Amamentação

De Agir Pastoral da Criança
Revisão de 19h00min de 6 de novembro de 2017 por Diogenes (discussão | contribs) (Criou página com '= Amamentação = == Festa da Amamentação em Alagoas == '''Temática:''' Aleitamento Materno '''Pessoa / Comunidade:''' Gestantes da Pastoral da Criança no Estado '''E...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Amamentação

Festa da Amamentação em Alagoas

Temática: Aleitamento Materno

Pessoa / Comunidade: Gestantes da Pastoral da Criança no Estado

Estado: Alagoas

Setor: Maceió

Fonte: Coordenação Estadual - Maria do Amparo Torres

Colaboração: Maria do Amparo Torres

Desde 2005, a Pastoral da Criança de Alagoas realiza a FESTA DA AMAMENTAÇÃO no 1º sábado de agosto. As gestantes e nutrizes são convidadas pelas líderes para se reunir num ginásio de esporte onde acontece encontros em oficinas sobre a importância do aleitamento materno.

Para colaborar nas oficinas são convidadas profissionais como: nutricionistas, enfermeiras. Com essa iniciativa as líderes se sentem valorizadas por seu esforço de orientar e incentivar o aleitamento materno. Na ocasião as mães são chamadas para o centro da roda e são aplaudidas e elogiadas pelo público presente por serem fiéis a prática do aleitamento materno, como também motivar outras mães.

A FESTA DA AMAMENTAÇÃO ao longo desses cinco anos já reuniu mais de 1.000 mães só na capital, mas a prática está sendo levada para os outros municípios do estado com muita animação.

Avó amamenta neta orfã no Maranhão

Temática: Aleitamento Materno

Pessoa / Comunidade: Avó-Mãe(precisaria pesquisar com Ir. Adiles o nome completo da avó-mãe e se é acompanhada, ainda hoje, pela PC)- Buriticupu

Estado: Maranhão

Setor: Viana

Fonte: Líder .......... (saber o nome da líder ou pessoa que acompanhou de perto o caso)

Colaboração: Coordenação Estadual - Ir. Adiles Barcella (novembro/2010)

O Santuário Santa Luzia, do Setor de Viana, Maranhão, tem a graça de compartilhar com todos o universo de valorização da vida com esta grande história de amor, e que várias vezes já tentamos divulgá-la no Jornal da Pastoral da Criança e não conseguimos partilhar com o Brasil e com as pessoas e voluntários que lutam por uma vida digna e abundante para todas as crianças e gestantes. A história é triste, porém de muito amor e sinal de um grande milagre.

Aconteceu na comunidade Santa Terezinha, Bairro do Cural do Santuário Santa Luzia. Uma de nossas líderes, Lenir Oliveira, viveu uma experiência muito triste, pois uma de suas gestantes acompanhadas, após ter dado a luz a uma linda menina, morreu vítima de uma hemorragia, no município de Buriticupu/MA. A menina ficou aos cuidados da avó.

Em meio a tanta dor e tristeza, pedia para outras mães que estavam amamentando seus filhos para também amamentar sua neta. Sua filha tinha apenas 17 anos e não teve a felicidade de poder dar o leite materno e tê-la em seus braços. Certo dia a avó foi até a Ação Social do Santuário Santa Luzia para conversar com Irmã Lourdes, que é coordenadora de Ramo e para fazer a consulta de enfermagem mensal. A primeira pergunta que Ir. Lourdes lhe fez: "Você ama esta criança?" Com os olhos cheios de lágrima respondeu-lhe: "Amo muito". Então Ir. Lourdes falou-lhe: "A senhora tem possibilidade de amamentar agora sua filha". Após a explicação da glândula hipófise localizada em nossa cabeça, que é responsável para liberar o leite materno, a avó que agora é mãe, voltou para casa com o coração cheio de esperança nas palavras que tinha ouvido de incentivo de Ir. Lourdes.

Após três dias, o milagre aconteceu: o leite começou a chegar após alguns exercícios, pois havia doze anos que não amamentava. Com o coração cheio de alegria e gratidão à Deus e à Pastoral da Criança, a avó-mãe, voltou para fazer seus agradecimentos. Foi uma grande surpresa para Ir. Lourdes, juntamente com outra voluntária ("Miúda - Maria Feitosa), que estava no momento e que continuaram as orientações para a nova mãezinha. Registraram este milagre com fotos e muito carinho para com a bebê e sua nova mãe.

Termina aqui mais uma história de muito amor, como prova que é possível salvar uma criança através do leite materno. Obrigada Senhor, pela presença da Pastoral da criança em nossa Paróquia Santuário Santa Luzia.