FORMAÇÃO CONTÍNUA NA PASTORAL DA CRIANÇA ANGOLA
Pastoral da Criança Internacional
ORIENTAÇÕES PARA CAPACITAÇÃO NO GUIA DO LÍDER NA PASTORAL DA CRIANÇA
Para atuar na Pastoral da Criança é necessário que o voluntário faça a capacitação no Guia do líder, seja para atuar como líder, como coordenador, capacitador ou em outra atividade.
- A Pastoral da Criança mantém um processo de formação contínua que engloba as actividades da capacitação inicial, do aperfeiçoamento e o acompanhamento do trabalho desenvolvido nas comunidades.
Para que o processo de transmissão da informação e partilha do conhecimento tenha mais agilidade e para aproximar os capacitadores das pessoas a serem capacitadas a Pastoral da Criança adota o seguinte fluxo:
A equipe Internacional ou Nacional pode capacitar Multiplicador, Capacitador e Líder.
O Multiplicador pode capacitar: Capacitador e Líder.
O Capacitador pode capacitar: Líder. Podem também existir capacitadores que são líderes que vivem nas comunidades, são chamados de Líder capacitador.
Ser Capacitado e um Direito que o Lider Têm,sendo que capacitação inicial deve ser a do Guia do Lider |
Para ajudar multiplicadores e capacitadores a realizar esta capacitação, elaboramos este roteiro. Ele orienta o estudo sobre a grávida, a criança até os seis anos e o uso das ferramentas que apóiam o trabalho nas comunidades para ajudar a garantir que os conteúdos e as práticas mais importantes sejam conhecidos, de forma semelhante, por todos.
ETAPAS DA CAPACITAÇÃO NO GUIA DO LÍDER
A capacitação é realizada em duas partes sendo:
1a. parte: 11 etapas. Essa parte trabalha desde a grávida até o bebê de 1 ano. Tempo total ideal: 38 h 30 min.
2a. parte: 4 etapas. Essa parte trabalha a criança de 1 ano até a criança de 6 anos incompletos. Tempo total ideal: 14 h
- O tempo ideal da capacitação completa é de 52 h e 30 min, com 3 h e 30 min. por etapa. Esse tempo foi calculado pensando num grupo de, no máximo, 15 participantes, de forma a permitir a participação ativa de todos. A carga horária mínima por etapa é de 2 h e 30 min.
Capacitador: Tem por missão capacitar novos líderes, com eles aprendendo e ensinando, dividindo conhecimentos com dedicação. Temos o capacitador com disponibilidade para capacitar novos líderes em grupos maiores,no Ramo (Paróquia); e temos também o Líder capacitador, que é aquele que,além de atuar como líder acompanhando grávidas e crianças, capacita também outros líderes de sua comunidade. Em geral, essa formação é realizada em pequeno grupo (até mesmo de uma pessoa), conforme as possibilidades de ambas as partes para estudar o Guia do Líder e realizar as tarefas práticas. |
QUEM É O CAPACITADOR E QUAL O SEU COMPROMISSO
- É uma pessoa voluntária ou cedida por outras instituições engajadas nos trabalhos da Pastoral da Criança, e que faz parte da equipa do Ramo (Paróquia). É importante que tenha a oportunidade de conhecer uma comunidade antes de assumir o compromisso. Para isso, deve entrar em contato com o trabalho dos líderes, participando das seguintes actividades: Visita Domiciliar, dia da Celebração da Vida e Reunião para Reflexão e Avaliação. Após ser capacitado no Guia do Líder e fazer a Ascensão à capacitador , assume o compromisso de realizar no mínimo quatro capacitações para líderes.
METODOLOGIA DA CAPACITAÇÃO
A redação e a capacitação do Guia do Líder foram pensadas para incentivar a interação entre os capacitados e a relação entre a teoria e prática. Destacamos abaixo as principais premissas e recursos didáticos em que estão baseadas:
- Diálogo – A fala dos participantes facilita o interesse deles pelo conteúdo estudado e permite a troca de experiências e conhecimentos. Sendo assim, o capacitador deve ter uma atitude de escuta e acolhimento, mas ao mesmo tempo saber dosar as participações, orientando para que haja objetividade e clareza nas colocações, para que todos tenham a oportunidade de falar.
- Leitura Interativa – Para fazer o estudo do Guia do Líder, cada participante pode ler uma página em voz alta. O capacitador estimula comentários, troca de experiências, esclarecimento de dúvidas para verificar se os participantes entenderam o texto lido. Depois parte para a leitura de outra página.
- Relação Fé e Vida – As citações bíblicas que estão colocadas em várias páginas do Guia do Líder permitem uma reflexão sobre os conteúdos estudados à luz da Bíblia. As citações bíblicas podem ser aproveitadas para a oração inicial das Etapas de Capacitação e o capacitador pode estimular os participantes a partilharem rapidamente suas reflexões.
- Mini-oficinas – O treinamento prático na própria capacitação, treinando o “uso” de ferramentas de trabalho do líder – tarar a balança, anotar o peso na curva ou fazer o soro caseiro – deve acontecer de acordo com o momento em que esses temas aparecem no Guia do Líder, para reforçar o aprendizado correto.
- Actividades de animação e relaxamento – O uso de canções, brincadeiras, danças, relaxamento, entre outros, durante as etapas da capacitação, são recursos que permitem um descanso e depois a retomada de maior atenção dos participantes. A sugestão é que, entre a leitura de alguns temas com o título em cor laranja, o capacitador faça uma dessas actividades quando perceber cansaço, sono e desvios do assunto. Dinâmicas breves para introduzir ou discutir um conteúdo também favorecem o interesse e a participação.
- Tarefas de casa – As actividades práticas junto às famílias e na comunidade, propostas no final de cada etapa, visam aproximar os conteúdos estudados no Guia do Líder com a vida da comunidade e a realidade local. Essas tarefas permitem também que as dúvidas surgidas durante a prática possam ser discutidas durante a capacitação, o que ajuda a melhorar a aprendizagem e fortalecer a segurança dos participantes.
- Tendo como base essas orientações, cada capacitador deverá planejar sua capacitação usando a criatividade para tornar o estudo do Guia do Líder interessante e desafiante, de acordo com a quantidade de pessoas e com as características do grupo com o qual vai trabalhar.
“Não existem pessoas sem conhecimento. Elas não chegam vazias.
Chegam cheias de coisas. Na maioria dos casos trazem juntas consigo
opiniões sobre o mundo, sobre a vida“ Paulo Freire.
ESTRATÉGIA DA CAPACITAÇÃO
- Com base em estudos e refletindo sobre sua própria experiência de capacitação no Guia do Líder, a Pastoral da Criança adotou a seguinte estratégia para a capacitação no Guia do Líder a qual tem por base que:
- Para aprender as pessoas precisam do auxílio de outras pessoas, pois antes de fazer qualquer coisa por conta própria, é necessário aprender com alguém e/ou por meio de livros, instruções etc;
- O conhecimento se torna significativo para quem aprende quando se leva em conta as necessidades e o saber das pessoas;
- O aprendizado acontece pela aquisição gradativa de novos conhecimentos,
- A relação entre teoria e prática reforça a aprendizagem.
“Comece com o que eles sabem, aproveite o que eles têm”.
Lao Tsé. 700 AC
Essa estratégia de capacitação está apresentada na própria redação do Guia do Líder, que tem o conteúdo organizado em etapas, com tarefas de casa para reforçar o que é estudado e assim melhorar o aproveitamento dos participantes.
- A capacitação foi divida em duas partes para permitir que o líder vá assumindo gradativamente suas actividades e possa iniciar logo o acompanhamento de grávidas e menores de um ano, sujeitas a maior risco (pág.ina 22 do Guia do Líder);
- A capacitação deve ocorrer em um local específico, com espaço para abrigar as pessoas e estrutura para trabalhos em grupo. No caso de líderes o ideal é que seja na própria comunidade onde eles moram;
- O coordenador de Sector(diocese) deve prever que a capacitação acontece em etapas, com intervalo entre elas para permitir a realização das tarefas de casa a fim de que os líderes possam atuar na comunidade e trazer as dúvidas e dificuldades que tiveram. Nos locais onde isso não for possível, o coordenador e o capacitador vão verificar a necessidade de agrupar duas ou três etapas, procurando não exceder mais de seis horas de trabalho diário, com o cuidado de dar o espaço de tempo necessário para a realização das tarefas de casa propostas em cada uma delas, para se ter uma capacitação bem feita;
- Para planejar uma capacitação, o coordenador leva em conta que um (1) capacitador ministra uma capacitação com até no máximo 15 participantes. Os registos de capacitação que tiverem número maior de participantes serão registados no sistema de informação da Pastoral da Criança, mas com uma observação sobre “excesso de participantes”. Esses certificados não serão emitidos.
Os Certificados de Capacitação serão emitidos, somente quando houver sistema de informação implantado no país. Para registar no Sistema de Informação deverá ser preenchida a ficha de registo da capacitação e das pessoas capacitadas. Serão expedidos certificados às pessoas que cumprirem |
CONTEÚDO DO GUIA DO LÍDER
para Angola e Timor-Leste
- O material que está sendo estudado é o Guia do Líder do Brasil, ele contém informações gerais sobre saúde, nutrição, educação e desenvolvimento infantil que servem para todas as grávidas e crianças de zero a seis anos. Em algumas partes desse material temos orientações especificas do Brasil no que se refere a: exames pré-natal das grávidas, cartão da grávida, documentos de registo de nascimento, calendário de vacinas, licença maternidade, serviço de saúde, presença de banco de leite humano, creches, cartão da criança, alimentos tipos do país, suplemento de ferro e vitamina A, pré-escola, jornal da Pastoral da Criança e programa de rádio da Pastoral da Criança. Até que se tenha um material especifico para o pais sugerimos que os capacitadores durante a capacitação informem quais são os direitos e como funcionam no país. Seria interessante se preparar para a capacitação investigando os itens acima para transmitir aos lideres qual a informação válida para o país e onde procurar maiores informações sobre esses temas. Nos países onde existem muitos casos de malária é importante conversar com profissionais de saúde a fim de que eles possam orientar os líderes da Pastoral da Criança sobre os cuidados de prevenção e tratamento para que os líderes possam informar às famílias acompanhadas.
ORGANIZAÇÃO DE UMA CAPACITAÇÃO
Fase Actividades
Antes da Capacitação: Planejamento: Nessa fase é muito importante que os capacitadores junto com a Coordenação de Sector (Diocese) ou Ramo (Paróquia) planejem como será organizada essa capacitação, criando assim condições favoráveis para a realização de uma boa capacitação.
Organização: Sempre antes da capacitação devem ser observados alguns pontos:
- levantar os custos e planejar a capacitação para garantir que tenha os recursos necessários para a realização da mesma;
- reservar e organizar o local, verificar se tem cadeiras suficientes, etc;
- convidar os participantes;
- encaminhar informações aos participantes com antecedência sobre local, horário etc da capacitação;
- planear a divisão das actividades e tarefas entre os capacitadores e a duração das actividades;
- preparar os materiais para a distribuição e uso nas actividades da capacitação;
- providenciar, se houver necessidade, lanche, água, etc para o momento do intervalo e definir o local e horário do intervalo;
- providenciar equipamentos se necessários e verificar se o local tem tomadas e onde elas estão.
Durante a Capacitação
Capacitadores: O ideal é que a capacitação seja realizada em dupla, assim as tarefas e actividades podem ser melhor distribuídas, e um capacitador poderá estar sempre presente em caso de falta do outro. Se não for possível ter dois capacitadores, é interessante contar com alguém que possa ajudar a manter a organização do espaço, verificar o lanche, controlar os horários,etc.
Mini-oficinas: É importante que sempre antes de trabalhos de grupo, actividades ou mini-oficinas o capacitador explique bem os objetivos da actividade, o tempo disponível para realização da atividade e proporcione oportunidades para os participantes fazerem perguntas ou expressarem preocupações. Na condução da atividade é importante acompanhar e esclarecer as dúvidas, sem interromper o progresso do grupo.
Actividades de aquecimento e de animação: Lembrar de durante a capacitação reservar espaços para actividades de aquecimento e animação para manter o grupo desperto. Pode-se aproveitar o conhecimento do grupo para realizar a actividades de animação, pode ser uma canção típica da região, etc.
Lista de presença: Lembrar de pegar assinatura dos participantes na lista de presença que deverá ser diária.
Depois da Capacitaão
Avaliação: É importante o capacitador fazer uma avaliação final da capacitação escutando os participantes para analisar o impacto dos resultados da aprendizagem e quais as dificuldades do grupo. Tudo isso pode ajudar os capacitadores a ajustar as actividades em uma próxima capacitação. É sempre proveitoso durante a capacitação fazer, ao final das atividades do dia, uma mini avaliação oral do que foi bom e do que não agradou, para poder fazer ajustes e já melhorar a capacitação que está sendo feita.
Registo da capacitação: O capacitador deverá preencher a ficha de registo da capacitação e cada participante preencher a ficha de inscrição dos participantes. Em seguida o capacitador deverá grampear a ficha de registo da capacitação com as fichas de inscrição dos participantes. Depois essas fichas deverão ser entregues para o coordenador de Sector (Diocese) ou Ramo (Paróquia) que irá revisar e assinar as fichas. Em seguida o coordenador deverá encaminhar para a Coordenação Nacional para que as mesmas sejam registadas no Sistema de Informação.
Iª PARTE DA CAPACITAÇÃO
Acolhida e celebração inicial
É importante preparar o ambiente ( Bíblia, vela etc.) e usar a criatividade para acolher, apresentar os participantes e entregar o Guia do Líder de forma participativa e carinhosa.
- Para a celebração inicial a sugestão é que seja feita uma oração que ajude a pensar sobre o conteúdo do Guia do Líder, refletindo com o grupo sobre o imenso desejo de viver que existe em toda criatura humana. A vida está dentro de nós, nos outros e na natureza. Tudo e todos querem viver e o Guia do Líder exalta a vida. Durante a capacitação e após seu término, devemos valorizar a vida que está ao nosso redor, agradecendo ao bom Deus pelo dom da vida. Também precisa ser apresentado logo no inicio qual o objetivo da capacitação. A sugestão é que se faça um cartaz com o objetivo, em letras grandes, e que seja fixado em lugar visível na sala.
OBJETIVO DA CAPACITAÇÃO NO GUIA DO LÍDER “Capacitar voluntários para acompanhar gestantes e crianças de até os seis anos das comunidades onde moram. São ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania que ajudam na garantia de vida em abundância e que formam a base de todo trabalho da pastoral da crianca |
Também é importante apresentar o Guia do Líder aos participantes, por isso sugerimos que seja folheado com eles, explicando que foi elaborado com a contribuição de líderes e coordenadores de todo o Brasil, revisado por instituições científicas, consultores etc. Com isso ele traz informações científicas atualizadas associadas à forma de trabalho da Pastoral da Criança.
- Mostrar o índice do Guia do Líder. Chamar atenção para as cores das páginas mostrando que as que têm a “orelha” azul ou verde se referem às informações para o trabalho do dia-a-dia do líder. As informações que têm o fundo marrom claro são actividades que vão ser feitas durante a capacitação.
Etapas | Conteudo | Actividades |
1ª ETAPA | *Acolhida, apresentação e *Celebração inicial *Objetivo da capacitação Missão do Líder e a Grávida | Leitura interativa:ág. 6 a 24 Mini-oficina do Laços de Amor: págs.23 e 24 Tarefa de casa: visitar uma grávida e entregar uma cartela de Laços de Amor Materiais necessários: Bíblia, o cartaz com o objetivo da capacitação, Laços de Amor e as situações das grávidas. Para cada participante: papel, lápis, borracha, Guia do Líder e Laços de Amor. |
2ª ETAPA | A Grávida - continuação | Leitura Interativa: págs.25 a 44 Tarefa de casa: preencher itens sobre alimentação Material necessário para cada participante: Guia do Líder. |
3ª ETAPA | Os três primeiros meses de gravidez | Leitura Interativa: págs.45 a 59. Entregar o Caderno do Líder e continuar a leitura da pág.. 60 a 62 Tarefa de casa: registar uma grávida e entregar o Laços de Amor Materiais necessários para cada participante: Guia do Líder, cartão da grávida do país, Caderno do Líder e Laços de Amor |
4º ETAPA | O quarto, quinto e sexto mês de gravidez | Leitura Interativa: pgs. 63 a 78 (Às pág. 72. 73,74, 75, 76 verificar como é cartão da grávida do país, pode-se convidar um profissional do serviço de saúde local que possa explicar o cartão da grávida).Tarefa de casa: visitar uma grávida Materiais necessários para cada participante: Guia do Líder, cartão da grávida do país. |
5º ETAPA | O sétimo, oitavo e nono mês de gravidez | Leitura Interativa: pág. 79 a 103 (Às pág. 99 e 100 verificar como é cartão da criança e vacinas no país, Tarefa de casa: visitar serviço de saúde. Materiais necessários para cada participante: Guia do Líder, cartão da criança do país. |
6º ETAPA | O Nascimento do Bebê | Leitura Interativa: pág. 104 a 127 Atenção: a partir da página 106 começam aparecer os Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOCs) em box com fotos. Tarefa de casa: visitar bebê, pensar idéias para incentivar o aleitamento materno. Materiais necessários para cada participante: Guia do Líder e Laços de Amor. |
7º ETAPA | O bebê na primeira semana de vida O bebê no primeiro mês | Leitura Interativa: pág. 128 a 147(À pág. 135 verificar como é o calendário de vacinas no país)Atenção: Mapeamento da Comunidade: Depois da leitura da pág. 138 podem ser feitos sub-grupos para uma atividade prática - num papel grande pedir para desenharem um “mapa” da comunidade com seus pontos de referência e o local onde moram os líderes. Esse mapeamento facilita a organização do trabalho. Mini-oficina dos IOCS – 1a. parte: págs.139 a 146 Na página 143 estão listado todos os IOCS. Tarefa de casa: organizar o mapeamento da comunidade e identificar grávidas e bebês com menos de um ano. Materiais necessários para cada participante: Guia do Líder. Para cada grupo: papel cartaz e pincel atômico |
8º ETAPA | o Bebê de 2 e 3 meses | Leitura Interativa: págs.148 a 167 (Á pág. 159 verificar como é o calendário de vacinas no país)Mini-oficina de pesagem págs.160 a 163 Tarefa de casa: visitar crianças já registadas Materiais necessários: balança, pacotes de alimentos ou livros e o suporte para pesar. Para cada participante: Guia do Líder e Laços de Amor. |
9º ETAPA | o Bebê de 4 e 5 Meses | Leitura Interativa: págs.168 a 188 (Às pág. 179, 180, 181 verificar como é cartão da criança e vacinas no país) Tarefa de casa: visitar bebês acompanhados e convidar as famílias dos bebês para participar da Celebração da Vida. Materiais necessários para cada participante: Guia do Líder e cartão da criança. |
10º ETAPA | O bebê de 6 a 8 Meses | Leitura Interativa: págs.189 a 209 Na pág. 208 verificar como é o calendário de vacinas no país Mini-oficina de preparação do Soro Caseiro: pág. 206 Tarefa de casa: visitar crianças registradas, entregar colher-medida de soro caseiro e preencher lista sobre alimentação Materiais necessários: copo grande ou vidro marcado na medida de 200ml, colher-medida de soro caseiro, sal e açúcar. Para cada participante: Guia do Líder, colher-medida de soro caseiro e folheto com as explicações de como preparar o soro caseiro. |
11º ETAPA | O bebê de 9 a 11 meses | Leitura Interativa: págs. 211 a 229 (Na pág. 223 verificar como é o calendário de vacinas no país; na pág. 227 – Explicar o Fluxo da Informação Mini-oficina de IOCs - 2ª parte: págs.218 a 221 Mini-oficina de preenchimento do Caderno do Líder e da FABS: págs. 218, 221, 225 Tarefa de casa: organizar um dia de Celebração da Vida na comunidade. Materiais necessários para cada participante: Guia do Líder, Caderno do Líder, FABS. |
Mini Oficinas
Nome | Sugestão de Actividades |
1ª ETAPA: Mini-oficina do laços de amor | Divida o grupo em subgrupos e dê para cada um o Laços de Amor e uma situação de grávida:- Grávida Izabel, 3o. mês de gravidez – 1ª visita do líder: a grávida se queixa de fraqueza e desmaios.- Grávida Maria, 5º mês de estação- 1ª visita do líder: a gestante diz que o corpo está inchado.- Grávida Patrícia, 9º mês de gestação – 2ª vista do líder- a gestante diz que está preocupada com a hora do parto e com a amamentação. OBS: Escrever as situações em cartelas para entregar uma para cada grupo. Pedir para criarem uma dramatização da visita com entrega das cartelas conforme a situação recebida, usando a explicação do envelope do Laços de Amor. Na apresentação dos grupos, o capacitador observa a entrega das cartelas de acordo com a orientação do envelope (máximo de 3 cartelas por visita), e se as orientações dadas ajudaram as grávidas nas suas “queixas”. Parabenizar cada presentação, reforçar aspectos positivos e refletir com o grupo o que pode ser melhorado quanto ao “jeito” do líder orientar. Reforçar também a importância de orientar quanto aos sinais de perigo e o encaminhamento para o hospital. |
7ª ETAPA: Mini-oficina dos IOCs – 1ª parte | Após a leitura da página 139, perguntar: 1. Como é visto na Pastoral da Criança o rocesso de desenvolvimento? (Resposta no 1º parágrafo) 2. Quem são os responsáveis em favorecer o desenvolvimento da criança? (Resposta no 2º parágrafo)3. Existe um padrão de desenvolvimento a ser seguido por todas as crianças? (Resposta no 3º e 4º parágrafos) Após leitura da página 140, perguntar:1. O que faz uma criança crescer e se desenvolver? (Resposta no 3º e 4º parágrafos)2. Na Pastoral da Criança, para acompanhar e promover o desenvolvimento de uma criança, em que focamos nossa observação? (Resposta no 4º parágrafo = situação de vida)Após leitura da página 142, reforçar como deve ser feita a observação e a orientação dos IOCs- observando e conversando com a família.Na página 143 mostrar que os IOCs começam no primeiro mês de vida e vão até a criança completar seis anos – reforçar que eles estão relacionados a diversos aspectos do desenvolvimento infantil observados em situações de vida da criança. Comentar que aos poucos irão tendo mais segurança para responder aos indicadores e que as dúvidas podem ser discutidas nas Reuniões para Reflexão e Avaliação com outros líderes. Após leitura da página 144, verificar se compreenderam como anotar a resposta dos indicadores: S, N ou ? Nas páginas 145 e 146 destacar a importância do líder tentar descobrir porque o indicador não foi alcançado para poder ajudar à família – a atitude é de apoio e não de “policiar” ou criticar a família. |
8ª ETAPA: Mini-oficina de pesagem | Depois de ensinar a regular a balança (pág. 161), o capacitador pode usar pacotes de alimentos com pesos diferentes ou livros para os participantes pesarem e aprenderem a ler e anotar o peso. Todos os participantes devem fazer o exercício. O capacitador ajuda com as dificuldades surgidas. |
10ª ETAPA: Mini-oficina de preparação do soro caseiro | Preparar o soro caseiro seguindo as orientações contidas no Guia do Líder, págs. 206 e 207. Verificar se todos sabem preparar. Os participantes que quiserem podem provar o soro caseiro para conhecer o sabor do mesmo, porém é importante que os participantes não bebam todos no mesmo copo que foi preparado, evitando assim uma possível ontaminação. |
||11º ETAPA Mini oficina de IOCs 2ª parte|| Leitura das págs 218 a 221. Ao terminar, para verificar se entenderam como analisar a situação da criança, fazer um exercício com auxílio do Caderno do Líder usando as respostas da pergunta 13 das crianças que já isitaram. Para reforçar a aprendizagem, podem usar também as respostas à pergunta 13 que estão no Guia do Líder para ver como respondem às pgts 14 e 15.Atenção: É importante ressaltar que quando a resposta à pergunta 14 aponta uma situação desfavorável para o desenvolvimento da criança, isso não está indicando que a culpa é da família ou do líder. Para uma situação estar desfavorável, todo um conjunto da atores está implicado e, geralmente, muitos deles estão relacionados a outras situações (sociais, econômicas, educativas) que não permitem que a família tenha condições dignas de vida, e muitas vezes necessitam de medidas que o líder não pode resolver.||
11ª ETAPA: Mini-oficina de preenchimento do Caderno do Líder e da FABS | capacitador explica como passar os dados de acompanhamento de cada criança ou grávida para a 4ª parte do Caderno e depois supervisiona os líderes fazendo isso.Para explicar como preencher as FABS, trabalhar começando desde o preenchimento do cabeçalho e a passagem dos dados de acompanhamento das s e crianças cadastradas.para ambas as actividades, tomar como base os dados dos próprios cadernos dos participantes feitos nas tarefas de casa. Tão logo seja fechada esta etapa, já pode ser feito o envio da 1ª FABS da comunidade para a Coordenação Nacional. |
Fluxo da informação da Pastoral da Criança
FINAL DA 1ª PARTE DA CAPACITAÇÃO
Ao término da 1ª parte, a coordenação e o capacitador podem, se quiserem, planear um pequeno intervalo antes de começar a segunda parte da capacitação, com o cuidado para não demorar muito e “desaquecer” os líderes, capacitador e até o próprio coordenador.
- A capacitação foi dividida em duas partes também para delimitar quando a comunidade já pode enviar as FABS à Coordenação Nacional. O líder, que terminou a primeira parte da capacitação, já está apto a ter os dados das grávidas e crianças acompanhadas por ele incluídos na FABS de sua comunidade. Ao final da 11ª etapa, o coordenador envia as fichas de registo da capacitação e de inscrição de cada participante para Coordenação Nacional, para que sejam registadas no sistema de informação.
Etapas | Conteudo | Actividades |
12º ETAPA | A criança de 1 ano a 1 ano e 11 meses | Leitura interativa: pág. 230 a 248 (à pág. 237 verificar como é o calendário de vacinas no país)Tarefa de casa: preparar uma Reunião para Reflexão e Avaliação.Material necessário para cada participante: Guia do Líder. |
13ª ETAPA | A criança de 2 anos a 2 anos e 11 meses | Leitura interativa: pág. 249 a 270 (a pág. 268 não precisa ler, pois não tem jornal da Pastoral no país)Tarefa de casa: na visita as famílias entregar os 10 mandamentos para a paz da família; Materiais ecessários para cada participante: Guia do Líder, 10 Mandamentos para a Paz na Família. |
14ª ETAPA | A criança de 3 anos a 5 anos e 11 meses | Leitura interativa: pág. 271 a 289 (a pág. 288 não precisa ler, pois não tem programa de rádio da Pastoral no país, na pág. 289 verificar como é o calendário de vacina no país)Tarefa de casa: organizar um grupo de conversação com as famílias para trocarem experiências sobre o cultivo de hortaliças e temperos que dão sabor a comida. Atenção no Guia do Líder pág. 289 tem outra sugestão de tarefa, pedimos que seja substituída pela acima descrita.Materiais necessários para cada participante: Guia do Líder e Caderno do Líder. |
15ª ETAPA | Missão da Pastoral da Criança Avaliação e Celebração final | Leitura interativa: pág. 290 a 303 (Na pág. 290 substituir a pergunta sobre rádio para a seguinte pergunta: - Como foi a conversação com as famílias sobre cultivo de hortaliças e temperos, na pág. 297 orientar que não existe ainda jornal e programa de rádio no país, na pág. 298 informar que está descrita no Guia do Líder a organização da Pastoral da Criança no Brasil e explicar como está organizada a Pastoral da Criança no país.Tarefa de casa: organizar, com sua comunidade, uma Celebração de Envio, de acordo com a vivência e realidade dos líderes dessa capacitação.Material necessário para cada participante: Guia do Líder. |
FINAL DA 2ª PARTE DA CAPACITAÇÃO
- Na 15ª etapa da capacitação é importante que esteja presente o coordenador de Sector (Diocese) ou Ramo (Paróquia) para ajudar nas explicações sobre a organização da Pastoral da Criança. Para a Celebração Final de Envio, o capacitador pode preparar o ambiente e fazer uso do conteúdo da página 303 do Guia do Líder, concluindo com o AVALIAR e CELEBRAR.
- Sempre que possível é bom fazer a celebração de envio dos líderes como está proposto na tarefa de casa da página 303, envolvendo as famílias e outras pessoas da comunidade.
- Ao final desta etapa, o coordenador envia as fichas de registo da capacitação e de inscrição de cada participante para coordenação Nacional, para que sejam registadas no sistema de informação.
- Sempre que possível é bom fazer a celebração de envio dos líderes como está proposto na tarefa de casa da página 303, envolvendo as famílias e outras pessoas da comunidade.
ORIENTAÇÃO AO MULTIPLICADOR E CAPACITADOR SOBRE AS FICHAS DE REGISTO E INSCRIÇÃO- Folhear e ler este roteiro, relembrando a maneira como as atividades foram realizadas. Observar que este roteiro só será usado pelos multiplicadores e capacitadores. O líder não deve recebê-lo. Ficha de registo da capacitação (folha de rosto) é usada para anotar os dados da capacitação (data, número de capacitados, nome do multiplicador/capacitador, sector (diocese), etc.)- A ficha de inscrição é individual. Cada participante deverá preencher uma com seu nome e outros dados pessoais. - As fichas devem ser preenchidas com letra legível e letra de forma, sempre do mesmo jeito (sem abreviaturas), para evitar duplicidade de registos.- O capacitador vai anexar as fichas de inscrição junto à ficha de registo,
Existem 3 tipo de fichas de registro para Capacitação no Guia do Líder: Capacitação de Lideres, Capacitação de Capacitadores e Ascensão a Capacitador. |
ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES E CAPACITADORES QUANTO ÀS CAPACITAÇÕES
Para organizar e realizar uma capacitação, as funções dos coordenadores e capacitadores são diferentes.
Coordenadores da Pastoral da Criança
- planejar as capacitações de acordo com o público interessado e disponível;
- resolver as questões administrativas e financeiras da capacitação, tais como: local, alimentação, passagens, materiais a serem distribuídos (Guia do Líder, Caderno do Líder, FABS, colher e soro etc);
- fornecer as fichas adequadas ao tipo e tema da capacitação;
- revisar e enviar as fichas de inscrição e registo da capacitação para a Coordenação Nacional.
- todos os gastos com a capacitação são de responsabilidade do coordenador do Sector (Diocese), pois ele é quem recebe os recursos financeiros encaminhados pela Coordenação Nacional para este fim, bem como fazer e enviar a prestação de contas da referida capacitação.
- o coordenador juntamente com o multiplicador/capacitador devem buscar nas unidades de saúde ou secretária de saúde alguns exemplares da caderneta da grávida, cartão ou caderneta da criança e o calendário de vacinação do país, se possível em número suficiente para * todos os participantes. A sugestão é que se visite o serviço de saúde local para explicar sobre o trabalho da Pastoral da Criança,
mostrar nosso material educativo e pedir se podem ceder alguns exemplares das cadernetas e cartões. Também pode-se aproveitar para convidar um profissional de saúde que possa falar durante a capacitação sobre o cartão da grávida, cartão da criança, calendário de vacinação, Malária, etc. Caso encontre um profissional que possa participar, combine com ele o dia e horário que ele poderá participar.
Multiplicador, capacitador
- planejar sua capacitação usando a criatividade para tornar o estudo dos temas do Guia do Líder interessante e desafiante, de acordo com quantidade de pessoas e as características do grupo com o qual vai trabalhar, ou seja, responsabilizar-se pelas questões didáticas da capacitação;
- combinar com o coordenador que materiais e recursos didáticos serão necessários na capacitação, como papel, cartolina, canetas etc, ou qualquer outro material que precise para preparar a capacitação, desde que seja compatível com os recursos disponíveis;
- verificar o preenchimento adequado e o recolhimento das fichas de inscrição de cada participante. Depois de terminada a capacitação,
- fazer o preenchimento da folha de registo da capacitação, assinar as fichas de cada participante e entregar para o coordenador responsável pela mesma.
LISTA COMPLETA DE MATERIAIS
- Roteiro da capacitação
- Bíblia
- Vela
- Guia do Líder
- Caderno do Líder
- FABS
- Laços de Amor
- Fichas das situações de grávidas para mini-oficina de Laços de Amor (feitas pelo capacitador)
- Cartaz com o objetivo da capacitação (feita pelo capacitador)
- Cartão Grávida
- Caderneta/cartão da criança
- Balança
- Pacote de alimento ou livro para pesar na mini-oficina de balança
- Sacola para pesar criança
- Corda para prender a balança
- Copo grande (250 ml) ou vidro marcado (200ml)
- Colher-medida de soro caseiro, sal, açúcar
- Folheto com orientações sobre o preparo do soro caseiro
- FABS
- 10 mandamentos para a paz da família
- Ficha de registro da Capacitação
- Lista de Presença diária
- Folha de papel para fazer cartazes
PARA LÍDERES
- Papel, lápis, borracha
- Guia do Líder
- Laços de Amor (2 ou 3 conjuntos)
- Caderno do Líder
- Cartão Grávida
- Caderneta/cartão da criança
- Calendário básico de vacinação no país
- Colher-medida de soro caseiro
- Folheto com orientações sobre o preparo do soro caseiro
- FABS
- 10 mandamentos para a paz da família
- Ficha de Inscrição de cada capacitado
Registo de Atividade de Capacitação.doc
Mini Oicina lacos de amor - 1 etapa