Brinquedos e Brincadeira

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Descrição Casa aberta Brinquedos e Brincadeiras

O que fazemos

Capacitamos brinquedistas nas comunidades a fim de ampliarem as oportunidades para brincadeiras das crianças, em casa e no local onde vivem - incluindo a criação de espaços, seguros e limpos - nos quais as crianças possam brincar juntas e ao ar livre.

Como Fazemos

Os brinquedistas:

  • promovem brincadeiras no Dia da Celebração da Vida e em outros momentos;
  • preparam e participam de oficinas para construção de brinquedos com pais, familiares e pessoas da comunidade;
  • organizam com líderes e familiares momentos para brincadeira nas comunidades – “Ruas do Brincar”.

Sugestões:

Brinquedos e Brincadeiras na Comunidade

As praças da cidade estarão cheias de meninos e meninas a brincar pelas ruas.

Zc 8,5

Introdução

A Pastoral da Criança entende ser o brincar uma necessidade para o desenvolvimento infantil. A criança brinca por necessidade e ao brincar aprimora seus sentidos e seus movimentos; vai conhecendo como são e para que servem os objetos e brinquedos; desenvolve sua linguagem e seu pensamento; aprende e compreende as atividades, os costumes dos adultos e as relações entre as pessoas. Por sua relevância o brincar é assegurado como um direito no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigo 16).

Por outro lado, observa-se que as transformações da sociedade, principalmente nas grandes cidades, estão diminuindo as oportunidades que as crianças têm de brincar: os eletrônicos como televisão, celulares e computadores ocupam um tempo cada vez maior nas atividades delas, a necessidade de mães e pais se ausentarem para o trabalho por um longo período impedindo que convivam e brinquem mais com seus filhos e filhas; a insegurança nas ruas que impedem o brincar em calçadas, praças e parques; as moradias das famílias, em especial das mais pobres, cada vez menores, são alguns dos motivos que diminuem as oportunidades para as brincadeiras seja em casa e também, em especial, junto com outras crianças.

Sendo assim, a Pastoral da Criança criou, em 1995, o Projeto Brinquedos e Brincadeiras, que se transformou, em 2002, na “Ação Brinquedos e Brincadeiras”. Esta ação tem como objetivo ampliar as oportunidades para brincadeiras das crianças, em casa e na comunidade, apoiando as famílias na construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento de suas crianças. E para isso pretende:

  • promover a defesa do direito da criança de brincar;
  • incentivar o brincar que dá oportunidade à criança de escolher livremente o como e com quem quer brincar;
  • criar oportunidades para o resgate de brinquedos e brincadeiras característicos das diferentes regiões do país;
  • estimular a transmissão de valores e cultura da comunidade pela interação das gerações mais velhas com as mais novas;
  • defender a criação de espaços nas comunidades para que as crianças brinquem juntas e ao ar livre como praças, parques, calçadas.

A Pastoral da Criança incentiva o brincar que tem como característica a livre escolha da criança porque entende que é por meio de escolhas que a criança pode ir aprendendo a exercitar sua autonomia, ou seja, aprender a fazer as coisas por conta própria, julgar o que gosta ou não gosta de fazer. A brincadeira, sendo o momento em que quem comanda a atividade é a criança e não o adulto, é uma oportunidade fundamental para que a criança aprenda a fazer escolhas, a tomar decisões, libere e controle emoções, exercite seu corpo, estimule sua imaginação e criatividade.

Como funciona a “Ação Brinquedos e Brincadeiras”

“Brinquedos e Brincadeiras” é uma ação complementar às ações básicas da Pastoral da Criança que compõem o “Guia do Líder”. Para implantar esta ação nas comunidades são preparados os brinquedistas, voluntários que têm por atribuição promover e defender o brincar no lugar onde moram e vão atuar.

Esses brinquedistas são capacitados primeiramente no “Guia do Líder” e em seguida recebem uma capacitação específica na qual estudam e praticam os conteúdos do livro "Brinquedos e brincadeiras na comunidade", disponível também no e-Brinquedos e Brincadeiras do appVisita Domiciliar.

A capacitação dos brinquedistas é feita por capacitadores dos setores, os quais por sua vez são preparados pelos multiplicadores da equipe estadual. Os materiais Como Organizar e Acompanhar Brinquedos e Brincadeiras e a e-Capacitação para Capacitadores e Multiplicadores foram elaborados para servir de base para a implantação e acompanhamento da ação pelos coordenadores e para o planejamento das capacitações pelos capacitadores e multiplicadores.

Os brinquedistas fazem parte da equipe da comunidade junto a qual recebem sua formação contínua. O site da Pastoral da Criança também traz, periodicamente, informações para enriquecer as atividades dos brinquedistas.

Os indicadores do andamento da ação e das atividades dos brinquedistas constam do Sistema de Informações da Pastoral da Criança.

Atividades do brinquedista na comunidade

Depois de participar da capacitação, o brinquedista deverá realizar, mensalmente, as atividades da “Ação Brinquedos e Brincadeiras” na sua comunidade. A atuação do brinquedista pode se dar pela realização de atividades variadas como:

  • criação dos “cantinhos do brincar” no dia da Celebração da Vida, nas reuniões e encontros com pais e familiares;
  • preparação de adolescentes e pessoas mais velhas para se tornarem brincadores e poderem ajudar no Dia da Celebração da Vida brincando com as crianças e com os bebês, contando histórias e, também, nas oficinas de confecção de brinquedos;
  • realização de oficinas para construção e reparo de brinquedos, com a participação das famílias, dos líderes, e de outras pessoas da comunidade;
  • promoção de manhãs ou tardes de lazer, envolvendo também idosos, adultos, jovens em atividades lúdicas, resgate de brincadeiras, músicas e danças da região;
  • participação nas Reuniões para Reflexão e Avaliação mensais junto com os líderes;
  • participação em reuniões comunitárias, junto com os líderes, para defender propostas para promover o brincar na comunidade como criar praças ou outros espaços para a brincadeira;
  • acompanhamento dos líderes em algumas visitas domiciliares, quando for considerado necessário.

Fichas de Cadastro da Capacitação e de Inscrição do Capacitado

Tema: Brinquedos e Brincadeiras Tipo de Capacitado Cadastro da Capacitação Ficha de Inscrição do Capacitado
Capacitação Completa Pessoa ou Líder Brinquedos e Brincadeiras_2016_P-77_Cadastro_Brinquedista.pdf Brinquedos e Brincadeiras_2016_P-77_Inscrição_Líderes_e_outras_pessoas.pdf
Capacitação Completa Capacitador Brinquedos e Brincadeiras_2016_R-77_Cadastro_Capacitador.pdf Brinquedos_Ficha_Capacitador_01.2012.pdf
Ascensão Capacitador Brinquedos_Cadastro_Ascensão Capacitador_01.2012.pdf Brinquedos_Ficha_Ascenção_Capacitador_01.2012.pdf
Ascensão Multiplicador Brinquedos e Brincadeiras_2016_M-328_Cadastro_Ascensão_Multiplicador(1).pdf Brinquedos_Ficha_Ascenção_Multiplicador_01.2012.pdf

Como Organizar e Acompanhar Brinquedos e Brincadeiras

Clique aqui para ver como Como Organizar e Acompanhar Brinquedos e Brincadeiras.

Para ver como como organizar e acompanhar a e-Capacitação de Brinquedos e Brincadeiras acesse o e-Capacitadores e Multiplicadores no appVisita Domiciliar.

Brinquedos e Brincadeiras - Palavras Dom Aldo - Irmã Vera - Dra Zilda

Como Organizar e Acompanhar Brinquedos e Brincadeiras

Por que brincar por Aldo di Cillo Pagotto, sss[editar | editar código-fonte]

A vida ganha sentido quando existe união na família. A vitalidade de uma família depende dos pequenos e grandes momentos em que todos estejam reunidos.

As crianças percebem nos adultos dois referenciais: o trabalho e a paz de um convívio alegre e harmonioso. Para a criança, o convívio alegre entre os pais e filhos corresponde à brincadeira. Ao receberem atenção e carinho dos adultos, se sentem profundamente amadas.

As crianças manuseiam brinquedos e juntas se integram umas com as outras. Elas trocam entre si os brinquedos, os emprestam mutuamente, como pequenos favores prestados de bom coração.

Por vezes elas se estranham, demonstram agressividade, mas logo estão de bem. Desde pequeninos, aflora a nossa necessidade de afeto e segurança.

As brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Eis porque a Pastoral da Criança criou a “Ação Brinquedos e Brincadeiras”.

O objetivo das atividades desta ação se estampa na sabedoria dos antigos, que afirmaram há séculos: “mente sadia num corpo sadio”. Com as brincadeiras se incentiva a competitividade e se favorece o convívio fraterno, desde a tenra idade.

Os pais são tocados, através das crianças contempladas na “Ação Brinquedos e Brincadeiras”. Há um retorno formativo aos pais, que passam a compreender a importância da atitude de estar com seus filhos e brincar com eles, acompanhando o seu desenvolvimento.

Essa integração entre os pais e os filhos deve superar o pouco espaço que as crianças têm para conviverem juntas, movimentar-se, brincar ao ar livre, tomar sol. Sobrariam às crianças poucas opções, ou somente programas televisivos, nem sempre recomendáveis. Por outro lado, mães e pais precisam trabalhar, permanecendo longos períodos ausentes de uma indispensável convivência. É um dilema da vida moderna que, no entanto, deve ser encarado com realismo e criatividade.

A Pastoral da Criança sente-se no dever de buscar junto às famílias novos caminhos interativos e formativos, contando com a graça de Deus, que jamais desampara os seus filhos e filhas.

+ Aldo di Cillo Pagotto, sss

Arcebispo Metropolitano da Paraíba

Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança

Vale a pena ser criança! por Ir. Vera Lúcia Altoé[editar | editar código-fonte]

Tempo cheio de vida, de harmonia, de desabrochar, de não pensar no amanhã. Quem não se lembra de sua infância? Dos momentos em família, nos quais, apesar das dificuldades, tudo era vivido e resolvido na harmonia do lar. Brincar era o que mais nós queríamos. Estarmos juntos, jogar bola, petecas; brincar de roda, fazendinhas, cobra-cegas, de esconde – esconde. Era com esse espírito alegre e saudável que passávamos o nosso dia e aprendíamos brincando.

Hoje queremos com esse livro de Brinquedos e Brincadeiras resgatar algo que nos parece profundamente importante, que é o brincar. É brincando que a criança vai descobrindo como as coisas vão funcionando, o que pode e o que não pode ser feito, aprende também a conviver com os outros, os limites e que mesmo no brincar existem regras que devem ser obedecidas.

Sabemos que brincar é um ato espontâneo e prazeroso, assim como o comer e o dormir.

Independe de idade, classe social, ou econômica. Todos gostamos de participar, pois o adulto e a criança que trazemos dentro de nós, nos chama a brincar. Nesse brincar podemos descobrir e redescobrir muitas coisas, entendemos que podemos melhorar, que todo mundo pode e deve brincar, deve sorrir e saborear todos os momentos maravilhosos que Deus nos dá.

A família é o primeiro santuário, onde a vida é acolhida e respeitada, e as crianças são um sinal da presença de Deus; por isso é necessário cada vez mais criar um ambiente familiar que seja favorável ao desenvolvimento integral de nossas crianças.

O livro "Como organizar e acompanhar - Brinquedos e brincadeiras" é destinado aos coordenadores, multiplicadores e capacitadores da ação. Sua elaboração, desde a primeira edição, foi realizada com a participação das coordenações de estado e de setor, de multiplicadores e capacitadores que propuseram alterações e complementações. Na segunda edição foram retiradas as partes relativas às brinquedotecas e foi explicada a nova estratégia da ação, que é a preparação do brinquedista da comunidade. Nesta terceira edição foram modificados alguns conteúdos, a carga horária das capacitações, e destacadas a implantação da ação nas comunidades, bem como a organização das capacitações.

Desejo que esse livro renove em todos vocês, que organizam, capacitam e acompanham a ação brinquedos e brincadeiras, a vontade de levar a felicidade do brincar para todas as nossas crianças, e que este livro possa nos animar a buscar um mundo mais alegre, com gostinho de brincadeira.

Abraços,

Ir. Vera Lúcia Altoé

Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

Palavra da Dra. Zilda por Dra. Zilda Arns Neumann[editar | editar código-fonte]

Querido multiplicador,

Querido capacitador.

Paz e Bem!

Gostaria de contar a você um pouco mais da história dos Brinquedos e Brincadeiras na Pastoral da Criança, para você sentir como é importante a sua missão de Fé e Vida para as comunidades pobres do país.

Desde a sua fundação, em 1983, a Pastoral da Criança tem como meta principal reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição das crianças menores de 6 anos e das gestantes, em seu contexto familiar e comunitário. Entretanto, Dom Geraldo Majella Agnelo e eu, já tínhamos a consciência de que não bastava as crianças viverem e terem saúde, mesmo sendo na época a mortalidade infantil muito alta (82 por mil nascidos vivos) e a desnutrição entre as crianças e as gestantes atingir a mais da metade delas. Elas precisariam ser bem cuidadas desde a concepção, respeitadas, felizes, alegres, educadas na fé e no amor a Deus e ao próximo. Por esse motivo, a escolha do lema, que é a marca da Pastoral da Criança, foi inspirado no “para que todos tenham vida e vida em abundãncia”, Jo 10, 10.

Fiel ao lema escolhido, a Pastoral da Criança, começou em 1995 o ”Projeto Brinquedos e Brincadeiras”. Experimentamos criar Brinquedotecas em algumas comunidades muito pobres e escrevemos também materiais educativos especiais para ensinar às líderes a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Neste projeto, os pais eram convidados a brincar junto com seus filhos, pois muitos deles haviam passado a infância quase sem brincar. Teriam eles que sentir esse efeito extraordinário em si próprios.

No entanto, percebemos que seria inviável ter voluntários trabalhando todos os dias nessas Brinquedotecas, e o apoio das autoridades locais era descontínuo e vulnerável a outros interesses. Após avaliação, seguindo a estratégia própria da Pastoral da Criança, que é optar pelo mais simples, barato, facilmente aplicável e que possa, gradualmente, beneficiar as crianças de todas as comunidades, no ano de 2002, foi decidido capacitar brinquedistas para atuarem em cada comunidade, desvinculando, a agora “Ação Brinquedos e Brincadeiras” da necessidade de uma estrutura de brinquedoteca.

Os brinquedistas têm como especial missão brincar com as crianças na comunidade e compartilhar com as famílias a importância dos brinquedos e das brincadeiras no desenvolvimento integral da criança. Outra missão do brinquedista é, junto com as líderes, zelar para que o capítulo II do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA-, que diz – “do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade – art. 16, inciso IV “Brincar, praticar esportes, divertir-se”, seja cumprido verdadeiramente. Para isso, é preciso lutar para que sejam cobrados das autoridades municipais, como parte das políticas públicas, que existam espaços para brincar nas comunidades pobres.

A você, capacitador, multiplicador e coordenador, que recebe este precioso livro, redigido por muitas mãos de pessoas experientes e sabias, desejo que ele lhe ajude a ter mil idéias de como organizar, implantar e acompanhar a “Ação Brinquedos e Brincadeiras”, para que possam ser mensageiros da importância do brincar para o desenvolvimento das crianças pobres acompanhadas. Elas são nossas estrelas, repletas de luz a iluminar o nosso planeta.

Agradecendo a Deus por sua dedicação, e pela alegria de poder ver, na prática, a Pastoral da Criança participando da construção de um mundo novo, mais justo e solidário, “para que todas as crianças possam crescer em sabedoria e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2, 40), lhe envio o meu carinhoso abraço. De quem está sempre ao seu lado,

Dra. Zilda Arns Neumann

Médica pediatra e sanitarista

Para que Tanta Brincadeira ?

Como Organizar e Acompanhar Brinquedos e Brincadeiras

I – Para que tanta brincadeira?[editar | editar código-fonte]

“As praças da cidade estarão cheias de meninos e meninas a brincar pelas ruas”.Zc 8,5

Esta citação pode parecer um sonho nos dias de hoje, mas é preciso sonhar para concretizar a vontade de ver crianças brincando muito e juntas. Esse sonho e essa vontade nos guiam porque sabemos que o brincar é uma das atividades fundamentais para que a criança se desenvolva. Essa afirmação vem sendo confirmada, cada vez mais, pelos estudos sobre o desenvolvimento infantil. A criança brinca por necessidade e, ao brincar, aprimora seus sentidos; vai conhecendo como são e para que servem os objetos; desenvolve sua linguagem e seu pensamento; aprende e compreende as atividades, os costumes dos adultos, as relações entre as pessoas.

Por sua importância para o desenvolvimento da criança o brincar está assegurado como um direito no artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. A defesa desse direito é necessária devido às transformações na sociedade, principalmente nas grandes cidades, as quais dificultam que as crianças tenham melhores oportunidades de brincar. Vemos, por exemplo:

  • a diminuição de espaços públicos de lazer e a insegurança nas ruas que impedem o brincar nas calçadas, praças e parques;
  • as moradias das famílias pobres, cada vez menores e com precárias condições de habitação;
  • a televisão ocupando um tempo cada vez maior nas atividades das crianças;
  • a necessidade dos pais de se ausentarem para o trabalho por longos períodos, prejudicando o convívio e as brincadeiras com seus filhos.

Sendo assim, a Pastoral da Criança valoriza e incentiva a “Ação Brinquedos e Brincadeiras” para alcançar seu propósito de garantir vida plena para as crianças.

A “Ação Brinquedos e Brincadeiras” tem como objetivo aumentar o interesse pelo brincar e pelas atividades de lazer nas comunidades apoiando as famílias na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento de suas crianças. 

E para isso pretende:

  • promover a defesa do direito da criança de brincar, pois isso é uma necessidade para o desenvolvimento infantil;
  • estimular o brincar que dá oportunidade à criança de escolher livremente o que quer fazer; de brincar pelo brincar e não para responder a um pedido, ordem ou objetivo do adulto;
  • criar oportunidades para o resgate de brinquedos, brincadeiras, contos, danças, cantigas e músicas característicos das diferentes regiões do país, abrindo espaço para que as gerações mais velhas interajam com as mais novas, transmitindo seus valores e sua cultura;
  • oferecer aos pais e às famílias a oportunidade de partilhar com suas crianças experiências lúdicas, reforçando assim a criação de laços entre as gerações;
  • defender a criação de espaços nas comunidades, como praças e parques seguros e limpos, para as crianças brincarem juntas e ao ar livre.

Passo a passo, vamos brincar

Como Organizar e Acompanhar Brinquedos e Brincadeiras

Índice

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  • 1II – Passo a passo, vamos brincar
    • 1.11º passo – Sensibilização da comunidade
    • 1.22º passo – Identificação e capacitação dos brinquedistas
    • 1.33º passo – Atividades do brinquedista na comunidade
    • 1.44º passo – Acompanhamento da ação

II – Passo a passo, vamos brincar[editar | editar código-fonte]

Para entendermos melhor como funciona a “Ação Brinquedos e Brincadeiras” vamos rever como começa o trabalho da Pastoral da Criança nas comunidades. Ele se inicia com a capacitação no Guia do Líder para implantação de ações básicas de saúde, educação e cidadania. Quando essas ações já estão consolidadas, vão sendo implantadas outras, chamadas ações complementares, pois completam a atuação da Pastoral na comunidade. Brinquedos e Brincadeiras é uma das ações complementares.

Para a implantação da “Ação Brinquedos e Brincadeiras”, como para qualquer outra ação da Pastoral, é necessário que existam nas equipes de estado, setor e ramo, pessoas capacitadas e encarregadas de realizar e acompanhar as atividades previstas. As informações para as capacitações de multiplicadores e capacitadores encontram-se no Anexo 1. Vamos ver agora, passo a passo, como essa ação é implantada e acompanhada nas comunidades e, no próximo capítulo, como é feita a capacitação de brinquedistas.

1º passo – Sensibilização da comunidade[editar | editar código-fonte]

Cabe ao coordenador de ramo verificar as comunidades que têm as ações básicas da Pastoral da Criança já consolidadas para que possam participar da “Ação Brinquedos e Brincadeiras”. Isso é demonstrado pelo envio da Folha de Acompanhamento e Avaliação Mensal das Ações Básicas de Saúde e Educação na Comunidade – FABS por seis meses consecutivos.

Em reuniões com a comunidade, o coordenador de ramo e o capacitador de brinquedistas apresentam a proposta da “Ação Brinquedos e Brincadeiras”, explicam seus objetivos procurando sensibilizar líderes e pessoas para apoiar o desenvolvimento da ação. Devem ser também bem explicados o compromisso e as atividades do brinquedista que estão colocados no 3º passo.

2º passo – Identificação e capacitação dos brinquedistas[editar | editar código-fonte]

A partir dessas reuniões de sensibilização é possível identificar líderes e pessoas que queiram assumir o trabalho voluntário como brinquedistas. Nessa escolha deverá ser dada preferência às pessoas que gostem e tenham facilidade de se relacionar e brincar com crianças. É necessário também que elas tenham conhecimento das atividades que deverão realizar, as quais estão detalhadas no 3º passo, para que possam assumir o compromisso e a responsabilidade que se espera de um brinquedista na Pastoral da Criança. Está previsto que para cada 50 crianças de uma comunidade, haja um (1) brinquedista capacitado.

Para atuar como brinquedista, a pessoa, que pode ou não ser líder da Pastoral, e tanto pertencer ao sexo feminino como ao masculino, precisará atender os seguintes requisitos:

  • morar na comunidade;
  • ter no mínimo 18 anos e 1º grau completo;
  • ter sido capacitado nas Ações Básicas da Pastoral da Criança, por meio do Guia do Líder;
  • ser capacitado no curso para brinquedistas oferecido pela Pastoral da Criança;
  • comprometer-se a atuar voluntariamente como brinquedista durante um período mínimo de 12 meses.

O não cumprimento dos dois primeiros requisitos citados (moradia, idade e escolaridade) só poderá ocorrer a partir da solicitação da coordenadora de ramo, que deverá justificar seu pedido, e mandar anexado à ficha de inscrição do brinquedista. No caso de adolescentes muito novos (11, 12, 13 anos mais ou menos), temos observado que, mesmo que brinquem com as crianças no Dia da Celebração da Vida, não assumem o papel e as atribuições de um brinquedista. Esses adolescentes podem ser os brincadores e ajudar o brinquedista nas brincadeiras com as crianças nesse dia, formando a equipe de apoio da comunidade à “Ação Brinquedos e Brincadeiras”. Depois, quando se mostrarem aptos a assumir todas as atribuições de um brinquedista, serão devidamente capacitados para atuarem como brinquedistas da comunidade.

Depois de escolhidas as pessoas, o coordenador de ramo, com o apoio do coordenador de setor e do capacitador, organizará uma capacitação para preparar os brinquedistas, com a carga horária total de 16 horas para até 20 participantes. Esta relação entre a carga horária e o número de participantes é necessária, a fim de facilitar a participação e o bom aproveitamento de todos. É importante que o coordenador de ramo faça uma capacitação completa de brinquedista para que saiba como a “Ação Brinquedos e Brincadeiras” será desenvolvida nas comunidades, já que ele é o encarregado de seu acompanhamento. Antes de participar da capacitação, o futuro brinquedista deve preencher, junto com o coordenador de ramo, sua Ficha de Inscrição (em anexo e no site www.pastoraldacrianca.org.br).

A ficha deve ser escrita em letra de forma, trazer o nome completo da pessoa e as demais informações pedidas. Para quem vai ser brinquedista é importante a assinatura no termo de compromisso e a anotação na ficha no lugar onde diz – Atividade que desenvolve na Pastoral da Criança – que é brinquedista, para que possa ser enviado o recurso de ressarcimento da capacitação. A ficha deve também ser assinada pelo coordenador de ramo.

Ao final da capacitação, o capacitador verifica o preenchimento correto das fichas e as recolhe.Após a capacitação, o capacitador preenche e assina a Ficha de Cadastro da Capacitação (em anexo e no site www.pastoraldacrianca.org.br), assina as fichas de inscrição dos participantes, juntando-as à ficha de cadastro e entrega para a coordenação de ramo ou setor para que sejam assinadas e encaminhadas à Coordenação Nacional da Pastoral da Criança em Curitiba/PR. Isso é necessário para que os participantes possam receber seus certificados, ao mesmo tempo em que ficam cadastrados no Sistema de Informação Nacional da Pastoral da Criança.

3º passo – Atividades do brinquedista na comunidade[editar | editar código-fonte]

Depois de participar da capacitação, o brinquedista deverá realizar, mensalmente, as atividades da “Ação Brinquedos e Brincadeiras” na sua comunidade.

A atuação do brinquedista pode se dar pela realização de atividades variadas como:

  • criação dos “Cantinhos do brincar” no dia da Celebração da Vida e nas reuniões e cursos com pais e familiares;
  • realização de oficinas para construção e reparo de brinquedos, com a participação das famílias, dos líderes, e de outras pessoas da comunidade;
  • preparação de adolescentes e pessoas mais velhas para se tornarem brincadores e poderem ajudar no Dia da Celebração da Vida brincando com as crianças e com os bebês, contando histórias e, também, nas oficinas de confecção de brinquedos;
  • promoção de manhãs ou tardes de lazer, envolvendo também idosos, adultos, jovens em atividades lúdicas, resgate de brincadeiras, músicas e danças da região;
  • participação nas Reuniões para Reflexão e Avaliação mensais junto com os líderes;
  • participação em reuniões comunitárias, junto com os líderes, para defender propostas para promover o brincar na comunidade como criar praças ou outros espaços para a brincadeira;
  • acompanhamento dos líderes em algumas visitas domiciliares, quando for considerado necessário.

Na ficha de inscrição está escrito o compromisso que assume um brinquedista na Pastoral da Criança:

Para organizar e animar os momentos de brincadeiras com as crianças, o brinquedista recebe, durante a capacitação, o livro Brinquedos e Brincadeiras na comunidade que traz textos para estudo, sugestões de várias brincadeiras, cantigas de roda, sugestões para confecção de brinquedos sucata, entre outros temas. Neste livro também estão colocadas a especificação e as fotos do que chamamos Sacolão, que se constitui num conjunto de brinquedos e materiais que consideramos os principais para enriquecer as brincadeiras das crianças. A lista do que compõe um sacolão encontra-se no anexo 3.

A Coordenação Nacional da Pastoral da Criança está empenhada em conseguir sacolões para enviar às comunidades que possuam brinquedistas. Os critérios para que uma comunidade receba um sacolão enviado pela coordenação nacional são:

  • ter, na comunidade, brinquedista capacitado que já recebeu certificado;
  • comunidade ativa, ou seja, que envia FABS todos os meses;
  • preenchimento do número do brinquedista atuante no verso da FABS;
  • ter sacolão disponível na coordenação nacional.

O sacolão é enviado somente uma vez. Por isso é muito importante que os brinquedistas realizem oficinas de confecção de brinquedos com pais e familiares, e também procurem conseguir doações entre as pessoas do local para terem mais brinquedos nas atividades com as crianças.

4º passo – Acompanhamento da ação[editar | editar código-fonte]

Para um bom trabalho na “Ação Brinquedos e Brincadeiras” é indispensável que brinquedistas e líderes sempre mantenham contato, ou seja, que o brinquedista faça realmente parte da equipe da Pastoral na comunidade. Assim, toda a equipe estará envolvida com o brincar e poderá defender com mais segurança, junto às famílias e à comunidade, sua importância para o desenvolvimento das crianças.

As atividades propostas pelo brinquedista precisam ser planejadas e realizadas com o conhecimento dos líderes, que participarão delas sempre que possível. Na Reunião para Reflexão e Avaliação essas atividades serão anotadas no verso da FABS nas perguntas de número 29 e 30, onde deverá ser colocado o nome completo do(s) brinquedista(s), o número do seu certificado e, marcadas com um X, as atividades realizadas. Assim ficam registrados indicadores para permitir o acompanhamento da ação por todos os níveis de coordenação e também a atuação do brinquedista na história da Pastoral da Criança.

A atuação dos brinquedistas pode ser verificada no sistema de informações pelo seguinte caminho: Relatório > Extrato de indicadores > consulta > escolher abrangência: no quadro que aparece escolher > todas as comunidades; assinalar > indicadores de um formulário; escolher > período; no formulário assinalar > 12 (no lugar do 9).

O acompanhamento da ação será realizado pelo coordenador de ramo, que é responsável por acompanhar todas as outras ações desenvolvidas pela Pastoral da Criança nas comunidades para que possa ter uma visão global do trabalho.

Esse acompanhamento poderá ser feito:

  • através da FABS, que também permite o acompanhamento por todos os níveis de coordenação;
  • quando da visita do coordenador de ramo à comunidade, animando e promovendo a troca de experiências entre os brinquedistas e os líderes;
  • de outras formas que o coordenador de ramo, brinquedistas e líderes vejam que poderão ajudar a garantir uma boa maneira de animar e acompanhar o desenvolvimento das atividades nas comunidades.

Anexos- Brinquedos e Brincadeiras

Como Organizar e Acompanhar Brinquedos e Brincadeiras

https://doc.pastoraldacrianca.org.br/share/s/ZBgIr-ylQdu5Z7ZZdoNe0A

Índice

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  • 1Orientações para multiplicadores e coordenadores de estado, núcleo e setor
    • 1.1A - Organização das equipes estaduais e de núcleo
    • 1.2B - Organização e recursos para as capacitações
    • 1.3C - Capacitação dos capacitadores de brinquedistas
    • 1.4Roteiro da Capacitação de Capacitadores
    • 1.5Ascensão
    • 1.6Fichas de inscrição e de cadastro
    • 1.7Lista do sacolão

Orientações para multiplicadores e coordenadores de estado, núcleo e setor[editar | editar código-fonte]

A - Organização das equipes estaduais e de núcleo[editar | editar código-fonte]

Em primeiro lugar é preciso que as coordenações de estado, núcleo e setor da Pastoral da Criança tenham conhecimento das linhas básicas da “Ação Brinquedos e Brincadeiras”, a fim de que possam identificar e encaminhar para capacitação pessoas com um perfil adequado e disponibilidade para desenvolver o trabalho.

A formação de multiplicadores se inicia com a escolha de bons capacitadores. A quantidade deles é calculada segundo a necessidade dos setores com base no número de crianças e comunidades do setor. É preciso atentar também para a distribuição geográfica dos multiplicadores pelo estado. Esses futuros multiplicadores serão preparados por meio de uma Ascensão, que é realizada por multiplicadores da equipe da coordenação nacional e farão parte das equipes dos estados junto às equipes estadual ou de núcleo (no caso de estados com um número grande de crianças acompanhadas). Os multiplicadores têm o compromisso de preparar os capacitadores de brinquedistas nas áreas ou setores. O fluxo de capacitação em Brinquedos e Brincadeiras é, portanto, semelhante ao do Guia do Líder, sendo que, nessa ação precisa-se de menos multiplicadores e capacitadores pois enquanto uma líder acompanha, no máximo, 15 crianças, o brinquedista acompanha até 50 crianças de uma comunidade. Fica assim o fluxo de capacitação em Brinquedos e Brincadeiras:

Multiplicadores da Coordenação Nacional ampliada (profissionais das 5 regiões do país) capacitam Multiplicadores (estado, núcleo), que capacitam Capacitadores (área, setor) que por sua vez capacitam Brinquedistas (comunidades) Tanto o multiplicador como o capacitador de brinquedistas devem cumprir alguns requisitos como:

  • possuir o 2º grau completo ou, pelo menos, estar cursando o 2º grau;
  • assumir o compromisso de realizar, no mínimo, 04 (quatro) capacitações semelhantes no prazo de doze meses;
  • já ter sido capacitado nas Ações Básicas da Pastoral da Criança por meio do Guia do Líder.

Sobre a necessidade da capacitação anterior no Guia, Jesus nos fala em Lucas 14, 28-30:

Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. Da mesma forma, sem os alicerces do Guia do Líder não é possível construir o pavimento complementar de Brinquedos e Brincadeiras. A capacitação no Guia mostra a brinquedistas, capacitadores e multiplicadores como funciona a Pastoral da Criança nas comunidades, e como eles vão poder se inserir nesse trabalho. Nessa capacitação também são estudados aspectos do desenvolvimento infantil, brincadeiras com os bebês, e os indicadores de oportunidades e conquistas, que servem como base de conhecimento para quem vai trabalhar com Brinquedos e Brincadeiras.

Na escolha de multiplicadores e capacitadores, os coordenadores de estado e de setor devem procurar pessoas que tenham algumas das principais qualidades de um bom capacitador para a Pastoral da Criança, tais como: espírito cristão; facilidade de comunicação, saber ouvir, estar aberto para aprender e partilhar conhecimentos.

B - Organização e recursos para as capacitações[editar | editar código-fonte]

É necessário que haja um trabalho de equipe no estado e no setor para que coordenadores, multiplicadores e capacitadores possam se reunir para planejarem e organizarem as capacitações, bem como para manter a animação e a formação contínua de capacitadores e brinquedistas.

Para organizar e realizar uma capacitação, as funções dos coordenadores, multiplicadores e capacitadores são diferentes.

Cabe aos coordenadores:

  • planejar as capacitações de acordo com o público interessado e disponível;
  • verificar o cálculo do número de multiplicadores, capacitadores ou brinquedistas que está disponível na internet: www.pastoraldacrianca.org.br – Sistema de Informação

> Brinquedos e Brincadeiras > Planejamento: brinquedistas > consulta; escolher abrangência; escolher: ano/trimestre; escolher: setor ou estado.

  • resolver as questões administrativas e financeiras da capacitação, tais como: local,alimentação, passagens;
  • providenciar os livros da ação, FABS e outros materiais a serem distribuídos;
  • fornecer as fichas adequadas ao tipo e tema da capacitação;
  • enviar as fichas de inscrição e cadastro da capacitação para a Coordenação Nacional;
  • responsabilizar-se pelos gastos com a capacitação, pois o coordenador do estado ou setor é quem recebe os recursos financeiros encaminhados pela coordenação nacional para este fim, bem como fazer e enviar a prestação de contas da referida capacitação.

Cabe ao multiplicador, capacitador:

  • combinar com o coordenador que materiais e recursos didáticos serão necessários na capacitação, como papel, cartolina, canetas, materiais para confecção na oficina de brinquedos e qualquer outro material que precise para preparar a capacitação, desde que seja compatível com os recursos disponíveis;
  • responsabilizar-se pelo planejamento didático e a execução das capacitações;
  • verificar o preenchimento adequado e o recolhimento das fichas de inscrição de cada participante. Depois de terminada a capacitação, fazer o preenchimento da folha de cadastro da capacitação, assinar as fichas de cada participante e entregar para o coordenador responsável pela mesma.

Para a capacitação de capacitadores o coordenador de setor manda um planejamento para a coordenação nacional, o qual é analisado pela pessoa responsável pelo apoio ao setor e pela coordenadora da “Ação Brinquedos e Brincadeiras”.

Para a capacitação de brinquedistas não é preciso enviar planejamento; o coordenador de setor já recebeu recursos para essas capacitações, sob a forma de capital de giro. Ao receber as fichas da capacitação, a Coordenação Nacional deposita recursos para o setor, de acordo com o número de brinquedistas capacitados.

C - Capacitação dos capacitadores de brinquedistas[editar | editar código-fonte]

Os multiplicadores do estado preparam os capacitadores de brinquedistas, o que pode ser feito por meio de uma capacitação completa ou uma ascensão de brinquedistas a capacitadores.

Capacitação

A capacitação completa tem por objetivo capacitar pessoas, já capacitadas no Guia do Líder, para se tornarem capacitadores. Deverá ter as mesmas etapas que a de brinquedistas, mas com a carga horária maior, num total de 22 horas para até 20 participantes. Nessa capacitação são usados os dois livros da ação e também o Guia do Líder e a FABS. Os temas são os mesmos da capacitação de brinquedistas, só que estudados com mais detalhes e sendo que, na 7ª etapa, há modificação neles. Os materiais também são os mesmos com o acréscimo do livro Como organizar e acompanhar – Brinquedos e Brincadeiras. Colocamos a seguir o roteiro com todos os temas da capacitação, mas só há sugestão de atividades naqueles em que há diferença na forma de serem trabalhados com os capacitadores. Os outros temas serão trabalhados da mesma forma que com os brinquedistas.

Roteiro da Capacitação de Capacitadores[editar | editar código-fonte]

Carga horária total da capacitação: mínimo de 22 horas para até 20 participantes

1ª etapa – duração mínima: 3h30min • ideal: 4h

Celebração inicial e apresentação dos participantes.

  • Como no roteiro da capacitação de brinquedistas, podendo ser utilizadas também as palavras do bispo, da coordenadora nacional e da fundadora da Pastoral da Criança deste livro.

Materiais educativos e programa da capacitação

  • Entregar os materiais educativos: livro Como organizar e acompanhar – Brinquedos e Brincadeiras e o livro Brinquedos e Brincadeiras na comunidade (que chamaremos Livro, nestas orientações),informar a quem se destinam conforme explicado no capítulo III deste livro.
  • Explicar que nas capacitações de capacitadores vão ser usados os dois livros e na de brinquedista só será usado o livro Brinquedos e Brincadeiras na comunidade.
  • Mostrar este o roteiro para o grupo ver os temas que serão estudados na capacitação.

Objetivo da capacitação e da “Ação Brinquedos e Brincadeiras”

  • Explicar que esta capacitação tem por objetivo preparar capacitadores de brinquedistas.
  • Trabalhar o objetivo da “Ação Brinquedos e Brincadeiras” como na capacitação de brinquedistas,só que, após as discussões, é feita a leitura do texto I – “Para que tanta brincadeira? neste livro.

Organização das atividades

  • Como no roteiro da capacitação de brinquedistas

Por que a criança brinca?

  • Trabalhar como na capacitação de brinquedista, com a diferença que, nos grupos, os capacitadores lêem todo o texto B no Livro. Cada grupo responde às perguntas do final do texto, conforme o número do seu grupo (1, 2 ou 3) para apresentar no grande grupo.
  • Explicar como trabalhar o texto com os brinquedistas.

Materiais para 1ª a 6ª etapa:

  • como no roteiro da capacitação de brinquedista e, o livro Como organizar e acompanhar – Brinquedos e Brincadeiras.

2ª etapa – duração mínima: 3h • ideal: 3h30min.

Brincadeiras variadas. Resgate de brinquedos e brincadeiras

  • Como no roteiro da capacitação de brinquedistas.

Brincar é um direito da criança.

  • Trabalhar como na capacitação de brinquedista, com a diferença que cada grupo deve ler todo o texto C no Livro. Cada grupo deve responder às perguntas do final do texto conforme o número do seu grupo (1, 2 ou 3) para apresentar no grande grupo.
  • Explicar como trabalhar o texto com os brinquedistas.

3ª etapa – duração mínima: 3h • ideal: 3h30min

Brincadeira de faz-de-conta. Blocos de construção. Jogos.

  • Trabalhar como na capacitação de brinquedistas, sendo que, após as apresentações dos grupos,deve ser feita a leitura interativa dos textos E e F no Livro. Mostrar as sugestões para organizar essas brincadeiras e para confeccionar brinquedos.

Música

  • Como no roteiro da capacitação de brinquedistas.

4ª etapa – duração mínima: 3h • ideal: 4h

Oficina de construção de brinquedos.

  • Trabalhar como na capacitação de brinquedista, sendo que deve ser feita a leitura interativa do texto D, no Livro.

5ª etapa – duração mínima: 3h • ideal: 3h30min

Auto-expressão plástica: desenho, pintura, recorte e colagem.

  • Trabalhar como na capacitação de brinquedista. Depois, deve ser mostrado no texto H do Livro, as informações sobre a auto–expressão e os desenhos da criança e respondidas as perguntas do final do texto. Destacar a importância dessa atividade para o desenvolvimento da criança e a necessidade dela estar presente no Dia da Celebração da Vida.

Cantinhos do brincar

  • Dividir os participantes em três ou quatro grupos. Pedir para que desenhem como poderia ser a organização dos Cantinhos do Brincar, tendo por base o local onde é realizada a “Celebração da Vida” nas comunidades, organizando: brinquedos, livros e material de expressão plástica. Depois apresentam os desenhos no grande grupo.
  • Após as apresentações, fazer uma leitura interativa do texto L do Livro. Pedir que revejam seus desenhos e façam a relação com o texto lido. Reforçar a importância da criança poder escolher livremente com o que quer brincar.

6ª etapa – duração mínima: 3h • ideal: 3h30min

Histórias

  • Fazer a oficina como no roteiro da capacitação de brinquedistas. Ao final ,fazer a leitura interativa do texto G no Livro e discutir as perguntas no final do texto.

Papel e atitudes do brinquedista.

  • Trabalhar como na capacitação de brinquedista, sendo que, depois de relacionar os comentários dos participantes, deve ser feita a leitura interativa do texto M no Livro e a discussão da pergunta que está no final do texto.

7ª etapa – duração mínima: 3h30min • ideal: 4h

Etapas de implantação, sacolão e acompanhamento da “Ação Brinquedos e Brincadeiras”

  • Leitura interativa do capítulo II deste livro, que é o que será usado em toda esta etapa.
  • Destacar, no 3º Passo do capítulo II, a sugestão de atividades para a atuação do brinquedista e seu compromisso.
  • Mostrar na FABS o local de registro da atuação do brinquedista.

Fichas de inscrição e de cadastro da capacitação.

* Destacar na leitura do 2º Passo do capítulo II, como deve ser feito o preenchimento das fichas de inscrição dos participantes e do cadastro da capacitação. Mostrar as fichas no anexo 2.

  • Verificar se estão preenchidas corretamente as fichas de inscrição de cada um e recolhê-las.

Roteiro e metodologia de capacitação

* Ver com o grupo o roteiro da capacitação de brinquedistas no capítulo III. Destacar a diferença na preparação de capacitadores que tem o estudo mais aprofundado dos textos e acréscimo de temas como a metodologia de capacitação e o preenchimento das fichas.

  • Ler e conversar sobre pontos básicos da metodologia também no capítulo III.

Fluxo e organização das capacitações

  • Mostrar e comentar o fluxo da capacitação na “Ação Brinquedos e Brincadeiras”, no anexo 1, item A.
  • Ler no anexo 1, item B, as informações sobre organização e recursos para as capacitações, as atribuições de capacitadores e coordenadores.

Revisão dos temas e atividades da capacitação

  • Verificar e procurar tirar as dúvidas dos participantes sobre os temas estudados e de como fazer a capacitação de brinquedistas.

Avaliação.

  • Com base nas avaliações diárias fazer a avaliação final, em grupos, por escrito, para serem entregues depois ao multiplicador
  • Apresentação das avaliações no grande grupo para ajudar aos futuros capacitadores a planejar e realizar suas capacitações.

Celebração final com envio dos capacitadores

  • De acordo com a criatividade do multiplicador.

Materiais para 7ª etapa

  • Nesta etapa tanto os participantes quanto o multiplicador usarão o livro Como organizar e acompanhar – Brinquedos e Brincadeiras
  • Para uso dos participantes: fichas de inscrição dos participantes; papel, caneta ou lápis.
  • Para uso do multiplicador: FABS

Ascensão[editar | editar código-fonte]

A ascensão tem por objetivo preparar brinquedistas para se tornarem capacitadores da “Ação Brinquedos e Brincadeiras”. Será realizada em três etapas, com um mínimo de 8 horas de carga horária total para até 15 participantes. Entre o estudo dos temas é necessário que sejam feitas atividades de animação ou relaxamento, aproveitando, por exemplo, para cantar cantigas de roda, fazer brincadeiras. A seguir colocamos os temas e atividades a serem trabalhados. O material básico para a ascensão são os dois livros da “Ação Brinquedos e Brincadeiras” e também o Guia do Líder.

Roteiro da Ascensão a Capacitador

Carga horária total da ascensão: mínimo de 8h para até 15 participantes

1ª etapa – duração mínima: 2h • ideal: 3h

Celebração inicial

  • De acordo com a criatividade do multiplicador.

Apresentação dos participantes e de aspectos positivos do trabalho.

Entrega dos livros

  • Orientar para que, ao se apresentarem, falem também de aspectos positivos do seu trabalho na“Ação Brinquedos e Brincadeiras”.
  • Entregar os livros Como organizar e acompanhar – Brinquedos e Brincadeiras e Brinquedos e Brincadeiras na comunidade, explicando a quem se destinam e o uso dos livros nas capacitações.

Objetivo da ascensão

  • Apresentar o objetivo da ascensão, ressaltando o valor da experiência dos participantes como brinquedistas. Rever o objetivo da ação no capítulo I deste livro.

Programa da ascensão

  • Mostrar este programa da Ascensão para que o grupo veja os temas que serão estudados.

2ª etapa – duração mínima: 2h30min • ideal: 4h

Textos B e C do livro Brinquedos e Brincadeiras na comunidade

  • Fazer a leitura interativa dos temas – Por que a criança brinca? e Brincar é um direito da criança – que têm as informações básicas sobre a necessidade da “Ação Brinquedos e Brincadeiras”

Revisão de temas do livro Brinquedos e Brincadeiras na comunidade

  • Fazer o levantamento de dúvidas e dificuldades sobre outros temas do livro estudados na capacitação de brinquedistas.

Revisão dos Indicadores de Oportunidades e Conquistas (IOCs).

  • Ler, no Guia do Líder, os IOCs relacionados ao brincar.

3ª etapa – duração mínima: 3h30min • ideal: 5h

Etapas de implantação e acompanhamento da “Ação Brinquedos e Brincadeiras”

  • Leitura interativa do capítulo II deste livro, que é o que será usado em toda esta etapa.
  • Destacar, no 3º passo do capítulo II, a sugestão de atividades para a atuação do brinquedista e seu compromisso
  • Rever, na FABS, o local de registro da atuação do brinquedista.

Fichas de inscrição e de cadastro.

  • Destacar no capítulo II como deve ser feito o preenchimento das fichas de inscrição dos participantes e do cadastro da capacitação.
  • Verificar se estão preenchidas corretamente as fichas de inscrição de cada um e recolhê-las.

Roteiro e metodologia de capacitação.

  • Rever com o grupo o roteiro da capacitação de brinquedistas, no capítulo III.

Destacar a diferença na preparação de capacitadores que tem o estudo mais aprofundado dos textos e acréscimo de temas como a metodologia de capacitação e o preenchimento das fichas.

  • Ler e conversar sobre pontos básicos da metodologia também no capítulo III. Fluxo e organização das capacitações
  • Mostrar e comentar o fluxo da capacitação na “Ação Brinquedos e Brincadeiras”, no anexo 1, item A.
  • Ler, no anexo 1, item B, as informações sobre organização e recursos para as capacitações, e as atribuições de capacitadores e coordenadores.

Avaliação e celebração final de envio.

  • De acordo com a criatividade do multiplicador.

Fichas de inscrição e de cadastro[editar | editar código-fonte]

Fichas de Cadastro da Capacitação e de Inscrição do Capacitado

Lista do sacolão[editar | editar código-fonte]

Brinquedos, materiais e livros.