Dúvidas e procedimentos AppVisita
Qual o procedimento na Vinculação, quando:
1 - Não tem nome?
R: Sempre tentar realizar o vinculo. Ou pelo e-mail, ou em contato através do e-mail e telefone. Se não tiver retorno, negar o acesso.
2 - Quando não tem Diocese, Ramo e Comunidade?
R: Se conseguir identificar a pessoa: enviar um whatsapp ou e-mail e solicitar estes dados. Se em uma semana não tiver resposta, negar o acesso.
3 - Quando não tem E-mail, telefone?
R: Quando aparecer um caso deste me avisar. Não tem possibilidade da pessoa enviar o cadastro sem o e-mail.
4 - Quando temos a Diocese e Ramo, porém não tem no sistema a comunidade?
R: Se a pessoa for líder, cadastrar a comunidade no sistema de informação e depois liberar o acesso.
5 - Quando o usuário irá utilizar e-mail de outra pessoa, é possível trocar o nome quando já foi feito o pedido de vinculação?
R: Não entendi. Trocar o nome do usuário vinculado? Se for isso, sim. Sempre é possível trocar o nome do usuário vinculado, assim como da localização associada (nsi.pastoraldacrianca.org.br/user/social).
6 - Quanto tem só o e-mail?
R: Fazer da mesma maneira. Sempre tentar encontrar a pessoa no sistema de informação e mandar e-mail perguntando as informações. Caso não tenha retorno, negar o acesso.
7 - Quando o pedido de vinculação for de um coordenador e não de um lider?
R: Quando um coordenador (a)pedir acesso ao App Visita , no momento da vinculação, eles tem que ser vinculados no setor 274, ramo 100 e comunidade 22. Os dados desta comunidade não são considerados no sistema de informação, então eles podem fazer teste a vontade.
8 - Como o voluntario faz para visualizar o RESUMO DO MÊS?
R: No menu do aplicativo terá RESUMO DO MÊS, clicando ali irá listar todos os meses, o voluntario ira escolher o mês que quer verificar e ali estará listado e somado, lembrando que o resumo do mês só pode ser visualizado se você estiver conectado á internet.
9 - O Usuário pode trocar de Diocese, Paróquia e Comunidade no AppVisita?
R: Agora já é possível o usuário realizar a troca de localização no Aplicativo, conforme o perfil de cada usuário.
*Coordenador de Ramo
*Coordenador de Setor
*Coordenador de Estado
*Voluntario da Informática
*Capacitador
*Multiplicador
10 - É possível trocar uma criança de líder?
R: Sim, é só a nova lider procurar esta criança na opção CRIANÇAS DA COMUNIDADE, e realizar uma NOVA VISITA, automaticamente após a visita a criança será migrada. Assim também vale para as gestantes, é o mesmo processo.
11 - Quem pode ter acesso ao App Visita Domiciliar?
R: Todas as pessoas que pertencem a Pastoral da Criança (Líderes, voluntários de informática, coordenadores, capacitadores, multiplicadores, etc). As pessoas que não pertencem a Pastoral da Criança, poderão pedir acesso ao aplicativo, através da opção PARTICULAR. Essa opção deve ser escolhida no momento do cadastro e a vinculação é automática.
12 - Com a junção dos aplicativos AppNutri no App Visita Domiciliar, o voluntario vai precisar cadastrar todas as crianças no Acompanhamento Nutricional no AppVisita novamente?
R: Não, no momento que sincronizar todas as crianças serão puxadas automaticamente. No AppVisita Domiciliar, a líder terá que ir nas CRIANÇAS DA COMUNIDADE, procurar pelo nome da criança ( que estará no nome da voluntaria que á digitou no appnutri) e realizar uma NOVA VISITA, após a visita ser finalizada a criança automaticamente passará a ser da líder e ficará no menu MINHAS CRIANÇAS. As crianças do AppVisita Domiciliar são transferidas para o AppNutri, e do AppNutri são transferidas para o AppVisita.
13 - Onde verifico o relatório de visitas realizadas no App Visita Domiciliar?
Para você verificar o relatório de visitas realizadas e sincronizadas dos lideres no App Visita Domiciliar é só seguir este passo a passo: Menu de Acesso - Aplicativo Visita Domiciliar - Relatórios do Aplicativo Visita Domiciliar Lá estará listado a Diocese, Paróquia e Comunidade a ser pesquisada, após realizar a busca irá listar o nome das crianças, data da visita e a lider que á visitou. Dentro de cada uma ,terá maiores detalhes de cada visita, até as respostas da visita estará lá.
14 - Pessoas que não fazem parte da Pastoral da criança podem utilizar o AppVisita Domiciliar?
Sim, porém no momento que estiverem preenchendo a ficha de cadastro após baixarem o App, elas devem escolher no pedido de cadastro a opção PARTICULAR e não PASTORAL. Este pedido é vinculado automaticamente, sem a precisão de nós da coordenação nacional liberarmos o vínculo.
15 - Oque a líder deve fazer no AppVisita , quando uma criança que ela acompanha morreu, ou a familiar não quer mais ser acompanhada?
A líder irá no cadastro desta criança , e deve escolher a opção FINALIZAR ACOMPANHAMENTO, escolherá o motivo da finalização, e esta criança passará a ficar no menu CRIANÇAS QUE ACOMPANHEI. Esta ação também vale para gestantes , quando a líder for finalizar o acompanhamento com a gestante. Dentro do menu da gestante , escolha a opção FINALIZAR ACOMPANHAMENTO, e a gestante passa a ficar no menu GESTANTES QUE ACOMPANHEI.
16 - A líder pode APAGAR um cadastro de uma criança ou gestante no AppVisita Domiciliar?
Não, por isso mesmo existe o botão FINALIZAR ACOMPANHAMENTO, pois a criança ou gestante não serão mais acompanhadas, porém ficaram em nossos bancos de dados, assim não podendo ser excluídos.
17 - Até que idade uma criança é acompanhada no AppVisita Domiciliar?
Até os 6 anos de idade.
18 - È possível trocar a criança de comunidade no app visita, e como isso é feito?
No Aplicativo ainda não existe esta opção, mas em breve será implantado.
Enquanto não tiver esta opção dentro do app, orientamos quando for necessário realizar esta troca, a líder finalizar o acompanhamento da criança, no motivo escolher a opção MUDOU DE COMUNIDADE.
A líder que for acompanhar esta criança na outra comunidade, irá cadastrar novamente esta criança, entrará em contato com o técnico aqui da Coordenação Nacional, passará o nome completo da criança, a comunidade que ela pertencia e a qual agora ela pertence, para manualmente nós unirmos as informações dessa criança.
19 - Crianças que já completaram 6 anos, ela vai diretamente para Crianças que Acompanhei, ou fica em Minhas Crianças ou Finaliza Acompanhamento?
A líder terá que FINALIZAR ACOMPANHAMENTO, e escolher a opção que COMPLETOU 6 ANOS, a partir daí a criança passará á ficar em CRIANÇAS QUE ACOMPANHEI.
20 - Quando se realiza uma Formação Contínua a respeito do aplicativo Visita Domicilar, qual é o Tema Código que deve ser preenchido na Ficha de Cadastro de Capacitação?
21- Como será o Apoio Financeiro Mensal (AFM) usando o AppVisita?
Parecido com as FABS: é calculado com base no número de gestantes visitadas, crianças visitadas e crianças que compareceram à Celebração da Vida.
No entanto, há algumas diferenças:
- É 20% maior: em acordo com o Ministério da Saúde, foi possível fazer um repasse maior de recursos financeiros tendo em vista que a qualidade da informação gerada pelo AppVisita é melhor e o sistema permite, entre outros benefícios, alertas sobre falta de insumos nas Unidades Básicas de Saúde e isso leva a uma melhor qualidade de vida para as crianças e gestantes.
- Além disso, haverá uma economia muito grande em árvores (que virariam papel para Caderno do Líder e FABS), transporte (FABS em branco para as Dioceses, destas para as paróquias e comunidades, retorno das FABS da comunidade para a paróquia, diocese e nacional e, ainda, se houver erro de preenchimento da FABS, todo o percurso de volta à Curitiba e de Curitiba para a comunidade), digitação etc.
- Serão consideradas mais visitas: para crianças menores de 6 meses e gestantes no último mês de gestação, entrarão no cálculo visitas semanais e não apenas mensais. A gestação e os primeiros meses tem influência muito grande para o resto da vida da criança e há muito o que observar, conversar e partilhar nesta fase da vida: uma visita ao mês é pouco! Nesses casos, quando o líder fizer mais de uma visita no mês para a mesma criança ou gestante haverá o adicional dessa visita no AFM.
- Na fase de implantação do AFM via AppVisita haverá duplo pagamento: a mesma criança ou gestante que consta na FABS pode ser considerada para cálculo do AFM por constar também no AppVisita. Assim que o sistema de cálculo seja considerado estável pelas bases este pagamento duplo cessará.
- Os líderes que quiserem parar de preencher as FABS podem fazer isso a partir de dezembro.
- Importante: se numa mesma comunidade houver líderes que preferem papel (Caderno do Líder e FABS) e outros que preferem o AppVisita, cada qual deve fazer apenas de um modo.
- Por exemplo: 2 líderes preferem usar o AppVisita e um líder prefere Caderno do Líder e FABS -> na FABS deve constar apenas os dados deste líder tendo em vista que os dados dos outros dois chegarão ao Sistema de Informações sem necessidade de papel. Na Coordenação Nacional haverá a junção destes dados para compor a situação das crianças e gestantes dos 3 líderes desta comunidade.
- Importante: se numa mesma comunidade houver líderes que preferem papel (Caderno do Líder e FABS) e outros que preferem o AppVisita, cada qual deve fazer apenas de um modo.
22- Quem utiliza o AppVisita Domiciliar,quando pode deixar de enviar FABS?
A partir de dezembro, quem utiliza apenas o AppVisita em suas visitas não precisa mais enviar FABS, pois será enviado automaticamente todas as informações pelo aplicativo, LEMBRANDO que tem que sincronizar o aplicativo, pois é a unica forma dessas informações chegar até nós.
23- E quem não usa o aplicativo? continua enviando as FABS normalmente?
Sim, quem não utiliza o AppVisita, continua enviando suas FABS normalmente .
24- Quando a comunidade é nova, e o nome dela ainda não aparece no appvisita, é necessário enviarem FABS primeiro para que a comunidade seja cadastrada?
Não, tendo o nome da Diocese, Paróquia e Comunidade corretamente, pode ser enviado as informações ao departamento responsável para a realização do cadastro da nova comunidade.
25- O que muda com a junção dos aplicativos Appnutri e visita domiciliar?
- Durante a capacitação do Acompanhamento Nutricional, o voluntário de informática vai baixar o AppVisita e, no menu da criança, opção acompanhamento nutricional, pode incluir o peso e a medida.
- Também, no item Acompanhamento Nutricional do AppVisita, durante a Celebração da Vida, o líder tem a opção de colocar o peso e a medida da criança realizado na Unidade de Saúde, além de poder compartilhar com os pais a cartela e o gráfico gerado, via whatssapp, e-mail ou bluetooth.
Lembramos que as cartelas impressas devem ser entregues somente na celebração da vida, pela Equipe Paroquial. O peso e altura incluídos da unidade de saúde pelos líderes, podem ser compartilhados pelo celular e não é necessário solicitar as cartelas de orientação para os líderes.
Apostila Acompanhamento nutricional
obs.: não precisa imprimir a apostila somente as páginas 38 a 41.
26- Qual marca de tablets ou celular que não é compatível com o app visita domiciliar?
Atualmente, o aplicativo não funciona em aparelhos com sistema IOS (Apple) e Windows e não é possível garantir o funcionamento em versões de Andoid inferiores a 5.0. Tabletes da marca Multilaser também estão apresentando dificuldades para rodar, mesmo com o Android recente.
27- Qual é aversão do Android que posso baixar o app visita domiciliar?
Versões acima de 5.0.
28- Botão Adicionar Criança no nsi?
Este botão adicionar criança no nsi.pastoral da crianca.org.br esta dentro do Menu de Acesso- acompanhamento nutricional - relatório analítico -
ele facilita para os líderes que querem cadastrar as crianças do AppVisita no computador, mais lembre-se é apenas para fazer o cadastro da criança e não a visita domiciliar.
29- E como os coordenadores de ramo poderão verificar os lançamentos que os lideres estarão fazendo no App Visita Domiciliar, já que não teremos o controle através das FABS? Muitas vezes os líderes não irão passar as notificações de erro, que receberão, para o coordenador de ramo.
Através do mesmo relatório de FABS digitadas, abrir a FABS no mês que gostaria de ver e clicar em Erro de FABS.
Oque é o vinculo automático?
O vínculo automático foi criado para que o líder possa utilizar o aplicativo, já de imediato, cadastrando suas crianças e gestantes, fazendo suas visitas, mesmo antes do seu pedido de acesso ter sido vinculo ao nosso banco de dados ( Coordenação Nacional da Pastoral da Criança), assim facilitando e antecipando a ação.
Porém mesmo o líder já tendo acesso ele precisa ser vinculado pela Coordenação Nacional, para que possa ter acesso as informações da Comunidade, ao Resumo do mês, Celebração da Vida e quando sincronizar as informações das visitas e cadastros, chegar até nosso banco de dados.
Qual é o processo do vinculo automático?
A líder irá solicitar o acesso ao AppVisita, e em seguida já fica liberado o aplicativo para o uso, podendo cadastrar as crianças e gestantes e realizar as visitas.
O pedido de acesso fica em uma lista no sistema da Coordenação Nacional para ser vinculado ao seu cadastro, para assim termos todos os dados pessoais do líder vinculados ao aplicativo.
Após ser feito esta vinculação o usuário clica em SINCRONIZAR e neste momento todas informações são salvas e é liberado o RESUMO DO MÊS, CELEBRAÇÃO DA VIDA e a partir do vínculo todas informações virão para a Coordenação Nacional sempre quando o líder clicar em sincronizar.
È possível fazer o cadastro pelo yahoo? Ou apenas gmail e hotmail?
Sim. É necessário ter uma conta google. Esta conta é criada para usar o android do celular.
Qual seria as funções no aplicativo que não funcionam sem internet? e o GPS funciona sem internet?
As únicas funções que precisam de internet é: Resumo do mês, sincronização e para realizar a 1º troca de comunidade.
Para o GPS não é necessário internet, somente a função LOCAL do celular deve estar ativada.
Quando a pessoa relata que é voluntário da informática , mais no consulta a pessoa não tem a capacitação P28?
Deixar ela no perfil de voluntário da informática, e entrar em contado com o coordenador da diocese para enviar as fichas da capacitação.