Dúvidas e procedimentos AppVisita
Qual o procedimento na Vinculação, quando:
1 - Não tem nome?
R: Sempre tentar realizar o vinculo. Ou pelo e-mail, ou em contato através do e-mail e telefone. Se não tiver retorno, negar o acesso.
2 - Quando não tem Diocese, Ramo e Comunidade?
R: Se conseguir identificar a pessoa: enviar um whatsapp ou e-mail e solicitar estes dados. Se em uma semana não tiver resposta, negar o acesso.
3 - Quando não tem E-mail, telefone?
R: Quando aparecer um caso deste me avisar. Não tem possibilidade da pessoa enviar o cadastro sem o e-mail.
4 - Quando temos a Diocese e Ramo, porém não tem no sistema a comunidade?
R: Se a pessoa for líder, cadastrar a comunidade no sistema de informação e depois liberar o acesso.
5 - Quando o usuário irá utilizar e-mail de outra pessoa, é possível trocar o nome quando já foi feito o pedido de vinculação?
R: Não entendi. Trocar o nome do usuário vinculado? Se for isso, sim. Sempre é possível trocar o nome do usuário vinculado, assim como da localização associada (nsi.pastoraldacrianca.org.br/user/social).
6 - Quanto tem só o e-mail?
R: Fazer da mesma maneira. Sempre tentar encontrar a pessoa no sistema de informação e mandar e-mail perguntando as informações. Caso não tenha retorno, negar o acesso.
7 - Quando o pedido de vinculação for de um coordenador e não de um lider?
R: Quando um coordenador (a)pedir acesso ao App Visita , no momento da vinculação, eles tem que ser vinculados no setor 274, ramo 100 e comunidade 22. Os dados desta comunidade não são considerados no sistema de informação, então eles podem fazer teste a vontade.
8 - Como o voluntario faz para visualizar o RESUMO DO MÊS?
R: No menu do aplicativo terá RESUMO DO MÊS, clicando ali irá listar todos os meses, o voluntario ira escolher o mês que quer verificar e ali estará listado e somado, lembrando que o resumo do mês só pode ser visualizado se você estiver conectado á internet.
9 - O Usuário pode trocar de Diocese, Paróquia e Comunidade no AppVisita?
R: Agora já é possível o usuário realizar a troca de localização no Aplicativo, conforme o perfil de cada usuário.
*Coordenador de Ramo
*Coordenador de Setor
*Coordenador de Estado
*Voluntario da Informática
*Capacitador
*Multiplicador
10 - É possível trocar uma criança de líder?
R: Sim, é só a nova lider procurar esta criança na opção CRIANÇAS DA COMUNIDADE, e realizar uma NOVA VISITA, automaticamente após a visita a criança será migrada. Assim também vale para as gestantes, é o mesmo processo.
11 - Quem pode ter acesso ao App Visita Domiciliar?
R: Todas as pessoas que pertencem a Pastoral da Criança (Líderes, voluntários de informática, coordenadores, capacitadores, multiplicadores, etc). As pessoas que não pertencem a Pastoral da Criança, poderão pedir acesso ao aplicativo, através da opção PARTICULAR. Essa opção deve ser escolhida no momento do cadastro e a vinculação é automática.
12 - Com a junção dos aplicativos AppNutri no App Visita Domiciliar, o voluntario vai precisar cadastrar todas as crianças no Acompanhamento Nutricional no AppVisita novamente?
R: Não, no momento que sincronizar todas as crianças serão puxadas automaticamente. No AppVisita Domiciliar, a líder terá que ir nas CRIANÇAS DA COMUNIDADE, procurar pelo nome da criança ( que estará no nome da voluntaria que á digitou no appnutri) e realizar uma NOVA VISITA, após a visita ser finalizada a criança automaticamente passará a ser da líder e ficará no menu MINHAS CRIANÇAS. As crianças do AppVisita Domiciliar são transferidas para o AppNutri, e do AppNutri são transferidas para o AppVisita.
13 - Onde verifico o relatório de visitas realizadas no App Visita Domiciliar?
Para você verificar o relatório de visitas realizadas e sincronizadas dos lideres no App Visita Domiciliar é só seguir este passo a passo: Menu de Acesso - Aplicativo Visita Domiciliar - Relatórios do Aplicativo Visita Domiciliar Lá estará listado a Diocese, Paróquia e Comunidade a ser pesquisada, após realizar a busca irá listar o nome das crianças, data da visita e a lider que á visitou. Dentro de cada uma ,terá maiores detalhes de cada visita, até as respostas da visita estará lá.
14 - Pessoas que não fazem parte da Pastoral da criança podem utilizar o AppVisita Domiciliar?
Sim, porém no momento que estiverem preenchendo a ficha de cadastro após baixarem o App, elas devem escolher no pedido de cadastro a opção PARTICULAR e não PASTORAL. Este pedido é vinculado automaticamente, sem a precisão de nós da coordenação nacional liberarmos o vínculo.
15 - Oque a líder deve ser no AppVisita , quando uma criança que ela acompanha morreu, ou a familiar não quer mais ser acompanhada?
A líder irá no cadastro desta criança , e deve escolher a opção FINALIZAR ACOMPANHAMENTO, escolherá o motivo da finalização, e esta criança passará a ficar no menu CRIANÇAS QUE ACOMPANHEI. Esta ação também vale para gestantes , quando a líder for finalizar o acompanhamento com a gestante. Dentro do menu da gestante , escolha a opção FINALIZAR ACOMPANHAMENTO, e a gestante passa a ficar no menu GESTANTES QUE ACOMPANHEI.
16 - A líder pode APAGAR um cadastro de uma criança ou gestante no AppVisita Domiciliar?
Não, por isso mesmo existe o botão FINALIZAR ACOMPANHAMENTO, pois a criança ou gestante não serão mais acompanhadas, porém ficaram em nossos bancos de dados, assim não podendo ser excluídos.
17 - Até que idade uma criança é acompanhada no AppVisita Domiciliar?
Até os 6 anos de idade.
18 - È possível trocar a criança de comunidade no app visita, e como isso é feito?
No Aplicativo ainda não existe esta opção, mas em breve será implantado.
Enquanto não tiver esta opção dentro do app, orientamos quando for necessário realizar esta troca, a líder finalizar o acompanhamento da criança, no motivo escolher a opção MUDOU DE COMUNIDADE.
A líder que for acompanhar esta criança na outra comunidade, irá cadastrar novamente esta criança, entrará em contato com o técnico aqui da Coordenação Nacional, passará o nome completo da criança, a comunidade que ela pertencia e a qual agora ela pertence, para manualmente nós unirmos as informações dessa criança.
19 - Crianças que já completaram 6 anos, ela vai diretamente para Crianças que Acompanhei, ou fica em Minhas Crianças ou Finaliza Acompanhamento?
A líder terá que FINALIZAR ACOMPANHAMENTO, e escolher a opção que COMPLETOU 6 ANOS, a partir daí a criança passará á ficar em CRIANÇAS QUE ACOMPANHEI.
20 - Quando se realiza uma Formação Contínua a respeito do aplicativo Visita Domicilar, qual é o Tema Código que deve ser preenchido na Ficha de Cadastro de Capacitação?
Não é preciso colocar código de tema, pois não possue nenhum código no momento, apenas colocar que foi uma oficina do Aplicativo Visita Domiciliar.
21- Como será o Apoio Financeiro Mensal (AFM) usando o AppVisita?
Parecido com as FABS: é calculado com base no número de gestantes visitadas, crianças visitadas e crianças que compareceram à Celebração da Vida.
No entanto, há algumas diferenças:
- É 20% maior: em acordo com o Ministério da Saúde, foi possível fazer um repasse maior de recursos financeiros tendo em vista que a qualidade da informação gerada pelo AppVisita é melhor e o sistema permite, entre outros benefícios, alertas sobre falta de insumos nas Unidades Básicas de Saúde e isso leva a uma melhor qualidade de vida para as crianças e gestantes.
- Além disso, haverá uma economia muito grande em árvores (que virariam papel para Caderno do Líder e FABS), transporte (FABS em branco para as Dioceses, destas para as paróquias e comunidades, retorno das FABS da comunidade para a paróquia, diocese e nacional e, ainda, se houver erro de preenchimento da FABS, todo o percurso de volta à Curitiba e de Curitiba para a comunidade), digitação etc.
- Serão consideradas mais visitas: para crianças menores de 6 meses e gestantes no último mês de gestação, entrarão no cálculo visitas semanais e não apenas mensais. A gestação e os primeiros meses tem influência muito grande para o resto da vida da criança e há muito o que observar, conversar e partilhar nesta fase da vida: uma visita ao mês é pouco! Nesses casos, quando o líder fizer mais de uma visita no mês para a mesma criança ou gestante haverá o adicional dessa visita no AFM.
- Na fase de implantação do AFM via AppVisita haverá duplo pagamento: a mesma criança ou gestante que consta na FABS pode ser considerada para cálculo do AFM por constar também no AppVisita. Assim que o sistema de cálculo seja considerado estável pelas bases este pagamento duplo cessará.
- Os líderes que quiserem parar de preencher as FABS podem fazer isso a partir de dezembro.
- Importante: se numa mesma comunidade houver líderes que preferem papel (Caderno do Líder e FABS) e outros que preferem o AppVisita, cada qual deve fazer apenas de um modo.
- Por exemplo: 2 líderes preferem usar o AppVisita e um líder prefere Caderno do Líder e FABS -> na FABS deve constar apenas os dados deste líder tendo em vista que os dados dos outros dois chegarão ao Sistema de Informações sem necessidade de papel. Na Coordenação Nacional haverá a junção destes dados para compor a situação das crianças e gestantes dos 3 líderes desta comunidade.
- Importante: se numa mesma comunidade houver líderes que preferem papel (Caderno do Líder e FABS) e outros que preferem o AppVisita, cada qual deve fazer apenas de um modo.
22- Quem utiliza o AppVisita Domiciliar,quando pode deixar de enviar FABS?
A partir de dezembro, quem utiliza apenas o AppVisita em suas visitas não precisa mais enviar FABS, pois será enviado automaticamente todas as informações pelo aplicativo, LEMBRANDO que tem que sincronizar o aplicativo, pois é a unica forma dessas informações chegar até nós.
23- E quem não usa o aplicativo? continua enviando as FABS normalmente?
Sim, quem não utiliza o AppVisita, continua enviando suas FABS normalmente .