Viagem a Angola - Setembro 2011
RELATÓRIO DA VIAGEM A ANGOLA - Período da Missão 11 de setembro a 20 de outubro de 2010 |
Objetivo:Fortalecer o trabalho da Pastoral da Criança em Angola através de capacitação nas ações básicas de saúde, nutrição, cidadania e educação, bem como ajudar a organizar o acompanhamento dos trabalhos nas comunidades. Reforçar as equipes das dioceses já capacitadas em Angola e implantar a Pastoral da Criança em 3 novas dioceses.
Missionária: Elci Bacch e Silva
Objetivos específicos 1. Fortalecer e animar as lideranças da Pastoral da Criança; 2. Avaliar os compromissos e atividades propostas pela equipe que esteve em Angola no período de 23 de junho a 29 de julho de 2009; 3. Realizar capacitações de atualização do Guia do Líder versão 2007, de acordo com a proposta do programa elaborado pela Coordenação Nacional de Angola; 4. Motivar e colaborar na preparação da visita do Coordenador Internacional da Pastoral da Criança, Dr. Nelson Arns Neumann.
Dia 11 de setembro/10 – Sábado
Dia de viagem de Curitiba – Rio de Janeiro - Luanda/Angola
Dia 12 de setembro/10 – Domingo
Elci Bacch e Silva - Cheguei as 6h30 no aeroporto 4 de Fevereiro em Luanda. Fui recebida pelo Pe. José Saliqueva, Coordenador Nacional da Pastoral da Criança. Do aeroporto fomos para o Lar da CEAST (Lar da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé) para acomodação.
No período da tarde nos reunimos para rever o programa, materiais educativos, cópias para as capacitações e acertos para as atividades a serem realizadas nas Dioceses de Huambo, Lubango, Luanda, Benguela conforme o programa específico.
DIA 13 de setembro/10
No Lar da CEAST, às 9h iniciamos o encontro com a equipe de multiplicadores e capacitadores de Luanda com a finalidade de fortalecer, avaliar e motivar as lideranças. Cada participante após a apresentação cada participante expressou como se sente na missão da Pastoral da Criança. Todos tiveram a oportunidade de falar e disseram: sinto-me bem, sou outra pessoa, sou muito feliz. Estavam presentes capacitadoras, multiplicadores e a coordenadora paroquial.
Foram relatadas algumas dificuldades: é um povo que saiu da guerra e está se estruturando, faltam pessoas disponíveis, muitas comunidades não tem ainda a Pastoral da Criança, não tem conta bancária, o material é pouco, as pessoas querem muito o livro, paróquias que pararam o trabalho, as pessoas tem pouco tempo, falta recurso para fotocópias, transporte, materiais em geral etc. Houve também muitas conquistas: foi bom o reforço e atualização no guia 2007, o rosto dos capacitadores e líderes desanimados mudou, foi um novo impulso a atualização do guia 2007, os mutirões da gestante estão sendo muito bons, a participação da Patoral da Criança na campanha nacional da vacina, perseverança e garra na missão, conseguiram uma cozinha para comunidade de São João Evangelista, tiveram acesso às unidades de Saúde – foi reconhecida e aceita a linguagem e o cartão da Pastoral da Criança na delegacia Provincial e Municipal. Realizaram as capacitações assumidas: Paróquia São Pedro 6 líderes capacitados e 9 estão sendo capacitadas; Paróquia Cristo Rei da Paz 25 líderes capacitadas e um grupo para começar; Paróquia São Mateus foram capacitados 3 grupos um de 25, um de 20 e mais um de 25 líderes e para começar 20 líderes; Paróquia são José do Nazaré, capacitamos um grupo de 10 líderes. Sugestões: Motivar grupos e movimentos para apoiar a Pastoral da Criança como a PROMAICA (Promoção da Mulher da Igreja Católica de Angola), Pastoral da Família, Grupo Jovem, Padres e Bispos
DIA 14/09/10
Viagem para Huambo -Pe. José Saliqueva me acompanhou a Diocese Huambo onde me esperava Padre Adriano Carlos Katiavala, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Criança. Em seguida nos conduziu até sua residência para o almoço juntamente com os multiplicadores Angolanos Francisco Dumbo, Albertina Teresa Alberto. Em seguida fomos a residência episcopal saudar Sua Excelência ao Senhor Arcebispo Dom José de Queiroz para contatos e convidá-lo para a abertura da capacitação. No período da tarde realizei um encontro com os multiplicadores Francisco Dumbo e Albertina Teresa Alberto iniciando com o estudo da apostila “Formação Contínua” e em seguida organizamos o programa da capacitação de atualização dos capacitadores da Pastoral da Criança.
Dia 15 de setembro/10
Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Casa dos Rapazes), iniciamos a capacitação - atualização de capacitadores no Guia versão 2007. Na abertura estavam presentes Sua Excelência ao Senhor Arcebispo Dom José de Queiroz, o Coordenador Nacional da Pastoral da Criança de Angola- Padre José Saliqueva, o Coordenador Arquidiocese de Huambo - Padre Adriano Carlos Katiavala, o Senhor Paulo Mendes/UNICEF de Huambo, Irmã Adelina Natengo - Representante da Unidade Sanitária de Saúde. Após a saudação do Senhor Bispo com votos de boas vindas, destacou a missão dos líderes na Pastoral da Criança de salvar vidas e proporcionar vida em abundância para todas as crianças, entregou o Guia do Líder a cada participante. Iniciamos a capacitação, lendo a carta do Pastor e a da Dra Zilda no início do Guia do Líder e prosseguimos a reflexão sobre a missão do líder da Pastoral da Criança e a gestante. O material de Laços de Amor, por ser um tema novo , após a leitura, realizamos oficinas por faixa etária da gestação. Completamos a 1ª e 2ª etapa do Guia do líder, encaminhando as tarefas de casa para os participantes.
Dia 16 e 17 de setembro/10
Iniciamos com a oração em especial para as gestantes que cada participante cadastrou no seu caderno. Prosseguimos estudando no Guia do Líder da 3ª até a 6ª etapa com dinâmicas, apresentações das tarefas de casa e oficinas do cartão da gestante e o cartão de vacinas da criança, orientados pela Ir. Adelina Natengo.
Dia 18 e 19 de setembro/10
Os participantes foram dispensados pois a maioria tinha compromisso na comunidade. A equipe foi visitar a praça da Alemanha, na qual percebemos a presença de muitas mães trabalhando com seus filhos pequenos nas costas, como é o costume. Conversamos com algumas mães e constatamos que todas amamentam seus filhos no peito. No dia seguinte, participação da Celebração Eucarística na Comunidade dos Padres Capuchinhos.
Dias 20 a 22 de setembro/10
Continuação da Capacitação Atualização no Guia 2007, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª e 11ª etapas com a metodologia participativa, dinâmicas e oficinas da balança e dos Indicadores de Oportunidades e Conquistas, revisão das tarefas de casa e comentários sobre as dificuldades encontradas.
== Dia 23 de setembro/10 – Revisão das tarefas de casa e comentários sobre as dificuldades encontradas na leitura da 11º e 12ª etapas. Explicação do fluxo das capacitações e ascensão de líder para líder capacitador com o objetivo de expandir a Pastoral da Criança. Após explicação das funções dos capacitadores fizemos ascensão dos participantes, ficando 13 capacitadores na Diocese e 8 líderes capacitadores para as comunidades. Os capacitadores iniciaram o planejamento para as capacitações e, após conversarem com os párocos, vão enviar o planejamento ao coordenador arquidiocesano - Padre Adriano katiavala. Recebemos novamente a visita do Sr Paulo Mendes - UNICEF que convidou o Sr Amadio Nadito Bernardes - Coordenador do Controle da Malária da Província de Huambo. O Sr Amadio recebeu o Guia do Líder e ficou muito feliz e percebeu como é importante tudo o que contém nesse livro, parabenizou os participantes e ainda disse que é inteligente e sábio quem for instruído com esse livro. Falou sobre a parceria com a Pastoral da Criança e como os líderes podem orientar as famílias sobre a malária e os cuidados e o uso dos mosquiteiros.
Avaliação: Os participantes expressaram que foi muito bom partilhar e trocar experiências, o material novo, atualizado é melhor em relação ao antigo, os temas trouxeram muitas inovações. Foi muito bom estudar sobre a mãe grávida e o bebê, visitas domiciliares, aleitamento materno, higiene e vacinas, soro caseiro, indicadores, o peso, etc. Manifestaram a necessidade de intensificar a parceria com o UNICEF e as Unidades de Saúde e o desejo de que todos os anos tivesse capacitação para atualizar e aprimorar os conhecimentos.
Dia 24 de setembro/10
Atendimento e preenchimento de fichas dos capacitados. Recebemos o Sr Paulo Mendes - UNICEF e a Sra Sônia José/Supervisora Provincial Ação Social/DPS (Direção Provincial de Saúde) para solicitar a colaboração da Pastoral da Criança na campanha da vacina poliomielite que será realizada dias 1,2 e 3 de outubro. O Padre Katiavala, após esta reunião, fez um comunicado para todos os párocos solicitando a divulgação e apoio dos líderes da Pastoral da Criança e de toda a comunidade.
CONCLUSÃO: Na 1ª parte trabalhamos 26h. e na 2ª. parte 9h30, total
- de 35h30. Total de 26 participantes.
DIA 25de setembro/10
O multiplicador Angolano, Francisco Dumbo e eu, Elci Bacch e Silva, viajamos de Huambo para Lobito.
Dia 26 de setembro/10
Encontro com os líderes em Lobito para fortalecer a missão da Pastoral da Criança, avaliar e tirar as dúvidas. Após a oração e apresentação, os participantes se expressaram como se sentem na Pastoral da Criança após a capacitação com a Ir. Diva Rossi. Estavam presentes 8 líderes, a coordenadora paroquial, a vice coordenadora, capacitadoras e multiplicadora do nacional. Destacaram como conseguiram convencer as mães para fazer o pré-natal e o acompanhamento pela saúde, realizar formação para novos líderes, visita domiciliar, celebração da vida, reunião de avaliação e enviar FABS. Têm dificuldades para comprar o lanche, às vezes não tem nada e as crianças cobram. Também foi possível esclarecer as dúvidas sobre o cadastro de gestante, como anotar os indicadores. Fizemos a prática com um bebê e houve muitas perguntas que foram esclarecidas. Foi dada a sugestão de fazer sensibilização para conseguir colaboradores para o lanche das crianças.
DIA 27de setembro/10
A multiplicadora Albertina Teresa Alberto e eu, Elci Bacch e Silva, viajamos de Lobito para Lubango. Chegamos às 18h e ainda foi possível realizar uma pequena reunião com o Padre Américo para organizar o programa da capacitação.
DIA 28 de setembro/10
Início da capacitação de atualização do Guia do Líder em Lubango. Na abertura estavam presentes diversas autoridades: Sua Excelência Reverendíssima Dom Gabriel Biling, o Vice- Governador Sérgio Cunha Velho, Padre Américo. Marcou presença a Comunicação Social para divulgação da Capacitação como Televisão Pública de Angola e a Rádio Nacional local.
O Bispo Diocesano incentivou e valorizou a missão da Pastoral da Criança dizendo que era o sonho da saudosa Dra Zilda de levar em frente esta missão de lutar pela vida das crianças destacando que isso é evangelização, é amor, é promoção humana para as crianças e famílias. “Agradeço todos os líderes, governo e todos que apoiam esta pastoral; esperamos que esta Província tenha muitos frutos para que as crianças tenham vida. A seguir Elci falou dos objetivos desta capacitação e apresentou os materiais educativos utilizados na Pastoral da Criança e reforçou a necessidade de somar esforços com outras entidades e o governo para proporcionar qualidade de vida as crianças e suas famílias. O vice governador também destacou que os objetivos da Pastoral da Criança coincidem com os projetos da Província e promete ajudar no que for preciso e que está aberto para esta parceria. Após a abertura prosseguimos com a apresentação dos participantes e organização da capacitação. Lemos a carta do Pastor e a da Dra Zilda no Guia do Líder. Iniciamos a 1ª. e 2ª. etapas: Missão da pastoral da Criança e a gestante, com oficina das cartelas Laços de amor. Após o almoço prosseguimos estudando a 3ª e 4ª etapas, explicando os indicadores de oportunidades e conquistas.
DIA 29 de setembro/10
Continuamos a Capacitação - período da manhã, 5ª. e 6ª.etapas e O nascimento do bebê. No período da tarde 7ª. e 8ª etapas. Orientações sobre: Dormir de barriga para cima é mais seguro, indicadores de oportunidades e conquistas com leitura e oficina.Observação: Muitas mães estão desinformadas sobre o registro das crianças que é gratuito até 5 anos de idade, continuam sem registrar os filhos, também por não terem seus documentos. O povo está sofrendo, pois 1391 famílias devem sair de suas casas pois se encontram em área de risco e estão sendo demolidas e o local que foi designado para essas famílias não tem nenhuma infra estrutura.
DIA 30 de setembro/10
Continuação da capacitação. Pela manhã: 9ª etapa e explicação sobre as vacinas pela enfermeira Vitória Chilombo.
Tarde: após o almoço, a equipe de multiplicadores junto com a equipe da arquidiocese visitou à Maternidade Provincial Irene Neto. Visitamos a sala de parto e a das consultas e tive a oportunidade de falar para um grupo de gestantes que estavam aguardando o atendimento. No Hospital Pediátrico há muitas crianças internadas tomando soro, devido à época da chuva há muito mais fluxo de internações e devido à diarréia causada pela água de má qualidade que as crianças tomam. Nestas visitas destacamos a importância da Pastoral da Criança nas comunidades, orientando as famílias sobre as ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Ao retornar, foi feita a oficina da balança com a prática da pesagem de crianças e prática do caderno, em seguida continuamos estudando a 10a. etapa. Também fizemos a prática do soro caseiro. Nessa tarde recebemos as parteiras tradicionais para acompanhar as orientações, a enfermeira Vitória que é coordenadora do grupo.
Dia 01 de outubro/10
Continuação da capacitação, 11a. etapa com explicação e oficina sobre os indicadores de oportunidades e conquistas, utilizando os dados das crianças que os participantes registraram no caderno. Iniciamos a 2a. parte, estudando a 1ª. e 2ª. etapa.
No período da tarde iniciamos com oficinas sobre o caderno do líder, orientando o registro das crianças e gestantes que cada participante visitou, conforme as tarefas propostas no estudo do guia. Observamos bom aproveitamento no preenchimento do caderno e também compreensão dos Indicadores de Oportunidades e Conquistas. Foi possível explicar e orientar sobre a ascensão de mais quatro líderes para capacitadores na Diocese e sobre a ascensão de oito Líderes para serem Líderes Capacitadores na Comunidade.
DIA 02 de outubro/10
Continuação 2ª. parte da capacitação, etapas 3ª. e 4ª. E orientações sobre preenchimento das FABS, funções dos capacitadores e preenchimento das fichas, planejamento e avaliação.
CONCLUSÃO: Na 1ª parte trabalhamos 25h30 e na 2ª parte 11h30,
- total de 47h. Total de 21 participantes.
Na avaliação os participantes relataram que a formação foi muito boa em relação aos temas e que deveria se repetir mais vezes. Às 11h foi a Celebração Eucarística com o Padre Américo e com Envio dos capacitadores. Os capacitadores que participaram da atualização do Guia do Líder para realizarem as atividades na missão da Pastoral da Criança necessitam do acompanhamento e incentivo da equipe da Arquidiocese. A equipe responsável pelos formadores deverá promover um encontro para dar mais informação sobre as capacitações especialmente para o Líder Capacitador. Foi feita motivação para que todos os participantes, ao retornarem, completem as visitas e registrem mais crianças e neste mês façam a visita domiciliar, a celebração da vida e a reunião de reflexão e avaliação.
DIA 03 de outubro/10
Participamos da Celebração Eucarística na Paróquia Imaculada Conceição. Em nossa apresentação tive a oportunidade de falar sobre a Pastoral da Criança e motivar para que surjam líderes nesta paróquia. Estava presente a formadora Maria Luísa que participou da formação. Visitamos a Comunidade Santa Terezinha do Menino Jesus, onde começou a Pastoral da Criança. Algumas líderes presentes estão decididas a recomeçar as atividades da Pastoral.
DIA 04 de outubro/10
A multiplicadora Albertina Teresa Alberto e eu Elci Bacch e Silva, após concluir as atividades em Lubango, retornamos para Lobito.
DIA 05 de outubro/10
Fomos visitar Sua Excelência, o Senhor Arcebispo Dom Eugênio Dalcoso, que expressou seu empenho para que a Pastoral da Criança se desenvolva e possa chegar a todas as Dioceses e especialmente Saurimum que começou em 2007 e atualmente está com os trabalhos parados. Disse também que é uma das obras mais evangelizadoras porque é para os pequeninos. No litoral, a Pastoral está bem, precisa avançar mais no interior, dar formação para líderes na língua de cada região para que facilite seu entendimento. Ressaltou a importância de usar recurso audiovisual sobre a Pastoral da Criança pois é um recuso moderno e de fácil compreensão. Também comentou sobre o governo que está facilitando e liberando profissionais para a Pastoral da Criança. Ainda tivemos um encontro muito especial com Sua Excelência Dom Oscar Lino Lopes Fernandes Braga Bispo emérito de Benguela, expressou que tem muita esperança na Pastoral da Criança porque acompanha as famílias, os pais em sua casa e principalmente os pequeninos. Se preocupa quando não aparece o resultado, as FABS, os relatórios que comprovam o trabalho das bases. O governo tem demostrado interesse, precisamos aproveitar essa oportunidade de fazer parceria, mas se não comprovamos fica difícil. Em suas colocações também afirmou que as coordenações diocesanas devem ser assumida pelos leigos e os padres serem assistente espiritual pois eles tem muitos compromissos na missão sacerdotal não podendo fazer o acompanhamento necessário para o bom funcionamento das ações da Pastoral.
DIA 06 de outubro/10
Encontro com os capacitadores e Multiplicadores no Centro Diocesano da Pastoral da Criança no Centro do Bom Pastor na Paróquia Santíssima Trindade, bairro Cabaia. Marcaram presença 4 multiplicadores e 1 Capacitador. Iniciamos com a oração e reflexão da leitura Tg.2, 14-26, a fé sem obras é morta em seguida lemos o texto, " Deus capacita os escolhidos".
Avaliação após a capacitação realizada pelas missionárias Ir Diva, Ir. Maria de Lourdes e Sofia. Destacaram que aprenderam muito e colaram em prática com mães grávidas e crianças acompanhadas. Dividiram grupoa de famílias, onde tinham 30 crianças e passou a ficar com 15 e as outras crianças, para nova líder, também fizeram o mapeamento da comunidade. Laços de amor, as mães grávidas gostam muito e como falta tiramos cópias. Foi planejado a capacitação de atualização em Ganda e por falta de transporte não foi possível. Albertina, Francisco e Ilda realizaram capacitação de atualização em Lobito, 14 lideres, Cubal, Culango e agora junto com Elci em Huambo e Lubango, Ilda realizou atualização para lideres da paróquia Nossa Senhora de Nazaré para 15 líderes, em Bocoio 22 líderes, junto com Francisco em Culango com a Albertina e Francisco 26 lideres em dois grupos. Foi planejado para Ganda Ilda e Vera e não foi realizado devido a falta de transporte.
Proposta para dar continuidade a missão: resgatar os líderes que receberam a formação, trazê-los de volta e acompanhá-los; avançar com nova propostas de capacitação; reunir os Capacitadores e Multiplicadores e estudar a apostila de Formação Contínua; nas atualizações do Guia fazer ascensão de Líder para Líder Capacitador; enviar para o Brasil as fichas das capacitações realizadas anteriormente; planejar como será o acompanhamento dos capacitadores diocesanos e líder capacitador após as atualizações do guia 2007 realizadas pela missionária Elci e os multiplicadores Angolanos em setembro e outubro de 2010; visitar e acompanhar as Dioceses que Elci e multiplicadores realizaram capacitação de atualização do guia 2007 e avaliar como os capacitadores estão prosseguindo nas capacitações; suprir de material educativo: guia do líder, caderno, fabs, laços de amor, colher medida, balanças, etc.; solicitar que os coordenadores diocesanos façam o acompanhamento e providencie as fichas para o registro das capacitações e forneçam o material educativo.
DIA 07 de outubro/10
Elaboramos o relatório da capacitação em Lubango, junto com Albertina
DIA 08 de outubro/10
Viagem para diocese de Luanda, junto com o Padre José Saliqueva.
DIA 09 de outubro/10
Reunião com a equipe arquidiocesana para organizar a capacitação Atualização dos Capacitadores em Kilamba-Kiaxi/Luanda e a celebração dos 9 anos da Pastoral da Criança em Luanda.
DIA 10/10/10 - Início da capacitação-atualização guia 2007 em Kilamba-Kiaxi/Luanda. Após a oração e muito animados os participantes fizeram sua apresentação e em seguida foi lida a carta do Pastor e a carta da saudosa Dra Zilda no Guia do Líder página 6, 7 e 8.
Prosseguimos com o estudo da Missão do Líder e da gestante, 1ª. e 2ª.etapas, após a leitura, houve partilha do texto e esclarecimentos das dúvidas.
DIA 11 a 14 de outubro/10
MANHA: Continuação da capacitação, 3ª, a 11ª etapas do guia do líder com oficinas, laços de amor, cartão da gestante e da criança, balança com pesagem das crianças, soro caseiro, do caderno do líder e da FABS.
DIA 15/de outubro/10
Continuação da capacitação -2ª. parte: 1ª a 4ª etapas, explicação sobre o jornal da Pastoral da Criança, orientações dobre a ascensão de líder para capacitador, preenchimento das fichas da capacitação, avaliação e celebração final. CONCLUSÃO: Na 1ª parte trabalhamos 27h e na 2ª. parte 9h, total de
- 36h. Total de 16 participantes.
Planejamento: Os capacitadores que foram ascendidos deverão ter o complemento da capacitação, estudar a apostila Formação Contínua, apresentar o planejamento das capacitações que vão realizar e receber o material para as capacitações.
Avaliação: Todos os assunto vieram ao encontro de nossas dificuldades e foram bem esclarecidos os problemas do dia a dia das acoes básicas. Fortaleceu a missão estudando a força que vem do alto e a caminhada com Jesus. Que todas as Paróquias tivessem a formação, que as reuniões mensais fossem rotativas nas Paróquias onde há Pastoral, precisa mais visita na comunidade. que haja mais formação pelo menos uma vez por ano com apoio da coordenação nacional e que os coordenadores façam visitas nas comunidades.
Após a reflexão a equipe arquidiocese se reuniu para alguns encaminhamentos sobre o dia de aprofundamento da missão dos líderes e como será celebrado os 10 anos da Pastoral da Criança em Luanda no próximo ano.
DIA 16 de outubro/10
CEEBRAÇÃO EUCARÍSTICA PRESIDIDA PELO FREI ÂNGELO E PE. NETO NA COMEMORAÇÃO DOS 9 ANOS DA PASTORAL DA CRIANÇA NO KIMBO DOS FRANCISCANOS, PALANCA, LUANDA
DIA 17 de outubro/10
Celebração festiva na Paróquia São Lucas, no Kimbo dos Franciscanos. Foi um momento muito importante para a caminhada da Pastoral da Criança, pela celebração partilha e incentivo para lideres e coordenadores das Diocese de Luanda e Viana. Estavam presentes mais de 90 líderes e equipes. Tive a oportunidade de falar sobre a missão do líder, o acompanhamento das crianças e famílias principalmente com o compromisso de cada um encontrar mais um líder, lutar pela redução da mortalidade infantil, acompanhamento das grávidas. Destaque especial sobre a visita domiciliar, a celebração da vida e a reunião de avaliação e reflexão, lembrando que precisamos recolher os resultados preenchendo a FABS e enviar para a coordenação nacional todos os meses .
== DIA 18 a 19 de outubro/10 - Atendimento aos Coordenadores de Luanda e Viana para complemento das fichas de capacitações.