Mensagens Educativas

De Agir Pastoral da Criança
Ir para navegação Ir para pesquisar

Mensagens Educativas

Fonte: Sistema de Informação da Pastoral da Criança

INDICADORS DA FOLHA DE ACOMPANHAMENTO DO CONTROLE SOCIAL (FAC-Saúde)

1. Não houve reunião do CMS no mês referencia.

Articulador, alertamos que o Conselho de Saúde não se reuniu no ultimo mês de referência. Existem atividades e repasses de recursos que acontecem mensalmente no SUS; considerando a necessidade de Controle Social sobre estes recursos e a periodicidade das ações de saúde do município, os Conselhos de Saúde devem se reunir pelo menos 1 (uma) vez por mês, a exemplo do Conselho Nacional de Saúde e Conselhos Estaduais. Esta periodicidade deve estar garantida na Lei que institui o conselho ou no seu regimento. Converse com os conselheiros sobre isso, principalmente com os representantes de usuários. Veja qual a melhor maneira de garantir que esta reunião, que é pública, tenha dia, hora e local estabelecido para acontecer todo o mês.

2. Participou de reunião CMS que não houve.

Identificamos o seguinte erro de preechimento da a FAC - Saúde: o articulador marcou que participou da reunião do Conselho Municipal de Saúde, e no campo anterior marcou que ela não aconteceu. Favor corrigir este erro e devolver para coordenação nacional da Pastoral da Criança

3. Não informou se houve reunião do CMS.

Alertamos que a pergunta ´houve reunião do conselho´ tem duas possibilidades, sim ou não. No mês de referência desta FAC-Saude nenhuma opção foi marcada. Articulador precisa saber mensalmente se aconteceu ou não a reunião do Conselho de Saúde e marcar a resposta na FAC-Saúde. Lembre, as reuniões do Conselho Municipal são públicas, e devem ter data e local definido e divulgado para a população.

4. Não informou se reuniu-se com a PC.

Alertamos que a pergunta ´reuniu com a Pastoral da Criança´ tem duas possibilidades, sim ou não. No mês de referência desta FAC-Saude nenhuma opção foi marcada. Lembramos que o encontro com a Pastoral da Criança é uma grande oportunidade para saber o que a comunidade quer dizer para o Conselho de Saúde, informar as decisões do Conselho e estudar maneiras de evitar a Mortalidade Infantil no município. Discuta com a Pastoral da Criança as suas dificuldades e as soluções para que aconteçam encontros mensais.

5. Não houve mortes

Durante o ultimo mês o articulador informou que não ocorreu uma morte de criança com menos de 01 ano de idade. Este fato por um lado é sinal de alegria mas também um alerta para continuarmos com nosso objetivo de saber se houve mortes no município, promover a vida e evitar que outras mortes continuem acontecendo.

6. Não informou o número de mortes criança

Articulador, alertamos que o número de mortes de crianças menores de um ano, no mês anterior ao mês de referência da FAC-Saúde, deve ser igual ao numero de fichas preenchidas com as informações sobre a morte.

7. Não informou a função do articulador

Alertamos que mensalmente é necessário informar a condição do articulador: se é conselheiro (titular ou suplente) ou não. Esta condição do articulador pode mudar de um mes para o outro e portanto precisa ser sempre marcada.

8. Participou CMS e não reuniu-se com PC.

Alertamos que o articulador está participando das reuniões do Conselho de Saúde, mas não está conseguindo se reunir com a Pastoral da Criança. Lembramos que o encontro com a Pastoral da Criança é uma grande oportunidade para saber o que a comunidade quer dizer para o Conselho de Saúde, informar as decisões do Conselho e estudar maneiras de evitar a Mortalidade Infantil no município. Discuta com a Pastoral da Criança as suas dificuldades e as soluções para que aconteçam encontros mensais.

9. Houve reunião CMS e não participou.

Alertamos que aconteceu a reunião do Conselho de Saúde no mês de referência, mas por alguma razão o Articulador não participou. As reuniões podem oferecer oportunidades para saber quais são as decisões do Conselho e estudar maneiras de evitar a Mortalidade Infantil no município.

10. Não informou se participou reunião CMS.

Alertamos que a pergunta ´participou da reunião do conselho´ tem duas possibilidades, sim ou não. No mês de referência desta FAC-Saude nenhuma opção foi marcada. Articulador precisamos saber mensalmente se você participou ou não da reunião do Conselho de Saúde. Favor marcar a resposta na FAC-Saúde. Lembre, as reuniões do Conselho Municipal são públicas, e devem ter data e local definido e divulgado para a população.

11. Não foi visitada UBS.

No ultimo mês o articulador informou que não visitou uma Unidade Básica de Saúde. Este fato é um alerta para continuarmos com nosso objetivo de saber como está a qualidade do atendimento dos Serviços de Saúde no município, promover a vida e evitar que crianças doentes fiquem sem acesso ao tratamento completo.

12. UBS não tinha antibiótico.

Alertamos que muitos óbitos infantis que podem ser facilmente prevenidos continuam a acontecendo. Um dos problemas , segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que os medicamentos (como os antibióticos) não estão disponíveis no local e momento certos. E mesmo que estejam, muitas vezes, demora-se para iniciar o tratamento. Leve para o Conselho de Saúde as histórias de crianças com infecção, que tinham receita para tomar antibiótico e não receberam logo o medicamento na Unidade Básica de Saúde para começar o tratamento.

13. Não foi preenchido se UBS foi visitada.

No ultimo mês o articulador não preencheu a pergunta sobre a visita a uma Unidade Básica de Saúde. Alertamos que a resposta para nenhuma visita é zero. Não deixe o campo em branco.

14. Facs Mortes

  • 1 - Não informou a data de Nascimento

Atenção articulador, a data de nascimento e óbito é a referência para saber se a criança tem menos de um ano de idade e pode ser incluída como Mortalidade Infantil.

  • 2 - Não informou a data de óbito da criança

Atenção articulador, a data de nascimento e óbito é a referência para saber se a criança tem menos de um ano de idade e pode ser incluída como Mortalidade Infantil.

  • 3 - Criança informada maior que 1 ano

Prezado articulador, conforme informações sobre a data de nascimento e óbito, esta criança tem mais de um ano de idade e portanto não seria necessário incluí-la no seu estudo sobre a a Mortalidade Infantil.

  • 4 - Não informou o nome da criança

Articulador, para distinguir esta criança de outras crianças que podem ter a mesma data de nascimento e óbito e as mesmas causas, é necessário que ela tenha um nome. O nome pode ser as siglas das iniciais, o primeiro nome ou o nome completo da criança que é escolhido pelos pais.

  • 5 - Não informou se PC acompanhava criança

Articulador, informar se a criança era acompanhanda ou não pela Pastoral da Criança contribui para entender melhor o estudo da morte desta criança, inclusive para saber como a Pastoral da Criança pode contribuir para prevenir outras mortes pelas mesmas causas.

  • 6 - Não informou o setor da criança

Articulador, ao informar o setor/diocese de referência da criança que faleceu e que foi acompanhanda pela Pastoral da Criança podemos identificar e comparar as informações de mortes cadastradas também pelas líderes nas FABS.

  • 7 - Não informou o ramo da criança

Articulador, ao informar o ramo/paróquia de referência da criança que faleceu e que foi acompanhanda pela Pastoral da Criança podemos identificar e comparar as informações de mortes cadastradas também pelas líderes nas FABS.

  • 8 - Não informou a comunidade da criança

Articulador, ao informar a comunidade de referência da criança que faleceu e que foi acompanhanda pela Pastoral da Criança podemos identificar e comparar as informações de mortes cadastradas também pelas líderes nas FABS.

  • 10 - Não informou se criança foi atendida SS

Articulador, com a informação de que a criança que faleceu foi ou não atendida pelo Serviço de Saúde podemos identificar e comparar as mortes para saber o quanto os serviços de saúde estão relacionados com a Mortalidade Infantil.

  • 11 - Não informou qual SS atendeu.

Articulador, com a informação sobre qual serviço de saúde atendeu a criança que faleceu podemos identificar e comparar as informações de mortes para saber o percentual dos diferentes serviços de saúde que estão relacionados com a Mortalidade Infantil.

  • 12 - Criança não atendida no SS

Prezado articulador, o fato desta criança não ter sido atendida no serviço de saúde pode significar deficiências para fazer as consultas do pré-natal e parto, além de dificuldades de acesso aos serviços de saúde. Caso esta informação seja confirmada, avalie com a Pastoral da Criança e o Conselho de Saúde como melhorar a qualidade, a oferta e o acesso aos serviços de saúde.

  • 13 - Não informou se conversou com SS

Articulador, com a informação sobre a sua conversa em relação à morte no Serviço de Saúde que atendeu a criança que faleceu podemos saber se houve abertura para o diálogo sobre o fato nos serviços de saúde que estão relacionados com a Mortalidade Infantil.

  • 14 - Não conversou no SS sobre a morte

Articulador, é necessário insistir. Com a informação sobre a sua conversa em relação à morte no serviço de saúde que atendeu a criança que faleceu podemos saber se houve abertura para o diálogo sobre o fato nos serviços de saúde que estão relacionados com a Mortalidade Infantil.

  • 15 - Foi atendida e não conversou no SS sobre a morte

Articulador, é preciso insistir. Com a informação sobre a sua conversa em relação à morte no serviço de saúde que atendeu a criança que faleceu podemos saber se houve abertura para o diálogo sobre o fato nos serviços de saúde que estão relacionados com a Mortalidade Infantil.

  • 16 - Não informou se debateu na reunião CMS

Articulador, com a informação sobre o debate em relação à morte de crianças no Conselho de Saúde podemos saber se houve abertura para o diálogo sobre o fato na instância de referência para o Controle Social no município e que tem a atribuição de contribuir para a prevenção da Mortalidade Infantil.

  • 17 - Não debateu obito na reunião do CMS

Articulador, com a informação de não houve debate em relação à morte de crianças no Conselho de Saúde podemos concluir que existe pouca abertura para o diálogo sobre o fato na instância de referência para o Controle Social no município e que tem a atribuição de contribuir para a prevenção da Mortalidade Infantil. Você deve insistir para que o assunto seja item de pauta no Conselho de Saúde.

  • 18 - Não informou se podia ser prevenida

Articulador, o estudo serve para saber como evitar que outras mortes aconteçam pela mesma causa e onde estão localizadas as condições mais desfavoráveis para a vida da criança, na família, na comunidade ou nos serviços de saúde. Insistimos que você marque a resposta desta pergunta na ficha de estudo sobre a morte da criança.

  • 19 - Não informou se morte poderia ser prevenida

Articulador, o estudo serve para saber como evitar que outras mortes aconteçam pela mesma causa e onde estão localizadas as condições mais desfavoráveis para a vida da criança, na família, na comunidade ou nos serviços de saúde. Insistimos que você marque a resposta desta pergunta na ficha de estudo sobre a morte da criança.

  • 20 - Não informou sE obito foi debatido na Reunião do CMS

Articulador, com a informação sobre o debate em relação à morte de crianças no Conselho de Saúde podemos saber se houve abertura para o diálogo sobre o fato na instância de referência para o Controle Social no município e que tem a atribuição de contribuir para a prevenção da Mortalidade Infantil.