengue no ano que foi indicado a iniciar o projeto raízes considerado o município mais pobre da nossa Diocese. Vivenciamos experiências das hortas e dos tanques de pedra nos sítios Cabeçudo e Pedrinha D'água onde realizamos reunião com as famílias falando sobre a importância de uma alimentação saudável e descoberta dos valores dos frutos da terra. No sitio Pedrinha encontramos um casal que tem uma boa atuação na Pastoral da Criança e perguntei com sentia pai e mãe e líderes atuantes e comprometidos eles deixaram um bom testemunho falaram que as mães tem alegria de participar da celebração da vida.
Este casal é Josenilda e Leandro e o lindo garoto José de quatro anos em seguida chegou o líder mais antigo, Sr. José Paulo, um grade animador da comunidade. Após a reunião com as famílias fomos admirar e valorizar o artesanato confeccionado pelo grupo das mulheres. Trago presente um testemunho de fé e compromisso na conquista de uma vida plena. Este projeto recebeu a visita de Dom Lucena Cáritas através da Ir. Zita Graça Josinalva.
Temos certeza que esta experiência vem fortalecer várias iniciativas que conhecemos em nossa Diocese que precisamos criar momentos de partilha e de maior aprofundamento da nossa caminhada no Setor de Pastoral Social.
Experimentei de perto toda a dedicação e o conhecimento de Ivonete junto às famílias percebemos uma presença constante no decorrer da caminhada.