Relatório das atividades realizadas no ano de 2011
Relatório das atividades realizadas no ano de 2011
Região Sul, Sudeste e Centro Oeste
Paraná
=> Em Curitiba/PR, a comemoração do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança aconteceu no dia 19 de novembro, reunindo cerca de 500 crianças e adolescentes de várias tradições religiosas. A celebração aconteceu no Colégio Marista Santa Maria e reuniu representantes das Igrejas Católica, Anglicana, Messianica e Hare Krishna; do movimento Focolares e catequese e das entidades Pastoral da Criança, Associação Inter-religiosa do Paraná (Assintec), Amorc-Rosa Cruz, Pequeno Cotolengo, Fundação Mokiti Okada e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
Durante a tarde de atividades, as crianças puderam brincar, ouvir histórias e participar de oficinas de brinquedos e brincadeiras, teatro e jornal mural, musica encenada, ikebana, escultura de bexiga, pintura de rosto e atividades esportivas e recreativas. A oração da criança foi rezada por todos os participantes, no encerramento das atividades, juntamente com a leitura e assinatura da carta compromisso do dia.
=> No dia 21 de novembro, o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança foi apresentado na sessão da Assembleia Legislativa do Paraná . A sessão foi proposta pelos deputados Tadeu Veneri (PT) e pastor Edson Praczk (PRB). O assunto foi apresentado pelo Gestor de Relações Institucionais e representante do GNRC no Brasil, Clóvis Boufleur, acompanhado de lideranças de várias denominações religiosas. Em seu pronunciamento, Clóvis falou aos deputados sobre a iniciativa da GNRC de “colocar a criança como centro de atenção em todas as religiões”. Na ocasião foram entregues orações da criança para todos os deputados.
Distrito Federal
=> Brasília/DF, a celebração do Dia Mundial de Oração e Ação pelas Crianças, foi no dia 19 de novembro, na Paróquia Bom Jesus e reuniu cerca de 200 pessoas (crianças e adultos) de diversas tradições religiosas e entidades ( CEBI – Centro de Estudos Bíblico, Obra Kolping do Brasil, Comunidade Baha'í do Brasil, CLAI – Conselho Latino-Americano de Igrejas – Regional Brasil, URI – Iniciativa das Religiões Unidas, Federação Espírita Brasileira, Templo Shin Budista, Centro Budista Tibetano Kagyn Pende Gyam, Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial e Pastoral da Criança ). Contou também, com a presença de Mercedes Román – coordenadora da GNRC na América Latina e Caribe. No evento ouve além das brincadeiras, apresentação dos corais da Legião da Boa Vontade, da Escola das Nações e da Comunidade Espírita Brasileira e de Dança de Rua, promovida plena escola Cantinho Girassol da Igreja Luterana. A celebração foi concluída com apresentação de música dos professores do Centro de Ensino Fundamental Dra. Zilda Arns. https://pastoraldacrianca.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1235:dia-mundial-de-oracao-e-acao-pela-crianca-em-brasilia&catid=46:nacionais&Itemid=38
=> No dia 16 de novembro aconteceu a sessão solene na Câmara dos Deputados Federais , no plenário Ulisses Guimarães. A sessão foi proposta pela deputadas Liliam Sá (PSDB), que lembrou a violência sofrida pelas crianças no Brasil. Segundo ela, anualmente 40 mil famílias brasileiras têm filhos desaparecidos. Durante a sessão houve a apresentação do coral infantil da Escola das Nações e do Coral da LBV, além da apresentação de Street dance do Colégio Vitória Régia.
=> Também nos dias 11 a 15 de novembro aconteceu a Oficina de formação em educação ética , reunindo diversas crianças e jovens. A oficina foi a primeira realizada no país e seguiu o manual “Aprender a viver juntos” ( https://pastoraldacrianca.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1246:brasilia-realiza-oficina-de-formacao-em-educacao-etica&catid=46:nacionais&Itemid=38)
São Paulo
=> Em São Paulo/SP, a celebração Inter-Religiosa do Dia 20 de novembro foi realizado no dia 19 de novembro, reunindo mais de 250 pessoas de diversos setores e tradições religiosas. As crianças interagiram e participaram ativamente de todas as atividades, mostrando-se alegres em poder estar nessa celebração. Na cidade de São Paulo a Pastoral da Criança das regiões de Belém, Brasilândia, Ipiranga, Lapa, Santana e Sé, além da Igreja Metodista, CLAI, Risho Kossei Kai do Brasil, Pastoral do Menor e Pastoral da Pessoa Idosa
=> O dia de Oração e Ação pela Criança também foi lembrado no dia 20 de novembro na convenção nacional da Purific Brasil . O evento reuniu cerca de 1.800 pessoas no Parque Anhembi. A empresa confirmou a doação de 435 mil colheres-medidas de soro caseiro como gesto concreto da ação pelas crianças no mundo. https://pastoraldacrianca.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1247:doacao-da-purific-do-brasil-acao-concreta-no-dia-de-oracao-pela-crianca&catid=46:nacionais&Itemid=38
=> No Setor de Limeira/SP , a celebração do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança aconteceu no dia 13 de novembro, com a leitura da oração pela criança em todas as celebrações. No dia 20 de novembro aconteceu atividade na praça local, envolvendo a população. https://pastoraldacrianca.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1234:setor-de-limeira-celebra-dia-mundial-de-oracao-e-acao-pela-crianca&catid=46:nacionais&Itemid=38
Rio Grande do Sul
=> Em Porto Alegre/RS, o evento aconteceu durante a tarde do dia 18 de novembro, no auditório da ACM – Associação Cristã de Moços e houve brincadeiras na praça. A representante da GNRC em Porto Alegre, Irmã Terezinha Dorigan Vireira falou na abertura do evento sobre o objetivo da Rede de reduzir a violência e construir a paz e motivou as crianças e os representantes das tradições religiosas (Igreja Católica, Israelita, Budismo, Federação Espírita e ACM) a participarem do momento no sonho da paz mundial. Durante o evento aconteceu oficinas de brinquedos e brincadeiras, contação de histórias, desenho e pintura. No final da celebração, as crianças plantaram flores coloridas na praça da ACM para representar a unidade na diversidade e representar o cuidado com a natureza, com o planeta na experiência ecológica e juntos rezaram a oração pela criança.
Região Norte e Nordeste
Acre – A Capital Rio Branco, realizou atividades em todas as paróquias visitadas e motivadas para o dia do evento. Aconteceu concentração da criançada para brincadeiras e para a oração, na manhã do dia 19 de novembro de 2011, na comunidade São Raimundo Nonato na Paróquia São Sebastião. Houve entrevista coletiva com a imprensa local para divulgar o Dia de Ação e Oração pela Criança.
Amapá – A capital Macapá reuniu onze paróquias junto com a Igreja Batista, as Pastorais Sociais, Infância Missionária, Pastoral do Menor para realização da caminhada que aconteceu no dia 20. Teve a participação do bispo Dom Pedro José Conte, que animou as duas procissões. Uma que aconteceu, pela manhã, na Zona Sul. Outra, à tarde, na Zona Norte, com as temáticas: violência e o direito da criança.
Amazonas – Em Manaus, o Dia de Oração aconteceu nas Missas de cada paróquia da Arquidiocese.
Pará – Em Belém, houve uma Celebração Ecumênica. A Igreja Luterana ofereceu “Café Ecumênico”. Participaram, também, as Igrejas Presbiteriana, Metodista, Católica e Anglicana. As crianças receberam uma benção. Houve brincadeiras de roda. No Estado todas as dioceses se organizaram e realizaram atividades na praça e durante as Missas, na capital, a oração dos fieis foi dedicada ao Dia de Oração pela Criança. Realizaram-se atividades nas Celebrações da Vida com a presença da Igreja Pentecostal Assembleia de Deus e as crianças receberam uma benção
Rondônia – Porto Velho distribuiu panfletos em todas as cidades divulgando o dia de Oração para ser rezado em todas as celebrações dos dias 19 e 20 de novembro
Roraima – A capital Boa Vista realizou uma mobilização para o dia de Oração durante a Assembleia Diocesana com articulação dos leigos e dos párocos. A divulgação foi feita, também, via a Rádio Monte Roraima FM. No dia 20, durante o dia, nas celebrações da vida houve brincadeiras e oração nos ramos da capital Boa Vista. Durante o dia de Oração houve a presença de espíritas, candomblé e umbanda.
Tocantins – Na capital, Palmas houve uma Missa solene presidida pelo bispo e não se conseguiu reunir outras religiões. Em Araguaina foi realizada uma caminhada, no dia 20, no centro da cidade, concluindo com a Missa presidida pelo bispo de Tocantinópolis dom Geovânio.
Alagoas – A capital Maceió realizou um dia do brincar na Rua Armindo Pereira Leite. Foi a primeira experiência numa rua central interditada. Houve oficinas de construção de brinquedos, contação de histórias e se aproveitou para fazer o lançamento da campanha com a participação de 150 pessoas entre brincadores e brinquedista. A comunicação externa foi divulgada na Rádio Católica Imaculada Conceição. A vinheta do dia de oração divulgou o evento, todos os dias, durante um mês na rádio. Foi incentivada na assembleia diocesana da Arquidiocese de Maiceió para a participação de todos.
Bahia – O dia de Oração em Salvador foi realizado dia 20 de novembro, na comunidade Pedra Furada.
Ceará – Em Fortaleza houve uma celebração geral com mobilizando nas paróquias para o dia 20. A Pastoral da Criança realizou um trabalho com a Assembleia de Deus. Foi divulgada nos programas de Rádio nos dias 13 a 20 de novembro. Cada paróquia teve seu envolvimento maior nas comunidades de base. Maior divulgação foi realizada nos dias 11 a 15 de novembro de 2011. Toda a Igreja do Regional Nordeste I, se reuniu em Crato-CE e na abertura (dia12 de novembro) na Catedral Nossa Sra. Da Penha se fez o lançamento do Dia de Oração pela Criança, que reuniu 200 pessoas do Regional. A programação continuou:
Dia 17/11 – Dia de Prestação de Serviços as crianças e famílias, brinquedistas, consultas medicas, recreações, cortes de cabelos e demais ações – Sede da Pastoral da Criança – Paróquia N.Sra. de Lourdes – Juazeiro do Norte- CE.
19/11- Celebração da Vida – com rodas de conversas, presenças de brinquedistas nas Paróquias São João Bosco e N.Sra. Aparecida em Juazeiro do Norte –CE.
20/11 Roda de Conversa na Associação Beneficente Madre Maria Villac “Reduzir a violência e construir a Paz” Coord. do Núcleo 04- Ronildo/Juazeiro CE.
Houve momento de oração em todas as missas das paróquias do Município de Juazeiro.
Em Lavras de Mangabeira/CE , no ramo São Vicente Férrer, realizou a abertura da Semana de Oração e Ação pela Criança, no dia 13 de novembro, com missa de ação de graças. A celebração contou com a participação dos líderes e voluntários da Pastoral da Criança, que distribuíram e fizeram a leitura da Oração pela Criança. https://pastoraldacrianca.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1218:abertura-da-semana-de-oracao-e-acao-pela-crianca-em-lavras-da-mangabeira&catid=48:locais&Itemid=40
Maranhão - A programação aconteceu no Estado, nas paróquias com a oração durante as Missas do dia20, dentro da capital São Luís a oração aconteceu no Santuário Nossa Sra. da Conceição, durante um mês de festejo, houve espaço nas 4 grandes celebrações para a oração da criança com participação dos líderes, famílias e crianças acompanhas.
Paraíba – As paróquias realizaram o dia de oração junto com outras pastorais e Infância Missionária e a catequese. A abertura se deu no conjunto Pesado Maia, na paróquia de Santa Ana em João Pessoa. Outras Igrejas foram envolvidas como a Assembleia de Deus. Houve tardes de lazer e celebração com as crianças nos dias 18 e 19 de novembro. Houve brincadeiras de roda na pracinha próxima a paróquia, no final da tarde, às 16:00 h, houve lanche para todas as crianças
Pernambuco – Este ano Recife e Olinda realizaram o dia de Oração em todas as paróquias em suas comunidades nas celebrações da vida.
Piauí – Realizou nas paróquias e comunidades da capital Teresina. Não houve um momento forte central por conta do envolvimento da organização e realização dos 25 anos da Pastoral da Criança no Piauí.
Rio Grande do Norte – Em Natal houve um Encontrão de Líderes com a temática principal da oração. Não houve nada de concreto com outras religiões. As líderes usaram camisetas com a oração da criança nas costas. Na festa dos 15 anos da Pastoral da Criança em São José do Campestre-RN, foi feita uma motivação pelo dia de Oração pela Criança com uma caminhada pela cidade e finalizou com a partilha de um bolo de 15metros. Houve muita divulgação nas rádios.
Sergipe – A capital Aracaju, por conta do processo de troca de coordenadora, não houve grande movimento. Apenas às paróquias realizaram Missas que se rezou o dia de oração.