Viagem a Angola - Junho 2011
RELATÓRIO MISSÃO NA ANGOLA de 20 de junho a 01 de setembro de 2011 |
MISSIONÁRIA: Elci Bacch e Silva
DATA DA MISSÃO: 20 de junho a 01 de setembro/2011
OBJETIVO
IMPLANTAR E IMPLEMENTAR A PASTORAL DA CRIANÇA NA ANGOLA, SÃO TOMÉ E PRINCIPE .
Objetivos Específicos:
- Implementar a Pastoral da Criança nas Dioceses que foram implantadas com formação contínua para os capacitadores e multiplicadores;
- Fazer a sensibilização e implantar a Pastoral da Criança em São Tomé e Príncipe;
- Realizar a capacitação de Missão e Gestão nas Dioceses que já foram atualizadas no Guia do Líder versão 2007 e capacitar capacitadores e multiplicadores em Missão e Gestão; OBS: 1.Nas Dioceses com poucas paróquias convidar o suplente para a capacitação Missão e Gestão; 2. Formar turmas com até 20 participantes.
- Fortalecer a missão da Pastoral da Criança nas Dioceses que estão com dificuldades de desenvolver as ações da Pastoral;
- Realizar reuniões com coordenações diocesanas (equipas)
- Visitar Paróquias e Comunidades;
- Articular com Instituições Nacionais e Internacionais.
RELATÓRIOS DE ATIVIDADES REALIZADAS POR DATA
DIA: 21/06/2011
Chegamos ao aeroporto 24 de junho em Luanda Irmã Maria de Lurdes Mattiello e Elci Bacch e Silva, fomos recebidas por Pe. José Saliqueva e Albertina Alberta as 04h10min no horário de Angola, conduzidas para o local da hospedagem Lar da CEAST. Após um pequeno café, reunião com a Coordenação Nacional para rever a proposta do programa e outros encaminhamentos. No período da tarde organizamos o material para a capacitação.
DIA: 22 a 24/06/2011
Capacitação da Missão e Gestão na Paróquia São Pedro em Luanda com 15 participantes destes, participantes somente 03 Coordenadores Paroquiais. Concluíram a capacitação 10 participantes. Durante esta Capacitação ficamos hospedadas na casa das Ir. Missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada. Fomos acolhidas com muita alegria e hospitalidade, cobrindo as necessidades durante a Capacitação. A Ir. Judite Rodrigues Barbosa foi muito dedicada e atenciosa em providenciar e preparar tudo para a Capacitação.
AVALIAÇÂO: Foi bom, só tenho a agradecer. A espiritualidade, as passagens Bíblica, método bom, alimentação muito boa. Tempo suficiente, chegou na hora certa. As Dinâmicas, os passos, prestação de contas. Sugestões: Fazer de dois em dois anos. Enviar o Jornal da Pastoral da Criança pelo menos 1 por paróquia. À tarde reunião com o Coordenador Nacional Pe José Saliqueva para encaminhamento das seguintes atividades: 1- Preparar formulários dos registros dos Coordenadores Diocesanos e Paroquiais. Nas visitas às Dioceses que estão no programa para receber capacitação pelas Missionárias Ir. Maria de Lurdes Mattiello e Elci Bacch e Silva cada uma fará nos locais programados. 2- Abertura de Conta Bancaria: conforme ficou estabelecido com Dr. Nelson, no encontro Regional de Recife, fazer a experiência na Paróquia de Nazaré em Lobito e orientar as demais dioceses para abrir a conta bancária, quem ainda não tiver. 3-Prestação de Contas: orientar conforme o manual do Coordenador de Ramo e Setor. Levar os formulários e insistir na transparência e a necessidade de fazer a prestação de contas mensal e encaminha-las para estâncias superiores. Para as comunidades orientar sobre o uso do caderninho para anotar entradas e saídas. Receitas de doações de basar etc. sempre registrarem. 4- Convite: Ir. Joceli para Ir Maria de Lurdes Mattiello para marcar presença em uma reunião de Mulheres, só será aceito se houver disponibilidade de tempo e junto com a Equipa da arquidiocese. 5- Materiais Educativos: Elci apresentou a relação do material educatvo que foi enviado para Angola este ano. Pe. José Saliqueva vai conferir as caixas, procurar o documento do recebimento para assinar e entregar para levar ao Brasil. OBS: Rever e organizar as próximas viagens para a missão.
DIA: 25/06/2011
Formação Contínua: Encontro com os Coordenadores Diocesanos de Luanda e Viana juntamente com os Multiplicadores, Capacitadores, Coordenação Nacional e Internacional. Pauta:
CAPACITAÇÕES: Avaliação do que foi feito de capacitações a partir da visita da Elci em 2010. Muitos frutos foram conquistados como parceria nas campanhas de vacinas com secretaria de saúde dos municípios. Alguns recursos temos recebidos da coordenação nacional e da organização local. Os capacitadores relataram as dificuldades que estão enfrentando com as irmãs Joceli e Enedi, que marcam e realizam por conta capacitações em Luanda e Viana, não seguem as orientações e a metodologia da Pastoral da Criança, formam grupos de até 30 participantes. Existe duas correntes na Pastoral da Criança, a Coordenação Nacional com as orientações.
da P.C.I. de Curitiba e as Irmãs que trabalham paralelamente do seu jeito e por conta fazem convênios e recebem doações tudo por fora.
MATERIAL EDUCATIVO: O material educativo temos o suficiente. Foi informado obre a apostila de orientação para o capacitador que foi melhorada, incluindo dentro das respectivas etapas as oficinas. PRESTAÇÃO DE CONTAS: Sobre a prestação de contas foi entregue para os Coordenadoras de Viana e Luanda modelos dos recibos e explicação da prestação de contas e a importância de fazer mensalmente a prestação de contas da Diocese, Paróquia e a Comunidade fazer caderninho.
CADASTRO DOS COORDENADORES DIOCESANOS E PAROQUIAIS: As Coordenadoras de Viana e Luanda receberam as fichas para preencher dos coordenadores atuantes e entrega-las para a Ir. Maria de Lurdes. Nos casos que não tem ainda o coordenador oficial seguir o procedimento da inscrição dos candidatos para ser ratificado pela autoridade eclesiástica.
BENS MÓVEIS E IMÓVEIS: Cada Diocese e Paróquia, fazerlevantamento dons bens e equipamentos que são da Pastoral da Criança recebidos de doações ou adquiridos com recursos locais e enviar cópia para a Coordenação Nacional. PARCERIAS: Com organizações governamentais a Pastoral da Criança Internacional propõe que se aguarde até agosto quando provavelmente esteja pronto o programa do sistema de informação com os dados já digitados do acompanhamentos de crianças e gestantes.
PROPOSTA: O Coordenador Nacional da Pastoral da Criança, escrever uma carta para os Bispos e Coordenações Diocesanas, Paroquiais com cópia para os assessores repassando as decisões e novas orientações dessa reunião.
ENCAMINHAMENTOS: Coordenador Nacional deve escrever uma carta para os Bispos, Coordenadores Diocesanos, Paroquiais e Assessores com os seguintes assuntos:
1 .CAPACITAÇÕES: Todas as capacitações devem ser planejadas juntamente com a Coordenadora da Arquidiocese e realizadas conforme a metodologia da Pastoral da Criança. Após a capacitação encaminhar as fichas para a Coordenadora da Arquidiocese que encaminhará para a Coordenação Nacional.
2.PRESTAÇÃO DE CONTAS: Todas as coordenações, diocesanas, paroquiais e de comunidade precisam fazer mensalmente a prestação de contas dos recursos financeiros recebidos em nome da Pastoral da Criança conforme o modelo recebido, a Comunidade fazer o caderninho
3.CADASTRO DOS COORDENADORES DIOCESANOS E PAROQUIAIS: As Coordenadoras Diocesanas vão receber as fichas para preencher o cadastro do coordenador atuante e entrega-las para a equipe nacional ou para as missionárias Ir. Maria de Lurdes ou Elci. Nos casos que não tem ainda o coordenador oficial seguir o procedimento da inscrição dos candidatos para ser ratificado pela autoridade eclesiástica.
4.BENS MÓVEIS E IMÓVEIS: Cada Diocese e Paróquia, fazer levantamento dons bens e equipamentos que são da Pastoral da Criança sejam recebidos de doações ou adquiridos com recursos locais e enviar cópia para a C ordenação Nacional.
5.PARCERIAS: Com organizações governamentais a Pastoral da Criança Internacional, propõe que se aguarde até agosto quando provavelmente esteja pronto o programa do sistema de informação com os dados já digitados do acompanhamento de crianças e gestantes. Sempre a Coordenação Nacional de Angola e São Tomé devem acompanhar o procedimento de parcerias e convênios.
DIA: 28/06/11
Viagem a São Tomé e Príncipe – O relatório desse período é específico São Tomé e Príncipe (anexo)
DIA: 25/07/11
Retorno de São Tomé e Príncipe para Luanda
DIA: 26/07/11
Viagem para Huambo às 5hs da manhã – chegamos às 19hs.
DIA: 27/07/11
CAPACITAÇÃO MISSÃO E GESTÃO
Manhã - Inicio da formação contínua com líderes, capacitadores e 3 coordenadores paroquiais. Iniciamos com acolhida, apresentação e levantamento das dúvidas encontradas para realizar a missão. Muitas dificuldades: falta de material educativo – guia do líder, laços de amor, fabs, balanças; como anotar os indicadores de oportunidade e conquistas, como preencher o caderno do líder. NUNCA ENVIARAM FABS – faltou articulação eorientação, fazem a visita e a celebração da vida só onde tem balanças, há comunidades com 2 anos e não receberam abalança. Trouxeram o caderno do líder e foi possível fazer a reunião de preenchimento da 4ª parte do caderno e da fabs. Tarde – Chegou um grupo novo que querem ser líderes da Pastoral da Criança. Iniciamos apresentando a história da Pastoral da Criança e em seguida a projeção do DVD -Festa da Vida, orientações sobre a capacitação no Guia do Líder e do soro caseiro. Também anotamos o nome e endereço para convidá-los para a capacitação de novos líderes.
DIA: 28/07/11
Continuação da formação contínua e inicio da capacitação missão e gestão. Apresentação e acolhida conforme o manual Missão e Gestão. VER: 1º passo de Emaús do manual e em seguida iniciamos o 2º passo o JULGAR. Também nesse dia chegaram outros líderes, foram acolhidos e participaram como ouvintes, apresentamos do DVD “Festa da Vida”.
DIA: 29/07/11
Continuação da Capacitação Missão e Gestão –JULGAR e início do 3º passo –AGIR. Chegaram novos participantes que ficaram como ouvintes.
DIA: 30/07/11
Continuação da Capacitação Missão e Gestão – AVALIAR E CELEBRAR OBS: Período de transição de coordenador, faltou orientação e articulação para a convocação dos coordenadores paroquiais, a Pastoral da Criança já foi implantada em 20 paróquias e só compareceram para a capacitação coordenadores de 3 paróquias. O novo Coordenador Diocesano da Pastoral da Criança, Diácono Mateus José participou da capacitação missão e gestão e recebeu orientações sobre a missão do coordenador diocesano conforme o manual de setor para Angola.
DIA: 31/07/11
Visita à comunidade das Irmãs Mensageiras do Amor Divino na Caála no período da tarde visitamos também a comunidade Calenga onde estavam reunidos líderes, mães e crianças da Pastoral da Criança. A Ir. Delfina vai começar no próximo sábado a atualização do guia 2007 nessa comunidade.
DIA: 01/08/11
Viagem de Huambo para Lobito
DIA: 02/08/11
Encontro com os coordenadores e líderes – DVD “Festa da Vida”, em seguida foi explicado para os participantes os assuntos solicitados: mutirão da gestante, Laços de Amor, Soro Caseiro, custo criança mês.
DIA: 03/08/11
Viagem para Lubango
DIA: 04/08/11
Inicio da Formação – Na abertura estavam presentes 11 representantes de entidades do município que trabalham com crianças. Demonstraram muito interesse de apoiar o trabalho da Pastoral da Criança e com muita abertura para essa parceria na soma de esforços para proporcionar qualidade de vida às crianças. A representante da maternidade perguntou como é o atendimento, se há queixas das mães, os líderes responderam que quando encaminhadas são atendidas. Após a apresentação do vídeo iniciamos capacitação com 25 participantes de 4 paróquias.
Leitura da carta ao coordenador e do chamado de Abraão. VER a realidade de nossas crianças, o Julgar segundo a luz da palavra de Deus, dos documentos da Igreja e da Pastoral da Criança conforme o livro MISSÃO DO COORDENADOR.
No período da tarde, entregamos a colher do soro caseiro para todos os participantes e continuamos com a leitura interativa do manual.
DIA: 05/08/11
Continuação julgar – Formação contínua com oficina dos indicadores de oportunidade e conquistas como preencher o caderno. Orientações sobre as capacitações e entrega da apostila.
DIA: 06/08/11
Revisão sobre os indicadores de oportunidade e conquistas. Planejamento da Diocese deste ano apresentado pela Ir. Bernadete. Também foi reforçado que o planejamento para o próximo ano seja elaborado na assembléia destacando a prioridade do ano na formação, coma atualização dos líderes que ainda usam o guia antigo, capacitar novos líderes onde há solicitação e realizar a capacitação de missão e gestão para os coordenadores que não puderam participar este ano. Foram indicados para essa missão de capacitadores em Missão e Gestão: Francisco Júlio Tomas, Clarinda Maya Alkaim, Maria Bambi Viera e Irmã Bernadete como suplente. Orientações: Implantar a Pastoral da Criança em novas comunidades, manter as que já estão implantadas e dar prioridade as visitas pelos coordenadores. Revisar e preencher os documentos – fichas e cadastros dos coordenadores, fazer a prestação de contas da formação e repassar as informações para a coordenadora Ir. Bernardete.
DIA: 07/08/11
No período da tarde completar os relatórios e encaminhamentos para a Coordenadora Diocesana.
FORAM RATIFICADOS TODOS OS COORDENADORES ATUANTES
COORDENADORA DIOCESANA: IR. BERNADETE
COORDENADORES PAROQUIAIS:
PARÓQUIA NOSSA SRA DAS DORES: Francisco Júlio Tomás,
PARÓQUIA SÃO JOSÉ : Maria Lázaro,
PARÓQUIA NOSSA SRA DA ASSUNÇÃO Abel,
PARÓQUIA SANTO ANTONIO – Martinho Dumbo
PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA– SEM COORDENADOR
DIA: 07/08/11
Viagem para Namibe. O Pe.Mutali foi à Lubango para nos buscar e trazer as caixas de material educativo.
DIA: 09/08/11
CAPACITAÇÃO DE CAPACITADORES NO GUIA DO LÍDER
Ás 8:30 realizamos uma reunião com o Pe. Mutali e a Ir. Rosa da Comissão/Pastoral da Criança para planejar a capacitação. Foi decidido o local da capacitação, o material para fazer as cópias para os participantes, sobre a prestação de contas que deve ficar pronta até o final da capacitação, o cadastro do coordenador paroquial e os equipamentos para a apresentação do vídeo Festa da Vida. A prioridade da formação é fazer ascenção dos líderes para capacitadores no Guia do Líder. Iniciamos a formação as 14:30h com a apresentação do vídeo e em seguida os participantes destacaram o que mais chamou a atenção. Após a apresentação também apresentaram as dificuldades encontradas: como usar laços de amor, fazer a celebração da vida-como usar a balança, marcar no caderno, preencher a fabs e fazer a reunião de avaliação e reflexão.
DIA: 10/08/11
Oração: canto do mantra
Oh! Luz do Senhor que vem sobre a terra...
Leitura Lc 8,16-18 com partilha e em seguida a oração da criança.
Iniciamos e estudo da apostila/fascículo – Orientações para o Capacitador.
DIA: 11/08/11
Oração: Lc 18, 15-17(as crianças) Continuação do estudo do fascículo/apostila com a oficina das cartelas Laços de amor e indicadores de oportunidade e conquistas. Até a 7ª etapa
DIA: 12/08/11 Oração: Lc 14, 27-2- Oficina da balança, pequena celebração da vida com 3 mães e 4 bebês. Estudamos até a 11ª etapa.
DIA: 13/08/11
Oração: O fermento
Oficina do caderno e da fabs – 12ª a 15ª parte. Atribuições do capacitador, preenchimento das fichas. Ascenção de 6 líderes para capacitadores de líderes. (3 duplas) Junto com Irmã Rosa e a coordenadora paroquial organizamos a prestação de contas da capacitação. No final do dia fomos ver a planta Welwitcha Mirabelis – única planta do mundo, só existe no deserto de Namibe.
DIA: 14/08/11
Celebração Eucarística na Paróquia Santo Adrião com envio dos capacitadores. ENCAMINHAMENTOS: ORGANIZAÇÃO DA PASTORAL DA CRIANÇA NA DIOCESE DE NAMIBE A Pastoral da Criança, está implantada na paróquia Santo Adrião nas comunidades: Plaó, Kalumbilo, Torre do Tombo e São José Forte. Ascenção a capacitador no Guia Do Líder na Diocese:Emília Catumbo Dubguela Camati Cahilana, José Capena Freitas Pascoal, Pascoal Armando Kahunda, Celeste WandiIva, Henrique ChilundaMarango Faustino,Mirian Soneca Marcelino Mahamba, Suzana Nakawingi Paulo e Ir. Rosa. Participaram 8 lideres para a ascenção à capacitador e 6 outros líderes para fortalecimento na missão. A Paróquia São Pedro tem 18 lideres que iniciaram a capacitação com Albertina no mês de fevereiro deste ano, os capacitadores que foram ascendidos vão completar. A Diocese vai receber o novo Bispo e só então será decidido sobre a coordenadora Diocesana e a abertura da conta corrente para a Pastoral da Criança. A tarde viagem para Lubango e pernoite na casa da cunhada de Albertina. Recebemos os cadastros dos coordenadores que a Cordenadora de Lubango, Ir. Bernadete ficou de coletar as assinaturas. .
DIA: 15/08/11
Viagem para Benguela/Lobito
DIA: 16 e 17/08/11
Fazer o relatório e preparar material para capacitação no município de Balombo.
DIA: 18 a 22/08/11
Balombo – ATUALIZAÇÃO NO GUIA DO LÍDER. Chegamos na casa paroquial e fomos recebidos pelo Pe Geraldo, pároco e assessor da Pastoral da Criança, os líderes já estavam esperando. As 10h iniciamos a capacitação com 12 líderes para atualização e 15 novos líderes para capacitação no guia do líder. Após a apresentação dos participantes, oração e em seguida um pouco da história da Pastoral da Criança e objetivo. Foi entregue para todos os participantes o guia do líder e após olharem lemos a carta do Pastor e da Fundadora trabalhamos a 1ª e 2ª etapas até as 14 hs e após o almoço a 3ª etapa.
DIA: 19/08/11
Continuação da capacitação – 4ª, 5ª e início da 6ª etapas
Oração: Jo 10,1-10 com partilha e continuação da capacitação. No período da manhã 4ª etapa e início da 5ª e a tarde completo da 5ª etapa e início da 6ª etapa oficina do cartão da gestante e do caderno do líder na parte da gestante.
DIA: 20/08/11
Complemento da 6ª etapa e 7ª – oficina dos indicadores, balança e explicação da celebração da vida.
Dia 20/08/11 -Sábado: Oração–Visita de Maria a prima Isabel (Lc 1, 39) Apresentação das tarefas, cadastro da gestante e crianças complemento da 6ª etapa, 7ª e oficina da balança com prática no caderno.
DIA: 21/08/11
Oficina do caderno e fabs por comunidade
Celebração Eucarística as 7:30hs, as 10:30 continuação da formação – explicação da árvore que está no guia do líder. Oficina do caderno por comunidade, leitura do texto no guia do líder e prática do soro caseiro com testemunhos.
Avalição do encontro: nos sentimos abandonados ficamos 4 anos sem receber formação, material e,nenhuma visita. Agora estamos animados em continuar a missão, o encontro foi muito bom e proveitoso. O negativo foi a falta de material educativo, 5 líderes sem o guia, caderno, etc.... tudo muito limitado. Albertina fez a relação do material educativo que deve ser enviado na próxima semana.
DIA: 22/08/11
Formação para os novos capacitadores
Ascenção e formação para os capacitadores – Estudo do fascículo orientações para os capacitadores e como organizar as fichas de cadastro e de inscrição. Os participantes também preencheram suas fichas para a ascenção. Capacitadores na Paróquia: Floriano Kamita Ângelo, Francisca Marica, Faustina Nassapalo, Francisco Domingos Marques, Bibiana Nassesso, Maria Nassesso, Avelina Tchulu e Geraldo Amândio Naguga, foram indicadas 2 líderes capacitadoras na comunidade, assim que concluírem a capacitação no Guia do Líder. Foram indicados e capacitados 5 lideres para aparóquia e 2 líderes capacitadores.
DIA: 23 e 24/08/11
Revisar as fichas e preparar material para a capacitação em Lobito.
DIA: 25 e 26/08/11
DIOCESE DE BENGUELA CAPACITAÇÃO MISSÃO E GESTÃO-EM LOBITO - Estavam presentes equipas de 13 paróquias, total de 22 participantes.
Esta capacitação atingiu os objetivos e foi possível realizar com qualidade e boa participação. Seguimos o texto do manual Missão e Gestão, a proposta do programa e a metodologia. Para dar continuidade no país e na diocese fiz a Ascenção de 4 Multiplicadores para o Nacional: Albertina Alberto, Francisco Dumbo, Ilda de Jesus Natália Gregório Lupasa, Vera da Conceição Chindapuli, e 3 Capacitadores para a Diocese: Amélia Mbundu, Rosália Natend Ganganjá e Pascoal Samakala em missão e gestão.
DIA: 27/08/11
Revisar as fichas da capacitação e cadastros para fazer as cópias.
DIA: 28/08/11 Domingo – Celebração Eucarística na comunidade Bom Pastor
DIA: 29/08/11
Reunião com Dom Oscar em Benguela, Pe. José Saliqueva, Pe Nelson Ricardo, Albertina Alberto, Ir. Maria de Lurdes e eu para apresentar e avaliar os trabalhos realizados nas diversas Dioceses de acordo com o programa elaborado pela Coordenação Nacional. O tempo foi muito pouco e tudo com muita pressa, Dom Oscar estava com compromisso às 10h. Em seguida visitamos a sede da coordenação nacional que está sendo reformada pela Odebreche.
DIA: 30/08/11
Visita e saudação ao Bispo de Benguela, e resolver o visto para a viagem. Dom Eugênio foi muito atencioso, ratificou o coordenador diocesano Pe Pessela se interessou pelo site da Pastoral da Criança (wiki – abriu imediatamente)
DIA: 30/08/11
Reunião com a equipa da arquidiocese de LUANDA novamente um desabafo sobre a Ir. Joceli que continua criando situações difíceis para a Pastoral. A Izabel nos entregou as fichas de cadastro dos coordenadores paroquiais de Luanda. Albertina fez as anotações para repassar os assuntos dessa reunião ao Pe José Saliqueva.
DIA: 01/09/11
Às 6hs da manhã o Pe. José Saliqueva, me entregou as prestações de contas dos recursos recebidos no ano de 2010 e dos recursos recebidos este ano para realizar as capacitações conforme a proposta de programa. OBS: o Pe José Saliqueva só entregou as prestações de contas nessa manhã, dei uma olhada e vi que ele fez da sua maneira como sempre, não seguiu as orientações e os modelos enviados pela coordenação da Pastoral Internacional que entreguei ao chegar em Luanda. Muitas vezes falei com ele por telefonee perguntei se estava fazendo as prestações de contas, sempre disse que sim. No dia na reunião de avaliação com Dom Oscar apresentei todos os compromissos solicitados pela P.C.I., mencionei tudo novamente. Disse sim está tudo aqui, mas não me entregou, ainda faltava recibos e dia 31 ainda foi buscar assinaturas. Deixei a tarefa de refazer o resumo e o demonstrativo das despesas de todas as prestações de contas do valor recebido em 2011 e me enviar por e-mail. Ás 7 hs fomos para o aeroporto para viagem de retorno ao Brasil. Saída e chegada com atraso. Em Porto Alegre também com atraso e sem saber onde pernoitar, fui com taxi procurar de porta em porta, já era dia 02 setembro.