Dúvidas Financeiro: mudanças entre as edições

De Agir Pastoral da Criança
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
(inclusão de pergunta)
Linha 91: Linha 91:
Problemas financeiros: Jucilene, Karina, Sérgio, Silvio, Vinícius, Kelly
Problemas financeiros: Jucilene, Karina, Sérgio, Silvio, Vinícius, Kelly
|}
|}
'''O Ramo que tem somente uma comunidade pode receber o repasse direto em conta corrente ou o repasse deve ir primeiro para o setor obrigatóriamente?'''

Edição das 17h33min de 6 de dezembro de 2018

Líder via requisição do site fez esta pergunta: Como saber quanto vem de doação de recursos financeiros para o município? Como esta doação é calculada?

Resposta: O recurso enviado para a base é calculado de acordo com o número de acompanhamento de cada comunidade, que é informado na FABS. O valor pago por acompanhamento é de R$ 0,64 centavos, acrescido de um valor chamado de adicional pobreza. Para saber quanto a paróquia recebe de recurso precisamos saber o nome dela

Como consultar recurso enviado para setor?

Resposta: Isso pode ser consultado no SI, no seguinte relatório: Financeiro1 > Lista Envio Recursos p/Setor.Estado > Listagem

Filtrar por setor

Escolher o intervalo de datas

Selecionar todos os envios ou por mandato

Aparecem todos os recursos enviados pela Coordenação Nacional, incluindo os ramos

Hoje liguei para uma coordenadora de ramo e ela me informou que já faz 5 anos que ela não atua mais na pastoral, mas na lista de PG esta informando que a ultima que ela enviou foi em 05/18, tem como eu saber quem enviou a PG?

Resposta: Possivelmente a pessoa já tenha saído da coordenação mas o sistema não foi atualizado e como as pgs são recebidas automaticamente para a pessoa que está cadastrada no ramo, as pgs continuam aparecendo em nome dessa pessoa. Se possível, enviar um correio para o setor solicitando a atualização do cadastro desse ramo / ou nova eleição.

Para consultar mandato de ramo: Cadastramento -> Ramos -> Listagem -> Listagem de Ramos com Data de Eleição e Capacitação dos Coordenadores -> Informar o setor.

Aparece o nome do ramo, município, nome do coordenador, CPF, data de eleição e data de capacitação em Missão e Gestão.

Em relação as assinaturas, quando alguem que é responsável não pode assinar?

Resposta: Dependendo do documento somente o responsável pode assinar. No caso das prestações de contas do setor, se uma das pessoas (exceto coordenador) não puder assinar, um dos membros do conselho econômico pode assinar. Se um dos responsáveis não for mais assinar, precisa atualizar no sistema para que os recibos sejam emitidos no nome da nova pessoa que assinará as prestações de contas. Informar via formulário de pessoas que assinam prestação de contas ou pelo apoio. No ramo, pedir para a secretária do padre assinar ou outra pessoa que atua na paróquia.

Não recebi o recurso? Fabs em dia, prestação de contas | Algumas coordenadoras ligam falando que enviam pg mas não recebem o repasse por até 3 meses

Resposta: Precisamos saber de que coordenação estamos falando, pois temos diversas situações.

Por exemplo:

- Se for um ramo que recebe direto da coordenação nacional o problema pode ser o mandato vencido. Isso pode ser consultado em: Cadastramento > Ramos > Consulta

- Se for um ramo com apenas uma comunidade temos que verificar na prestação de contas do setor se está sendo enviado recibo de comunidade em nome desse ramo. Melhor passar para o financeiro.

- Se for um setor, melhor passar para o financeiro pois pode ser problema de saldo.

Como é indicado a troca do conselho econômico, todos de uma vez?

Resposta: Se só um membro titular precisar sair do conselho, um dos suplentes podem ocupar a posição de titular. A eleição do conselho econômico é feito durante assembleia, onde é apresentado o nome dos conselheiros. O mandato destes é de 3 anos. https://wiki2.pastoraldacrianca.org.br/wiki/Conselho_Econômico_Setor

Fabs com erro e capacitação inválidas, recebem recurso?

Resposta: Formulários invalidados não são pagos até que a validação seja feita. Formulários com erro ou amplitude são pagos normalmente.

Um ramo é considerado morto se não houver prestação de contas dele por 6 meses?

Resposta: O ramo é considerado morto (sem sinal de vida) se não envia FABS há mais de 3 meses, no relatório de FABS todas as comunidades desse ramo estarão em roxo.

Cobrança das prestações de contas dos ramos | Quando no SI todas as pg estão em dia, mas na análise está pedindo para cobrar um mês anterior, seria um erro do sistema?

Resposta: Não seria um erro do sistema, pois se pg estivesse em nome da pessoa a ser cobrada ela não apareceria na análise. A falha está no recebimento da pg, pois não era possível escolher a pessoa da pg o sistema puxava automaticamente. Mas o sistema já está sendo adaptado e os próximos recebimentos já serão da maneira correta.

Em relação a cobrança, se tiver a pg para o setor e ramo a ser cobrado, não fazer o contato e passar o problema via requisição específica para que o financeiro possa tratar o problema.

Quando no SI a pg do mês está marcado com erro, essa pg retorna para a coord ? Como posso ver qual é o erro caso seja necessário informar

Resposta: As prestações de contas identificadas como ERRO na listagem de situação das pgs ( Financeiro > NOVA Prest.Gastos > Listagem), não são devolvidas para correção. O único erro apresentado nesta listagem é o erro de soma dos saldos, ou seja, o total da receita menos o total de despesa não é igual ao saldo a transportar para o próximo mês. O setor só precisa orientar aos ramos que corrija o saldo na próxima PG que for fazer.

Se não for feito planejamento para capacitação, posso usar o recuso do setor?

Resposta: Se for capacitação de líderes o setor não precisa fazer planejamento e deve utilizar do saldo que tem. Para outras atividades, caso o planejamento não tenha sido feito, pode utilizar o saldo desde que as capacitações de líderes não sejam comprometidas.

Para o Ramo como as doações devem ser lançadas? E para o setor?

Resposta: No setor: Deve passar pelo processo de doação e promoção, onde o valor é depositado em conta específica para ser contabilizado na Coordenação Nacional, depois devolvemos o recurso total para o setor. No ramo: os valores financeiros recebidos devem ser lançados na prestação de contas do ramo, nas receitas, com origem "R".

Todo o recurso financeiro captado em nome da Pastoral da Criança deve ser registrado na Pastoral da Criança.

Até que data enviar prestação de contas?

Resposta: A prestação de contas deve ser enviada o mais breve possível. Virando o mês a prestação de contas já deve ser feita e encaminhada para a coordenação nacional. A PG do setor não chegando em até 60 dias fará com que o envio de recurso para o setor seja suspenso até regularização da pendência.

No caso do ramo, precisa ter pelo menos uma pg nos últimos 4 meses para que o recurso não seja suspenso.

É obrigatório o envio de PG mesmo sem repasse de recurso?

Resposta: O ideal é que a prestação de contas seja enviada mensalmente, tendo ou não recebido recursos, tendo ou não gastos.

Posso pedir para a coordenadora mandar a segunda via da pg se mesma não chegou?

Resposta: Primeiro identificar quando foi enviada, pois pode ser atraso no correio. Precisamos das prestações de contas originais. Se tiver acontecido algum problema com a correspondência, passar para o financeiro.

Gostaria de saber mais claro quando necessario repassar a ligação para o financeiro, quem cuida do que? por exemplo CADASTRO DE CONTA DE RAMO, CONCILIAÇÃO BANCARIA, DESBLOQUEIO DE CARTÃO, CAMPANHA DA LUZ....

Resposta:

Cadastro de conta de ramo: Vinícius

Repasses e Ramo não recebeu (no compromissos a pagar, o compromisso de repasse está sem data de conciliação): Jucilene

Desbloqueio de cartão/Senha de cartão: Jucilene

Senha do cartão Sodexo: Thais

Campanha de Luz: cancelamento e mudança de cartão de um ramo para outro: Kelly

Conciliação bancária, prestação de contas, notas não validadas: Digitação (Alex, Adriana)

Problemas financeiros: Jucilene, Karina, Sérgio, Silvio, Vinícius, Kelly

O Ramo que tem somente uma comunidade pode receber o repasse direto em conta corrente ou o repasse deve ir primeiro para o setor obrigatóriamente?