Museu da Vida
Museu da Vida |
Segundo a lei http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm :
Art. 2º São princípios fundamentais dos Museus
- I – a valorização da dignidade humana;
- II – a promoção da cidadania;
- III – o cumprimento da função social;
- IV – a valorização e preservação do patrimônio cultural e ambiental;
- V – a universalidade do acesso, o respeito e a valorização à diversidade cultural;
- VI – o intercâmbio institucional.
Plano Museológico do Museu da Vida
Clique neste link para ir à pagina do Plano Museológico do Museu da Vida.
Desenvolvimento do time MUSEU DA VIDA
Metas do time Museu da Vida
1 - Dar visibilidade ao Museu da Vida em Curitiba, ampliando o número de visitantes.
2 - Qualificar o atendimento ao público no que diz respeito aos mediadores.
3 - Desenvolver uma política de aquisição e descarte do acervo.
4 - Pensar as exposições como resultado de uma pesquisa
Papéis e atribuições
Erica dos Santos
- Desenvolver atribuições relacionadas a recepcionistas do Museu da Vida.
- Responsabilidade pelas exposições (construção de conteúdo, seleção de objetos, imagens etc.).
- Articulação da construção coletiva do Plano Museológico.
- Capacitação e formação continuada dos mediadores.
- Planejamento das visitas para diferentes públicos.
- Organização das escalas mensais.
- Agendamentos de visitas.
- Responsabilidade pela articulação do conteúdo da comunicação do museu e da divulgação em escolas e outros espaços da cidade.
- Mediação de grupos e visitantes individuais conforme demanda.
- Coordenação dos mediadores nos finais de semana, conforme escala.
- Articulação de estratégias de manutenção e inovação do Museu da Vida.
Alex
- Desenvolver ações em sintonia com as metas estabelecidas.
- Recebimento de objetos para o acervo e pesquisa e escrita das informações para inserção no Pergamum.
- Fotografia das peças.
- Pesquisa, elaboração de projeto e construção de materiais tridimensionais de apoio pedagógico para exposições.
- Conservação e acondicionamento dos objetos do acervo.
- Coordenação dos mediadores nos finais de semana, conforme escala.
- Controle das vendas de bonecas, livros, postais e cobrança das capacitações nos finais de semana, conforme escala.
- Ligar os equipamentos de luz, áudio e vídeo do Museu da Vida durante a semana.
- Vistorias diária dos espaços do Museu da Vida.
Elena
- Promover ações que dê visibilidade ao Museu da Vida, em especiais nos contatos com as Instituições de Ensino.
- Divulgação do Museu da Vida em escolas e paróquias de Curitiba e Região Metropolitana.
- Pesquisa e desenvolvimento de brinquedos para atividades com crianças: sala Cantinho do Brincar&Faz de Conta e
- Rua do Brincar.
- Vistoria diária das salas Mil Dias e Cantinho do Brincar&Faz de Conta.
- Organização dos kits e supervisão dos estoques de bonecas.
- Mediação de grupos e visitantes individuais conforme demanda.
- Coordenação dos mediadores nos finais de semana, conforme escala.
- Inserção de planejamentos do Museu da Vida no Agir e WIKI
- Controle das vendas de bonecas, livros, postais e cobrança das capacitações nos finais de semana, conforme escala.
Irmã Veroni
- Coordenação do Museu da Vida.
- Articulação das ações do museu com as ações da CNPC.
- Articulação de vínculos nas relações entre as pessoas que compõem o museu.
- Coordenação dos mediadores nos finais de semana, conforme escala.
Adília
Camila
Marcelo
Manual de Procedimentos de Rotina do Museu da Vida
Abertura e fechamento dos portões
Segunda a sexta-feira:
Abertura:
Responsável: Nilson Sampaio
Horário: 7:30h
Fechamento:
Responsável: Nilson Sampaio
Horário: 19h
Sábados, domingos e feriados:
Abertura:
Responsável: Aos sábados, os portões são abertos pelo funcionário Nilson Sampaio. Aos domingos e feriados, pelo funcionário do museu responsável pela coordenação dos mediadores, conforme escala. Horário: Sábados: 07:30h as 19h. Domingos e feriados: 8h as 19h
Supervisores
- Elena Pereira
- Vinicius
- Erica
- Ana Paula
- Alex
- Camila
- Adilia
Chaves
Existem 4 molhos com cópias de chaves e controles dos portões para abertura e fechamento deles durante finais de semana e feriados. Três desses molhos possuem controles para abertura e fechamento do portão da Rua Mamoré, 1.214. Além deles, há 12 cópias de chaves do armário de guarda-volumes. Tais chaves estão guardadas na 2.ª gaveta da mesa da Erica, dentro de uma caixa etiquetada. O uso delas é o funcionário do museu responsável pela coordenação dos mediadores, conforme escala.
As chaves e controles estão identificados com etiquetas, conforme esquema abaixo:
NÚMERO DA CHAVE | LOCAL QUE ABRE |
1 | Portão pedestre |
2 | Portão grande Jacarezinho |
3 | Entrada recepção |
4 | Saída da capela (acesso á Rua do Brincar) |
5 | Porta de vidro (antiga recepção) |
6 | Porta de vidro (antiga recepção) - tetra |
7 | Porta de acesso à escada principal - tetra |
8 | Porta de acesso à escada principal |
9 | Porta do refeitório |
10 | Porta do refeitório - tetra |
11 | Grade da porta do refeitório |
12 | Portão de acesso ao refeitório(manter fechado) |
Elevador | Elevador |
Alarmes
O prédio do Museu da Vida é protegido por alarmes, que são acionados à noite e desligados de manhã. Existe uma escala de pessoas responsáveis por esses acionamentos, que devem ser feitos na sequência de abertura dos portões (pela manhã) e após o fechamento dos portões (à noite):
Responsável: Aos sábados, os alarmes são desacionados pelo funcionário Nilson Sampaio. Aos domingos e feriados, os alarmes são desacionados pelo funcionário do museu responsável pela coordenação dos mediadores, conforme escala.
Horário: Sábados: 7:30h. Domingos e feriados: 8h.
Localização e procedimentos dos alarmes:
Alarme Capela: Deve ser acionado à noite através do controle. Deve-se apertar o botão maior na recepção da capela, apontando para o aparelho de alarme, quando soará um sinal, indicando que ele foi ligado. Este alarme deve ser desligado na parte da manhã, apertando o botão grande na recepção da capela. Nesse momento soarão dois sinais, indicando que ele foi desligado.
Alarme Antiga Recepção: Este alarme deve ser acionado com a digitação da senha geral do museu (2015) e a tecla 2. Ele deve ser desligado com a digitação da senha geral do museu (2015) e a tecla 1. Esta senha será utilizada por Alex, Erica, Elena, Camila, Adilia, Camila e Veroni; os demais funcionários utilizarão sua senha pessoal.
Alarme Entrada do Prédio Principal: Este alarme deve ser acionado com a digitação da senha pessoal de cada funcionário, quando o sinal de luz estiver verde (ele é alternado entre luz vermelha e verde). Ele deve ser desligado com a digitação da senha pessoal de cada funcionário, também quando o sinal de luz estiver verde.
Alarme Refeitório: Este alarme deve ser acionado com a digitação da senha pessoal de cada funcionário, quando o sinal de luz estiver verde (ele é alternado entre luz vermelha e verde). Ele deve ser desligado com a digitação da senha pessoal de cada funcionário, também quando o sinal de luz estiver verde.
Sistema de câmeras
Um sistema de monitoramento por câmeras foi instalado em janeiro de 2015 na sede do Museu da Vida, com um total de 40 câmeras. Este sistema tem a finalidade de qualificar a segurança e dar possibilidade de os funcionários observarem as ocorrências nas dependências do museu, o que também permite a observação do fluxo de carros que circulam e chegam ao Museu da Vida. O sistema tecnológico realiza gravação e permite transmissão de imagem em tempo real dos acontecimentos.
Na recepção do museu é possível visualizar imagens das câmeras através da televisão, e este aparelho requer atenção e cuidados especiais para ser ligada e desligada. Para bom funcionamento desta visualização, foi convencionado que será utilizada a opção de visualização de 13 câmeras.
Procedimentos para ligar e desligar a televisão de transmissão das imagens na recepção:
a) Segunda a sexta-feira – ligar:
Responsável: Recepcionista do turno da manhã (Marcelo, Adília).
Abertura da sede Horário: 7h30 Procedimentos: A recepcionista fará login no computador de sua mesa de trabalho e acessará o sistema de câmeras através do ícone de atalho que se encontra na parte superior da tela. Ao passar o mouse sobre o ícone, aparecerão duas opções: Ligar TV; Ligar TV das Câmeras. Ao clicar sobre a segunda opção, o sistema de câmeras aparecerá na televisão. Deverá ser selecionada a opção de 13 telas e inseridas para visualização as câmeras relacionadas no desenho presente no final desta seção.
b) Segunda a sexta-feira – desligar:
Procedimentos: A televisão se desliga automaticamente.
c) Sábados, domingos e feriados – ligar:
Responsável: Funcionário do museu responsável pela coordenação dos mediadores, conforme escala.
Horário: 8h Procedimentos: O funcionário deverá ligar a televisão dando um pequeno clique no botão que fica na parte superior do aparelho, suspenso por um fio. Com isso, o computador conectado à televisão se ligará e fará o processo normal de inicialização do Windows. Após isso, aparecerá uma janela solicitando informações de nome e senha (nome: recepção; senha: pastoral), que já se encontram salvos. O funcionário deverá utilizar o teclado ou o mouse sem fios (guardados embaixo da mesa da recepção) para dar ok. Em seguida, o sistema de câmeras abrirá. Neste momento deverá ser selecionada a opção de 13 telas e inseridas para visualização as câmeras relacionadas no desenho presente no final desta seção.
d) Sábados, domingos e feriados – desligar:
Procedimentos: A televisão se desliga automaticamente.
e) Procedimento quando o sistema não funciona:
Quando não se conseguir ligar a visualização das câmeras através da televisão, é necessário que a pessoa responsável faça uma requisição para o Setor de TI, mesmo que seja no final de semana ou em feriado (o que será resolvido no próximo dia útil).
Esquema de disposição das imagens de câmeras na televisão da recepção:
DVR 2 – 201 Premiações | DVR 1 – CAM 112 - Família | DVR 2 – 205 – BB Fundos | DVR 2 – 211 Galeria da Vida - Frente | |
DVR 1 – CAM 107 - Rua do Brincar | DVR 1 - CAM 101 - Sala Zilda | DVR 2 – 214 Mil Dias Fundo | ||
DVR 1 – CAM 110 - Fundos Capela | DVR 3 – 302 Corredor Museu | |||
DVR 3 – CAM 306 - Estacionamento | DVR 3 – CAM 308 - Fachada Capela | DVR 1 – CAM 111 - Rua Jacarezinho | DVR 3 – 307 Fachada Sede |
Fotografia do esquema de imagens na televisão da recepção:
Elevadores
Em caso de problemas com o elevador, qualquer pessoa está autorizada a telefonar para o número 3003 0499 Regiões Metropolitanas e 0800 7080499 Demais localidades, para solicitar manutenção.
Sistema de áudio e vídeo das exposições
O museu possui luzes e aparelhos de áudio que precisam ser ligados e desligados todos os dias.
Dias de semana:
Ligar:
Horário: 8 horas
Responsáveis: Alex.
Desligar:
Horário: 19 horas
Responsáveis: Nilson Sampaio.
Ligar e desligar no final de semana - Mediadores escalados para o final de semana
Catracas
Para organizar o fluxo de acesso e garantir a segurança de todos os usuários, o Museu da Vida optou pela instalação de catracas, o que, além da segurança, favorece o registro do número de visitações. Um acesso simples, elegante e automático, para que os nossos visitantes sintam-se seguros e acolhidos.
Foram disponibilizados 300 crachás rosas para visitantes do Museu da Vida, com a finalidade de fazer o controle de entrada e saída dos visitantes. Desse total, 100 estão disponíveis na recepção, sendo que os demais foram guardados na sala de acervo. No caso de algum crachá não funcionar, ele deve ser recolhido, identificado e encaminhado ao Setor de RH. As pessoas que visitam a CNPC ou fazem algum tipo de capacitação recebem um tipo diferente de crachá, na cor verde.
Crachá de visitante do museu:
Crachá de visitante da CNPC:
Procedimentos Padrão:
Visitantes individuais: O visitante recebe um crachá e encosta-o na catraca, que registra e autoriza a entrada. Após a visita, a pessoa deve depositar o crachá no espaço superior aberto da catraca, para liberação e saída.
Visitantes em grupos agendados e não agendados: Cada um dos visitantes do grupo recebe um crachá e encosta-o na catraca, que registra e autoriza a entrada. Após a visita, a pessoa deve depositar o crachá no espaço superior aberto da catraca, para liberação e saída. Exceção: Com grupos de crianças menores de 6 anos, o mediador deverão pegar na recepção o número de crachás correspondente à quantidade de visitantes e registrar a entrada delas pela catraca, mas as crianças entrarão pela porta de vidro, a fim de evitar acidentes.
Visitantes com mobilidade reduzida: O visitante com cadeira de rodas ou outro tipo de dificuldade de locomoção tem acesso pela porta de vidro. Ele deverá passar o crachá na catraca, que é necessário para registrar sua visita (caso necessite, os mediadores podem auxiliá-lo nisso). Após a visita, o crachá é depositado no espaço superior aberto da catraca, para liberação e saída, mas a pessoa sairá pela porta de vidro.
Visitante com carrinho de bebê: Tal como no caso de pessoas com mobilidade reduzida, o visitante recebe o crachá e passa na catraca, que registra e autoriza a entrada, mas o carrinho deverá passar pela porta lateral de vidro. Após a visita, o crachá é depositado no espaço superior aberto da catraca, para liberação e saída, e o carrinho sai pela porta de vidro.
Visitante acompanhado de animal de estimação: O acesso de animais somente é permitido na Trilha do Bosque, no horário das 8h às 10h da manhã. O visitante deve passar na catraca com o animal de estimação no colo. Ele recebe o crachá e encosta-o na catraca, que registra e autoriza a entrada. Após a visita, o crachá é depositado no espaço superior aberto da catraca, para liberação e saída.
Observação: O Caderno de Assinaturas continua sendo utilizado, para registro dos dados dos visitantes, importantes para o estudo do público do Museu, mas os grupos agendados são liberados desse registro. Os responsáveis por tais grupos enviam, por e-mail, antes da visita uma lista com os dados das pessoas, que serão computados tal como as assinaturas do caderno.
- Todos os Visitantes do Museu da Vida devem receber um Crachá de Visitante antes de ter acesso ás catracas, após a visita o visitante depositara o crachá na Catraca.
- O Telefonista terá como responsabilidade controlar a entrada de Funcionários que não possuírem seu crachá, semanalmente deverá repassar ao RH os Funcionários que frequentemente não possuem o Crachá pessoal.
- Está proibido a entrada e saída de pessoas pela porta de vidro da recepção Exceto pessoas com necessidades especiais.
Agendamento
Os agendamentos de grupos ao Museu da Vida podem ser realizados através de:
- Site: Preencher formulário presente no seguinte link do site: <http://museudavida.pastoraldacrianca.org.br/agendamento>.
- Telefone: 41 2105.0250 l 41 2105.0256, com Erica, Elena, Adília e Zileide.
- E-mail: Escrever para [[1]] informando data de visita, número de visitantes, faixa etária, interesses do grupo e telefone.
A confirmação de agendamento é feita por e-mail, por uma das responsáveis citadas acima, com o envio de uma resposta padrão (conforme modelo abaixo) e o com o Termo de Responsabilidade em anexo.
Assunto: Confirmação de Visita – Museu da Vida
Prezad(X) XXXXXX, paz e bem!
O Museu da Vida é um espaço para produção coletiva de saberes, que busca estimular a imaginação, o diálogo e a interação. Por isso, será uma grande alegria receber o seu grupo e compartilhar desta experiência com vocês.
Nossa equipe de mediadores tem o prazer de confirmar o agendamento da sua visita para o dia X/X/XXXX, às XXhXX.
Em anexo, segue um Termo de Compromisso, que deverá ser preenchido e enviado por e-mail, escaneado, com 24h de antecedência, junto com uma lista contendo o nome e a idade de todos os visitantes, incluindo os acompanhantes.
Caso ocorra algum imprevisto, como atraso, troca de data ou necessidade de cancelamento, pedimos que nos avisem através do telefone (41) 2105-0256 ou do e-mail [[2]].
Lembramos que a entrada ao Museu da Vida é gratuita e que possuímos estacionamento próprio, sem custos. O endereço é: Rua Jacarezinho, 1.691, no bairro Mercês.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Até breve!
Equipe do Museu da Vida
Mediação
Durante a semana, quando chega um visitante, a recepcionista deve telefonar para o Setor de Digitação e solicitar a subida de um mediador, conforme escala do dia. Aos finais de semana, os mediadores trabalham diretamente no museu e realizam o atendimento conforme fluxo. Nas situações de grupos agendados, os mediadores já terão sido previamente escalados para o atendimento e estarão em posse de um roteiro específico de visita.
O acesso ao prédio principal deve ser realizado pela escadaria, havendo a opção de oferecer o uso do elevador a pessoas idosas, gestantes, mães com bebê de colo, crianças pequenas e pessoas com deficiência.
Visitantes individuais e grupos sem agendamento – A visita padrão realizada pelo mediador se constitui do seguinte roteiro: Pastoral da Criança em Ação, Rua do Brincar, Galeria da Vida, Mil Dias, Cantinho do Brincar & Faz de Conta, História da Pastoral da Criança e Memorial Dra. Zilda, seguido da Trilha do Bosque. Contudo, este roteiro pode ser livremente alterado pelo mediador, conforme interesses e/ou perfil dos visitantes.
Grupos agendados (de qualquer natureza) – Os grupos agendados possuem um roteiro específico de visita, construído conforme interesses particulares destes e tempo disponível para a visita. Os mediadores previamente escalados para o atendimento são informados do roteiro e recebem-no por escrito.
Visitantes que desejam visitar Museu da Vida e Coordenação Nacional da Pastoral da Criança (CNPC): Após realizar a visita padrão no Museu da Vida, o mediador encaminhará os visitantes à funcionária Erica Santos, do Setor de Apoio, que serguirá com o grupo apresentando as salas de trabalho da CNPC.
Campanhas e Vendas – Ao final das visitas, os mediadores oferecerão aos visitantes a possibilidade de fazerem doações ao Museu da Vida através da Campanha de Energia Elétrica e de doações espontâneas, diretamente no cofre (solicitar ao doador seu . Além disso, oferecerá os produtos em venda no museu, como as bonecas, os postais e o livro.
Vistorias
Para conservação dos espaços do museu, são feitas diferentes vistorias:
Vistoria Geral
Responsável: Alex.
Periodicidade: Diariamente, verificar se há algum problema e encontrar possíveis soluções rápidas. Realizar registro em caderno de ocorrências. No que se refere a problemas com computadores, Alex deverá realizar Requisição 10 (para Diego) sempre que houver algum problema.
Mil Dias e Brinquedos & Brincadeiras
Responsável: Elena
Periodicidade: Diariamente, às 8 horas.
Manutenção Geral
Responsável: Sr. Nilson Lima Sampaio
Serviço de higienização e limpeza
Responsável: Sra. Marlene Bigaski
Eventos
Vamos Brincar no Museu da Vida?: Todo último domingo do mês o Museu da Vida realiza um evento especial, destinado a adultos e crianças, com temática especial a cada mês. As atividades são iniciadas às 14h e são organizados espaços especiais para brincadeiras, com ênfase nas brincadeiras e brinquedos tradicionais.
Datas do ano de 2016:
- 24 de Abril - Desenho
- 29 de Maio - Família
- 26 de Junho - Meio Ambiente
- 26 de Julho -Avós
- 28 de Agosto - Folclore
- 25 de Setembro - Árvore
- 09 de Outubro - Criança
- 27 de Novembro - Músico
- 18 de Dezembro - Natal
Planejamento anual de exposições da Galeria da Vida
A Galeria da Vida é um espaço destinado a exposições temporárias, com curadoria que define diferentes temáticas, a partir dos artesanatos doados ao museu pelas comunidades brasileiras e estrangeiras onde há Pastoral da Criança. Cada exposição possui a duração de três meses, divididas no ano conforme esquema abaixo:
Exposição 01 | Novembro, Dezembro e Janeiro |
Exposição 02 | Fevereiro, Março, Abril e Maio |
Exposição 03 | Junho, Julho, Agosto e Setembro |
Exposição 04 | Outubro, Novembro, Dezembro e Janeiro |
Vendas
Os produtos do Museu da Vida são vendidos durante a semana pelas funcionárias Adília e Zileide, cada uma em seu turno. Aos finais de semana, as vendas são realizadas pelo funcionário do museu responsável pela coordenação dos mediadores, conforme escala, podendo ser Alexandro, Erica, Elena, Ir. Veroni.
Produtos e Valores
Produto | Valor | |
Boneca de pano grávida | R$60,00 | |
Livro Dra. Zilda: Vida plena para todas as crianças | R$40,00 (visitantes em geral) R$20,00 ( para membros da Pastoral da Criança, funcionários da CNPC, voluntários, coordenadores de setores, de ramos, líderes) | |
Postal | Postais 1 unidade R$ 3,00 - 2 unidades R$ 5,00 - Postal grande (30cm x10 cm) 1 unidade R$ 4,00 | |
Marca página | 1 unidade R$ 2,00 - 3 unidades R$ 5,00 | |
Capacitação do Guia do Líder | R$20,00 (por encontro) |
Ao chegar pela manhã:
1. Ligar a máquina de cartão de crédito e verificar se está funcionando. Para isso, basta pressionar a tecla verde.
2. Verificar se o troco se encontra na gaveta da recepção.
3. Conferir a informação de estoque na ficha e realizar contagem dos produtos.
Ao efetuar uma venda:
1. Emitir recibo para todas as vendas ou doação, independente do valor.
2. Fazer o registro na ficha de controle de estoque, e anotar o número do recibo referente a venda.
3. Se a pessoa não quiser o recibo, da mesma forma emitir o recibo, deixando o nome em branco.
4. No recibo, no espaço entre parênteses, colocar a quantidade de itens vendidos.
5. Para concluir a venda, juntar a(s) via(s) do recibo, o dinheiro ou comprovante da venda por cartão e colocá-los em um envelope, grampeando-o, e guardá-lo no cofre.
6. Escrever no envelope o número do recibo referente a venda, a data, o nome do produto, a quantidade vendida, o valor e assinar.
7. Regularmente os valores depositados no cofre são retirados pela contabilidade.
Observações sobre venda de Livros para colaboradores da Pastoral
Quando um visitante for comprar um livro, e falar que é um colaborador da Pastoral, realizar a consulta no SI para fazer a verificação.
Como acessar:
- SI - Sistema de Informação
- Relatórios
- Cadastramento
- ramo/setor
- consulta
- digita o código do setor/ramo
Ao final do expediente
1. Imprimir o relatório de vendas da máquina e anexá-lo à ficha de controle.
2. Desligar e guardar a máquina de cartão.
3. Conferir as anotações na ficha de estoque e conferir a informação contando as unidades dos produtos.
Observações sobre bonecas de pano grávidas:
1. A boneca faz parte de um kit. Ao vendê-lo, informar que a pessoa recebe um brinde composto dos seguintes itens:
- Laços de Amor.
- Colher-medida.
- Folheto Dez Mandamentos para Paz na Família.
2. Para rápido atendimento, 8 kits ficam disponíveis no armário da sacristia e 2 kits se encontram na mesa do Marcelo, em exposição.
3. O estoque restante está guardado na sala do acervo, sob os cuidados do Alexandro.
Observações sobre postais:
1. Recebemos um kit com 10 postais grandes, com o mesmo desenho, tamanho 30cmx10cm.
2. Recebemos 9 conjuntos de 12 postais (cada conjunto equivale a um desenho), todos no tamanho 15cmx10cm. Observações sobre livros:
Há um estoque de livros na recepção disponíveis para venda, sujeito à prestação de contas conforme vendas semanais. 1 (um) livro se encontra em exposição e 1 (um) aos cuidados do Marcelo. Além destes, há um estoque maior de livros guardado sob os cuidados do Setor de Expedição, coordenado pelo Marco.
Espaço técnico do Museu da Vida
Coordenação do Museu da Vida (Sala do Apoio) – Irmã Veroni Teresinha de Medeiros, IENS
Gabinete Administrativo - Erica dos Santos e Elena Aparecida Pereira
Acervo Museológico – Alexandro Teleginski
Sala Auxiliar de Trabalho (espaço de atividades e trabalhos manuais do museu e depósito de estoque de bonecas, sucatas...) – Elena Aparecida Pereira e Alexandro Teleginski
Acesso interno á sala do Museu da Vida
O fluxo de entrada para o pessoal interno às salas administrativas do Museu da Vida (Acervo Museológico, Gabinete e Sala Auxiliar de Trabalho) se dá através da escada principal de acesso do prédio, seguindo à esquerda pelo corredor principal e descendo pela escada.
Visite o Museu da Vida:
- Aberto diariamente, incluindo finais de semana e feriados;
- Horários de visitação - das 8 horas às 19 horas.
Orientações para uma boa visita:
1. Gestantes e pessoas com crianças de colo têm acesso preferêncial e elevador disponível;
2. Idosos e pessoas com deficiência têm acesso preferêncial e elevador disponível;
3. Crianças menores de 12 anos, devem estar acompanhadas pelos pais e/ou responsáveis;
4. O consumo de bebidas, alimentos, chicletes, doces ou chocolates é permitido apenas na Trilha do Bosque e na Rua do Brincar;
5. É permitido ao visitante entrar com animais somente na área do bosque, usando coleiras e focinheiras para as raças determinadas por lei e somente no horário das 8 horas às 10 horas da manhã;
6. Para maior conforto dos visitantes, solicitamos o uso adequado de lixeiras;
7. Solicitamos que crianças, adolescentes e adultos apreciem a beleza dos peixinhos, sem alimentá-los;
8. Apreciar a beleza natural do bosque e colaborar na preservação de árvores, flores, animais e aves;
9. Para a prevenção e o cuidado da saúde, não permitimos o uso de fumo, álcool e drogas ilícitas nas dependências do Museu;
10. Os mediadores estão disponíveis para tornar sua visita o mais agradável possível;
11. Brincando juntos, pais, filhos e familiares trazem vida em abundância para suas crianças;
12. A brincadeira livre da criança é uma necessidade do desenvolvimento infantil.
Visita de Grupos Agendados
1. Realizar agendamento prévio por telefone ou e-mail;
2. Enviar por e-mail a relação dos visitantes e o termo de Responsabilidade assinado, com o mínimo de 24 horas de antecedência à visita;
3. Preencher e assinar o TERMO DE RESPONSABILIDADE, que DECLARA expressamente que conhece e concorda com as cláusulas e condições abaixo estipuladas:
a) O Programa Educativo do Museu da Vida disponibiliza ao público serviço de visitas mediadas;
b) A responsabilidade dos mediadores diz respeito à mediação entre as exposições e o público;
c) Compete ao responsável, acompanhar a visitação nos aspectos referentes ao comportamento do grupo, uso dos espaços, atitudes perante o público, preservação dos objetos, uso adequado de banheiros e bebedouros, observância às placas de sinalização, cuidado ao descer/subir rampas, escadas e elevadores;
d) O responsável deve, obrigatoriamente, acompanhar o grupo durante toda a visitação e realização das atividades propostas pelo Programa Educativo do Museu da Vida;
e) O responsável deve respeitar o número máximo de pessoas por grupo, conforme indicado pelo Programa Educativo no momento do agendamento, no caso de grupos de crianças e adolescentes com mais de quinze integrantes, pede-se a presença de mais de um responsável, para grupos de faixa etária menor que 6 anos a indicação é de um responsável para cada 05 crianças;
f) Em caso de ocorrer necessidade de atendimento médico, cabe ao RESPONSÁVEL acionar a emergência médica do convênio de sua unidade, além de acompanhar o deslocamento, transporte e demais providências decorrentes;
g) O responsável autoriza o uso de imagem dos integrantes do grupo nos veículos de divulgação institucional do Museu da Vida e da Pastoral da Criança, tais como Revistas, Programações, Site, Folders, Relatórios de Atividades, Vídeos institucionais, etc;
h) Caso tenha algum integrante do grupo que não possa ter sua imagem utilizada conforme previsto no item “g”, compete ao responsável, indicar o nome completo da pessoa com essa restrição:
-Nome: …..................................................................................... Idade: …..........................
j) Não é permitida a entrada nas salas expositivas com lanche ou mochila, para as anotações os visitantes devem utilizar apenas papel e lápis preto;
l) O responsável, declara que leu e concordou com as disposições do presente TERMO DE RESPONSABILIDADE, e assim o assina, na presença de duas testemunhas;
4. Ao chegar na recepção do Museu da Vida, o responsável pelo grupo deve se identificar para receber os cartões dos visitantes, o que permitirá entrada no Museu da Vida;
5. Os cartões serão entregues aos visitantes conforme o número de inscritos no Termo de Responsabilidade, a fim de haver registro na catraca.
Visita de grupos não agendados
Visitantes provenientes de caravanas e/ou grupos não agendados:
O responsável pela caravana deverá identificar-se na recepção do Museu da Vida e apresentar a relação dos integrantes da caravana, já utilizada pela empresa transportadora;
O responsável receberá os cartões dos visitantes para os integrantes da caravana, o que permite proceder a entrada no Museu da vida.
Orientações para Mediadores
O mediador é a figura central desse trabalho, o qual atende os visitantes no museu. Ele está em constante contato com diferentes tipos de público, mas, devido à preocupação do Museu da Vida em ser acessível às crianças pequenas, seu perfil é o de um profissional sensível à cultura da infância. Sua metodologia de trabalho é fundamentada na defesa da importância da brincadeira livre, para o desenvolvimento da criança, o que faz com que sua postura seja a de um adulto que brinca e que sente prazer em fazê-lo, bem como de um sujeito que valoriza os momentos de conversa e encontra neles espaço para o exercício da imaginação. Ele também percebe a criança como um sujeito criativo e curioso. Está muito atento as suas indagações e procura responder numa linguagem simples e adequada a idade. Para mediar no Museu da Vida é fundamental observar as seguintes orientações:
1. Agir de forma cordial e responsável;
2. Comunicar-se com clareza;
3. Ser gentil, acolhedor e compreensivo;
4. Acolher os visitantes com alegria;
5. Seguir as orientações recebidas na capacitação;
6. Estar atento as necessidades do visitante ( idoso, mãe com bebê de colo indicar o elevador);
7. Saber falar para diferentes grupos (idosos, crianças, pessoas com necessidades especiais);
8. Abrir e fechar o Museu da Vida, ligar e desligar os aparelhos, conforme escala;
9. Estar disponível para atender na recepção nos finais de semana;
10. Defender a importância da brincadeira livre;
11. Valorizar o bosque e os demais espaços como lugar cultural e reflexivo relacionados à saúde, nutrição educação e cidadania, tendo como foco principal a criança e a gestante;
12. Ter presente que as exposições contêm elementos interativos que oferecem oportunidades variadas para as crianças e suas famílias brincarem durante a visita;
13. O uso do jaleco é obrigatório em todas as mediações;
14. Durante a semana, o mediador escalado, deve trabalhar usando o jaleco;
15. Cumprir horários estabelecidos pelas Pastoral da Criança e Museu da Vida;
16. O mediador que precisar trocar o dia da escala, deverá fazer a requisição 313 com antecedência, e aguardar a liberação pelo responsável do Museu;
17. O escalado do dia, fica responsável pela troca, ou seja, se ele pedir que outro mediador venha trabalhar em seu lugar, e este vir a faltar, o desconto será do mediador que solicitou a troca, e não do mediador que faltou;
18. Todos os brinquedos usados devem ser guardados nos lugares adequados;
19. Durante a mediação abordar sobre vendas e contribuição espontânea dos visitantes.
“Não enterrem os talentos! Apostem em grandes ideais, aqueles que alargam o coração, aqueles ideais de serviço que tornam fecundos os seus talentos. A vida não é dada para que a conservemos para nós mesmos, mas para que a doemos. Queridos jovens, tenham uma grande alma! Não tenham medo de sonhar com coisas grandes!”
- (Papa Francisco)
Visitas fora do horário de funcionamento do museu
Grupos podem ser atendidos fora do horário de funcionamento do museu, mas isso gerará um custo, que ainda está sendo calculado pela financeiro. (2/12/15)
Celebração da Vida Museu da Vida
Celebração da Vida Municípios de Curitiba - 2015
CRITÉRIOS PARA ESCALA DE MEDIADORES
Grupos agendados durante a semana
Faz-se requisição para reservar a quantidade de mediadores
* Crianças até 6 anos (1 mediador para cada 7 crianças)
* Crianças de 6,1 a 12 anos (1 mediador para cada 12 crianças)
* Crianças de 12,1 em diante (1 mediador para cada 15 pessoas)
Os mediadores são chamados com antecedência de 30 minutos para que juntamente com a Ariane, façam o roteiro do atendimento.
Precisam pegar os folders, verificar a quantide de crianças, as dinâmicas, separar os brinquedos para a rua do brincar, fazer uma vistoria no museu, definir quem fará a apresentação inicial, e aguardar o ônibus na recepção para ajudar na contagem e na orientação das crianças. E sempre um mediador a mais para fazer a coordenação do grupo.
Obs.: Sempre há 1 mediador que fica responsável pela coordenação dos grupos, ajudando àqueles que estão com os visitantes a não se esbarrarem nas salas, além de entregar avaliação, arrumar a Rua do Brincar, buscar lanches, colocar tatames no gramado, entre outras tarefas.
Sábados sem eventos e sem grupos agendados
- 3 mediadores pela manhã
- 2 mediadores pela tarde
Obs.: Sempre é necessário que 1 mediador fique apenas na recepção. Importante ressaltar que essa divisão não significa que todos ficarão apenas 5h trabalhando. Alguns terão carga horária de 8h e cobrirão manhã e tarde.
Sábados com eventos e/ou com grupos agendados
Celebração da Vida aos sábados
Sábado: Mediadores / Supervisores
1 (08h-19h) + 1(09h-18h) + 1(08h-13h) + 2 (14h-19h)
Com celebração 5 + 1
Com celebração com mais de 60 pessoas 5 +1 + 1 (2 -tarde)
Com celebração entre 61 e 100 pessoas 5 +1 + 1 + 1 (3 tarde - 5h)
Com celebração entre 101 e 180 pessoas 5 +1 + 1 + 1 +1 (4 tarde - 5h)
Com celebração entre 181 e 260 pessoas 5 +1 + 1 + 1 +1 +1 (5 tarde - 5h)
Com celebração entre 261 e 340 pessoas 5 +1 + 1 + 1 +1 +1 +1 (6 tarde - 5h)
A cada 80 pessoas a mais + 1
Deverão ser chamada as pessoas que já estão na digitação.
Na segunda feira avalia como foi.
--> Fazer funcionar o programa de voluntários – Posso ter uma escala de voluntários.
Quem trabalha aos sábados, participa da escala uma vez por mês. Eles serão os mediadores extras quando houver nº maior ma celebração da vida.
Observações:
A quantidade de mediadores é definida conforme a programação da quantidade de pessoas previstas para celebração da Vida naquele dia.
Cabe as lideres o mesmo papel que desenvolvem na comunidade ( os mediadores dão apoio, não são eles que fazem a celebração) As mães e as líderes podem e devem ajudar, por exemplo, na hora do lanche;
Quando tiver muitos ônibus/comunidades no mesmo dia tentar agendar para horários diferentes.
Quando houver grupos agendados nos finais de semana poderá ser chamados mediadores extras quando o grupo for maior que 100 pessoas.
Para que seja usado a mesma proporcionalidade da Celebração da Vida, deve ser feito o acompanhamento nutriocional com todos os visitantes.
Domingo sem eventos e sem grupos agendados
- 3 mediadores pela manhã
- 2 mediadores a tarde
Obs.: Sempre é necessário que 1 mediador fique apenas na recepção. Importante ressaltar que essa divisão não significa que todos ficarão apenas 5h trabalhando. Alguns terão carga horária de 8h e cobrirão manhã e tarde.
Domingo com eventos e/ou com grupos agendados
5 pessoas de base - 4 mediadores e 1 supervisor
1 (08h-19h) + 1(09h-18h) + 1(08h-13h) + 2 (14h -19h)
* No dia do Brincar - 1 mediador a mais a tarde
Na segunda feira avaliar como foi
Os mediadores são para orientar – quem deve participar das brincadeiras são os familiares (mães, pais e outros).
--> Fazer funcionar o programa de voluntários – Posso ter uma escala de voluntários
Obs.: A média de visitantes nesse dia é superior a dos demais domingos e por isso há mais mediadores escalados. A média, contudo, pode variar, dependendo do clima do dia. Quando há sol sempre há mais visitantes. Há menos visitantes quando chove e também quando há outros eventos na cidade que disputam público.
Etiquetas das exposições
Padrão:
Letras fonte arial 16 em negrito.
Numero do pergamum fonte arial 22 em tarja preta.
ATAS DE REUNIÕES
As Atas das reuniões estão nesta página.