Manual do Setor em Espanhol
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ORIENTAÇÕES PARA A CAPACITAÇÃO COMPLETA NO GUIA DO LÍDER
- Para atuar na Pastoral da Criança é necessário que o voluntário faça a capacitação no Guia do líder, seja para atuar como líder ou como coordenador, capacitador, brinquedista, entre outros. Este roteiro foi elaborado para ajudar multiplicadores e capacitadores a realizar esta capacitação. Ele orienta o estudo sobre a gestante e a criança até os seis anos e o uso das ferramentas que apóiam o trabalho nas comunidades para ajudar a garantir que os conteúdos e as práticas mais importantes sejam conhecidos de forma semelhante por todos. Para conseguir mais rapidez e aproximar os capacitadores das pessoas a serem capacitadas a Pastoral da Criança adota o seguinte fluxo:
FLUXO DE CAPACITAÇÃO
Equipe nacional (profissionais/técnicos )
Multiplicador (nível de estado )
Capacitador ( nível de diocese/setor e/ou paróquia/ramo)
Líder e pessoa de apoio (comunidade)
Missão de multiplicadores e capacitadores Eles têm por missão capacitar pessoas, com elas aprendendo e ensinando, partilhando conhecimentos com dedicação. Multiplicador: prepara capacitadores nas várias dioceses do país. Capacitador: capacita novos líderes,nas comunidades.
ESTRATÉGIA DA CAPACITAÇÃO: Com base em estudos e refletindo sobre sua própria experiência de capacitação no Guia do Líder, a Pastoral da Criança adotou uma nova estratégia para a capacitação no Guia 2007, que tem por base que: - para aprender as pessoas precisam do auxílio de outras pessoas, pois antes de fazer qualquer coisa por conta própria, é necessário aprender com alguém e/ou por meio de livros, instruções etc; - o conhecimento se torna significativo para quem aprende quando é levado em conta as necessidades e o saber das pessoas; - o aprendizado acontece pela aquisição gradativa de novos conhecimentos, - a relação entre teoria e prática reforça a aprendizagem.
- Essa nova estratégia de capacitação está apresentada na própria redação do Guia do Líder, que tem o conteúdo organizado em etapas, com tarefas de casa para reforçar o que é estudado e assim melhorar o aproveitamento dos participantes.
A capacitação foi divida em duas partes para permitir que o líder vá assumindo gradativamente suas atividades e possa iniciar logo o acompanhamento de gestantes e menores de um ano, sujeitas a maior risco. A capacitação deve ocorrer em um local específico, com espaço para abrigar as pessoas e estrutura para trabalhos em grupo. No caso de líderes o ideal é que seja na própria comunidade onde eles moram. O coordenador de setor/diocese deve prever que a capacitação acontece em etapas, com intervalo entre elas para permitir a realização das tarefas de casa a fim de que os líderes possam atuar na comunidade e trazer as dúvidas e dificuldades que tiveram. Nos locais onde isso não for possível, o coordenador e o capacitador vão verificar a necessidade de agrupar duas ou três etapas, com o cuidado de dar o espaço de tempo necessário para a realização das tarefas de casa propostas em cada uma delas, para se ter uma capacitação bem feita. Haverá uma 1ª parte da capacitação, com 11 etapas e tempo ideal de 3 horas e 30 minutos cada etapa (total de 36h 30min). Ao final desta etapa, o coordenador envia as fichas de cadastro e de inscrição de cada participante para coordenação Nacional, para que sejam cadastradas no sistema e emitido o certificado. A segunda parte da capacitação contém quatro etapas, com tempo ideal de 3 horas e 30 minutos cada (total de 14 hs). Ao final desta etapa, são enviadas as fichas de cadastro e de inscrição novamente. O tempo ideal da capacitação completa é de 50 hs e 30 min. Esse tempo foi calculado pensando num grupo de, no máximo, 15 participantes, de forma a permitir a participação ativa de todos. Para planejar uma capacitação, o coordenador leva em conta que um (1) capacitador ministra uma capacitação com até no máximo 15 participantes. Os cadastros de capacitação que tiverem número maior de participantes serão cadastradas no sistema de informação da Pastoral da Criança, mas com uma observação sobre “excesso de participantes”. Esses certificados não serão emitidos.
METODOLOGIA DA CAPACITAÇÃO: A redação e a capacitação do Guia do Líder foram pensadas para incentivar a interação entre os capacitados e relação da teoria com a prática. Destacamos abaixo as principais premissas e recursos didáticos em que estão baseadas:
- DIÁLOGO – A fala dos participantes facilita a aproximação e o interesse deles pelo conteúdo estudado e permite a troca de experiências e conhecimentos. Sendo assim, o capacitador deve ter uma atitude de escuta e acolhimento, mas ao mesmo tempo saber dosar as participações, orientando para que haja objetividade e clareza nas colocações a fim de dar oportunidade para que todos possam falar. LEITURA INTERATIVA – Para fazer o estudo do Guia, cada participante pode ler uma página. Depois, o capacitador estimula comentários, troca de experiências, esclarecimento de dúvidas para verificar se os participantes entenderam o texto lido. Em seguida, parte para a leitura de outra página. RELAÇÃO FÉ E VIDA – As citações bíblicas que estão colocadas em várias páginas do Guia do Líder permitem que se faça uma reflexão sobre os conteúdos estudados à luz da Bíblia. O capacitador pode estimular os participantes a partilharem suas reflexões sobre as citações. MINI-OFICINAS - O treinamento prático na própria capacitação, treinando o “uso” de ferramentas de trabalho do líder como - tarar a balança, anotar o peso na curva ou fazer o soro caseiro - deve acontecer de acordo com o momento em que esses temas aparecem no Guia do Líder para ajudar o aprendizado correto. ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E RELAXAMENTO - O uso de canções, brincadeiras, danças, relaxamento, entre outros, durante as etapas da capacitação, são recursos que permitem um descanso e depois a retomada de maior atenção dos participantes. A sugestão é que, entre a leitura de alguns temas, que tem o título com as letras em cor laranja, o capacitador faça uma dessas atividades quando perceber cansaço, sono, desvios do assunto. Dinâmicas breves para introduzir ou discutir um conteúdo também favorecem o interesse e a participação. TAREFAS DE CASA – As atividades práticas junto às famílias e na comunidade, propostas no final de cada etapa, visam aproximar os conteúdos estudados no Guia do Líder com a vida da comunidade e a realidade local. Essas tarefas permitem também que as dúvidas surgidas durante a prática possam ser discutidas durante a capacitação, o que ajuda a melhorar a aprendizagem e fortalecer a segurança dos participantes.
- Tendo como base essas orientações, cada capacitador deverá planejar sua capacitação usando a criatividade para tornar o estudo dos temas do Guia do Líder interessante e desafiante, de acordo com quantidade de pessoas e as características do grupo com o qual vai trabalhar.
“Comece com o que eles sabem, aproveite o que eles têm”. Lao Tsé. 700 AC
Iª PARTE DA CAPACITAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA TRABALHAR A 1ª ETAPA
- Usar a criatividade para acolher, apresentar os participantes e entregar o Guia do Líder de forma participativa e carinhosa.
Celebração inicial: Sugestão: Após o preparo do ambiente (Bíblia, vela, etc) pode ser feita uma oração que ajude a pensar sobre o conteúdo do Guia do Líder, refletindo com o grupo sobre o imenso desejo de viver que existe em toda criatura humana. A vida está dentro de nós, nos outros e na natureza. Tudo e todos querem viver e o Guia do Lider exalta a vida. Durante a capacitação e após seu término, devemos valorizar a vida que está ao nosso redor, agradecendo ao bom Deus pelo dom da vida
- O capacitador pode fazer uma relação com o texto da “Palavra do Pastor” (pág 6 do Guia do Líder 2007), falando sobre a preferência pelo irmão mais necessitado na Pastoral da Criança. A seguir, faz a leitura do texto bíblico que se refere ao primeiro milagre do pão (Mc 6, 30-44), correlacionando com as palavras das páginas 7 e 8 do Guia do Líder. Pode fazer o fechamento falando sobre a importância do VER e do ouvir na capacitação; do JULGAR iluminados pela palavra de Deus, que dá o discernimento para chegar a um AGIR que ofereça, de fato, aquilo que nosso irmão precisa. O capacitador encerra esta celebração e dá seguimento à capacitação, trabalhando o objetivo da capacitação. Na capacitação de capacitadores, este roteiro da capacitação completa do Guia do Lìder pode ser entregue neste momento para cada participante, para que eles possam ir acompanhando as etapas e como elas acontecem.
OBJETIVO DA CAPACITAÇÃO NO GUIA DO LÍDER 2007: “Formar voluntários para acompanhar gestantes e crianças de até os seis anos das comunidades onde moram. São ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania que ajudam na garantia de vida em abundância e que formam a base de todo o trabalho da Pastoral da Criança”.
- Sugestão: Fazer um cartaz com o objetivo em letras grandes e fixá-lo em lugar visível na sala. Em seguida, folhear o Guia com eles e dizer que foi elaborado com a contribuição de líderes e cordenadores de todo o Brasil, revisado por instituições científicas, consultores etc. Com isso ele trás informações científicas atualizadas associadas à forma de trabalho da Pastoral. Chamar atenção para as cores das páginas mostrando que as que têm a “orelha” azul ou verde se referem às informações para o trabalho do dia-a-dia do líder - as informações que tem o fundo marrom claro são atividades que vão ser feitas durante a capacitação.
A MISSÃO DO LÍDER DA PASTORAL DA CRIANÇA: Iniciar com a leitura da interativa das págs 9 à 17. Reforçar a importância das três atividades do líder, lembrando que, para considerar a existência da Pastoral da Criança na comunidade, as três atividades (Visita domiciliar, Dia da Celebração da Vida e Reunião para Reflexão e Avaliação) precisam acontecer mensalmente.
- Destacar que os líderes são as principais figuras do trabalho da Pastoral da Criança e que, ao fazerem essas atividades com empenho e dedicação, estão contribuindo para o projeto de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.” Jo 10,10.
A GESTANTE: Continuar com a leitura interativa da pág 18 à 24. Após a leitura das páginas 23 e 24, para reforçar a aprendizagem sobre o Laços de Amor e a entrega das cartelas, pode-se fazer uma mini-oficina com os participantes, seguindo as orientações a seguir: Mini-oficina do Laços de Amor: Divida o grupo em 4 subgrupos e dê para cada um o Laços de Amor e uma historia de gestantes: exemplo: A Gestante Izabel, 3o. mês de gestação – 1a. visita do líder: a gestante se queixa de dor ao urinar e tem vômitos constantes.
OBS: Escrever uma história em cada cartela para entregar uma para cada grupo. Pedir para criarem uma dramatização da visita com entrega das cartelas conforme a história recebida, usando a explicação do envelope do Laços de Amor e os roteiros de visita domiciliar do Guia 2007, páginas 62, 78 e 89 (em azul). Na apresentação dos grupos, o capacitador observa a entrega das cartelas de acordo com a orientação do envelope (máximo de 3 cartelas por visita), e se as orientações dadas ajudaram as gestantes nas suas “queixas”. Parabenizar cada apresentação, reforçar aspectos positivos e refletir com o grupo o que pode ser melhorado quanto ao “jeito” do líder orientar. Reforçar também a importância de orientar quanto aos sinais de perigo e o encaminhamento para o hospital.
Explicar que a sugestão da tarefa de casa do final dessa etapa é visitar uma gestante que seja conhecida pela pessoa. Isso ajuda a diminuir a insegurança que é comum no começo de qualquer atividade. Materiais para a 1ª etapa: O capacitador deve ter o Guia do Líder, Bíblia, o cartaz com o objetivo da capacitação, Laços de Amor e as histórias das gestantes. Cada participante precisa de papel, lápis, borracha, o Guia do Líder e o Laços de Amor.
ORIENTAÇÕES PARA TRABALHAR A 2ª ETAPA A GESTANTE – continuação
- O capacitador lê e explica a pág 25, comentando que, a cada retorno para nova etapa de capacitação, será avaliada a tarefa de casa, esclarecendo dúvidas e celebrando as conquistas da etapa anterior. Comentar que o quadro do VER se refere ao conteúdo a ser trabalhado na etapa de capacitação que está se iniciando - as perguntas contidas nele são uma forma de aproximar o conteúdo do Guia do Líder ao que os participantes viveram na comunidade. Este tipo de página se repete em todo início de etapa. O capacitador trabalha o conteúdo desta etapa fazendo a leitura interativa com o grupo. No conteúdo referente a visita domiciliar (pág 26, 27 e 28) o capacitador deve reforçar a importância da visita do líder, lembrando que, para considerar uma visita realizada o líder deve: entrar na casa, ver a gestante ou a criança mesmo que esteja dormindo, conversar com a