Viagem ao Haiti - Outubro 2010
RELATÓRIO DA VIAGEM AO HAITI - Período da Missão 15 de outubro a 13 de novembro de 2010 |
Missionários : Pe Ademar Rover e Ir Rosangela Maria Altoé.
Objetivo: Dar continuidade ao processo de implantação da Pastoral da Primeira Infância na Diocese de Fort-Liberté através de capacitação nas ações básicas de saúde, nutrição, cidadania e educação, bem como ou-du-Nord, Ouanaminthe, St. Suzanne e La Délivrance. Fortalecer o trabalho da Pastoral da Primeira Infância nas duas paróquias já implantadas:Trou-du-Nord e Ouanaminthe .
DIA: 15/10/2010
Viagem: Curitiba / São Paulo / Panamá/ Santo Domingo – Fomos acolhidos no aeroporto pelo Sr. Rafael, motorista da Pastoral Materno Infantil de República Dominicana que nos levou diretamente para o hotel.
DIA: 15/10/2010
Acompanhados de Pe. José Navarro, Coordenador Nacional da Pastoral Materno Infantil de República Dominicana, Pe. Ademar Rover e Ir. Rosangela Maria Altoé conhecem a nova Sede da Pastoral Materno Infantil , visitam a Comunidade São Pedro, participam por uma hora, da 5ª etapa da capacitação de líderes da Pastoral Materno Infantil de República Dominicana da qual participavam 30 pessoas de 8 paróquias, entre elas médicos, laboratoristas, educadores e donas de casa. A seguir, retornam à sede onde conversam com Pe. José Navarro sobre a caminhada da Pastoral Materno Infantil, conhecem os materiais elaborados por ele e com o apoio da Unicef, para dar suporte ao trabalho com as gestantes e crianças.
DIA: 17/10/2010
Pe. Ademar Rover e Ir. Rosangela Maria Altoé viajam até a fronteira – Dajabón - com o Sr. Rafael, motorista da Pastoral Materno Infantil. Daí, acompanhados por Ir Nídia (Irmãs de S. João Evangelista e que há anos trabalha na região da fronteira e é bem conhecida) e Pe. Jean Baptiste Rochenel (Coordenador Diocesano da Pastoral da Criança) atravessam a fronteira e dirigem-se para Ouanaminthe onde deixam Ir Nidia e seguem para For-Liberté. São acolhidos na sede episcopal onde ficam alojados. À noite participam da Eucaristia na Catedral St. Joseph.
DIA: 18/10/2010
Pela manhã, reunião com Mons. Chibly Langlois (bispo de Fort-Liberté), Pe. Jean Baptiste Rochenel (Coordenador Diocesano da Pastoral da Criança), Pe. Ademar Rover e Ir Rosangela Maria Altoé (Assessores da Pastoral da Criança). O objetivo é ajustar a programaçao da missão, buscar informações sobre a organização política e eclesial para a base do Sistema da Informação, refletir sobre os níveis de coordenação na Pastoral da Criança e modificação da estrutura das futuras capacitações. À tarde, a partir da conversa feita pela manhã, organização das primeiras etapas da capacitação.
DIA: 19/10/2010
Pe. Rochenel Jean Baptiste, Pe. Ademar Rover, Ir Rosangela M. Altoé e Ir. Rosa Boni (Congregação Imaculada Conceição) seguem para Ouanaminthe a fim de visitar o trabalho social realizado na fronteira com os migrantes haitianos pela Congregação de Ir Nidia (Ir. de S. João Evangelista) e a casa de acolhida de meninos e meninas para um trabalho de reintegração. São crianças recolhidas pela polícia pois são traficadas para Dajabón (República Dominicana). A seguir, encontro com duas Agentes (foi o nome dado para as Líderes para diferencias das Agentes de Saúde) com quem acertam detalhes para uma reunião com as Agentes da Pastoral da primeira Infância de Ouanaminthe para preparar o dia da Celebração da Vida. Pela tarde, fazem uma visita para conhecer o Centro Diocesano em Jacquesyl onde ocorrerá a capacitação e seguem para a Paróquia de Trou du Nord encontrar a Coordenadora Mme. Rose André e acertar detalhes para uma reunião com os agentes da Pastoral da Primeira Infancia dessa Paróquia a fim de preparar com eles o Dia da Celebração da Vida.
DIA: 20/10/2010
Pela manhã, separação e organização do material para a capacitação. À tarde, Pe. Jean Baptiste Rochenel, Pe. Ademar Rover, Ir Rosangela M. Altoé e Ir. Rosa Boni se dirigem para o Centro Diocesano onde se encontram com o grupo de 14 novos agentes da Pastoral da Primeira Infância para a formação e 2 agentes já capacitados para ajudarem na formação. Após a preparação do ambiente e das sacolas com o material de cada participante, deu-se início ao curso com uma dinâmica de apresentação. Em seguida foram apresentados os materiais de base da Pastoral da Primeira Infância bem como um pouco da história da fundadora – Dra Zilda Arns Neumann. Após as orientações feitas pelo Coordenador Diocesano, Pe. Jean Baptiste Rochenel, finalizou-se este primeiro momento com uma oração a partir do texto da Multiplicação dos pães, texto fundante da Pastoral da Criança.
DIA: 21/10/2010
Em Jacquesyl, Centro Diocesano, Pe Ademar Rover e Ir. Rosangela Maria Altoé, iniciam o dia com um momento de espiritualidade a partir do tema da visita a Isabel seguido dos temas da primeira etapa : Missão do agente da Pastoral da Primeira Infância com as ações de base, conhecendo o corpo humano, a gestante, conversando com a gestante e sua família e Laços de Amor. Cada participante recebeu as cartelas de Laços de Amor com as quais foi feita uma mini-oficina. A partir desta experiência foi sugerida, para o final da semana quando retornassem a suas casas, uma visita a uma gestante cadastrando-a no caderno. Pela tarde, foram abordados os temas da segunda etapa : uma leitura interativa sobre a visita domiciliar e alimentação saudável. Os temas seguintes foram lidos em grupo e apresentados: aleitamento materno, higiene, saúde bucal, infecção urinária, anemia e obesidade. À noite se fez a sequência com a 3ª etapa: Os três primeiros meses de gravidez, falando da gestante, aleitamento materno e as queixas mais comuns, náusea e vômito, fraqueza, palidez e excesso de saliva.
DIA: 22/10/2010
Em Jacquesyl, Centro Diocesano, Pe Ademar Rover e Ir. Rosangela Maria Altoé Iniciam os trabalhos com um momento de espiritualidade tendo como tema o nascimento; houve também partilha em grupo. Antes de iniciar os temas do dia, foi feita uma breve síntese das etapas realizadas. Em seguida, foram tratados os temas finais da 3ª etapa: encaminhando para o pré-natal, prevenção das doenças durante a gestação e sinais de perigo durante a gestação. Foi entregue o Caderno do Líder com os indicadores de acompanhamento da gestante. Seguiu-se com a 4ª etapa sobre o quarto, quinto e sexto mês de gravidez – falando do bebê e da gestante, aleitamento materno, queixas mais comuns, sinais de perigo durante a gestção e plano de urgência. Após um breve tempo de descanso, retomamos os temas da 5ª etapa . Os conteúdos foram trabalhados com leitura interativa e com trablho em grupo: o sétimo, oitavo e nono mês de gestação – falando do bebê e da gestante, aleitamento materno, queixas mais comuns e sinais de preparação ao parto, plano de parto. Discutiu-se sobre a visita ao Serviço de Saúde. Seguiu-se o tema do nascimento do bebê: sinais de trabalho de parto, o parto, cohabitação, aleitamento materno, bebê com um baixo peso, pós parto e sinais de perigo para o recém-nascido e vacinas.
DIA: 23/10/2010
Após um momento de espiritualidade, com o caderno e as fichas da gestante, foi retomado o tema da Curva Uterina, com exercícios para que todos pudessem assimilar bem. A seguir retomada do tema das vacinas a partir do caderno do líder no qual foi colocado o que a OMS prescreve como vacinas para uma criança. Retomou-se o Guia do Líder com a 6ª etapa e a leitura interativa dos conteúdos: o bebê na primeira semana de vida : certificado de nascimento, aleitamento materno e « boa pega ». A seguir, trabalhos em grupo sobre : problemas durante o aleitamento, como o bebê pode aprender e se desenvolver, higiene, sinais de perigo para a saúde do bebê desde o nascimento aos 2 meses de vida. Após o almoço, os participantes retornaram a suas respectivas comunidades com a tarefa de fazer uma visita domiciliar para registrar uma gestante no Caderno do Líder e falar-lhe da ficha Laços de Amor.
DIA: 24/10/2010
Manhã de domingo, Pe. Ademar Rover, Ir Rosangela M. Altoé e Ir Rosa Boni participam da missa do Crisma de 66 jovens e adultos na Paróquia Notre Dame de l’Assomption presidida por Mons Chibly Langlois. À tarde, Pe. Jean Baptiste Rochenel, Pe. Ademar, Rosangela M. Altoé e Rosa Boni vão a Ouanaminthe para uma reunião com os agentes da Pastoral da Primeira Infancia que fizeram a formação do primeiro grupo para ouvir as dificuldades encontradas e ajudar a preparar o Dia da Celebração da Vida. Das dificuldades partilhadas pode-se ressaltar: a maior delas é que as famílias visitadas esperam que se lhes dê algo, pois a fome é grande ; a situação de uma família visitada na qual a filha de 17 anos deu à luz e a mãe, também gestante, foi para o hospital para o parto e deu à luz no chão do hospital, pois a enfermeira não quis atender porque não tinha dinheiro para pagar o parto. A mãe foi levada para outro hospital em Fort Liberté onde foi atendida e voltou 2 vezes; necessitaria retornar ao hospital, mas não tem dinheiro para transporte,nem para os remédios; algumas mães, por falta de alimentação, não têm leite e dão para os bebês água, suco, leite e mingau de farinha. Muitas gestante são abandonadas pelos maridos. A maioria das outras gestantes visitadas amamentam só no peito. Como após o terremoto, a organização CDR Caritas distribui comida, cama, lençóis, etc… eles esperam o mesmo do agente da Pastoral da Primeira Infância. São problemas que as agentes da pastoral enfrentam, Não há uma cultura com relação ao trabalho voluntário. Apesar das dificuldades querem continuar. Consideram um trabalho muito importante que toma tempo e que faz sofrer. Após escutá-los e animar a seguirem com a missão, foi programado o Dia da Celebração da Vida para 7 de novembro, às 10h. As agentes ficaram encarregadas de enviar ao Coordenador Diocesano, Pe. Rochenel , Jean Baptiste, um orçamento para a compra da alimentação necessária.
DIA: 25/10/2010
Rosangela M. Altoé e Rosa Boni visitam a obra dos Salesianos em Fort-Liberté, uma escola de ensino fundamental , Normal e os locais onde estão construindo salas para uma escola técnica e ampliando salas pois algumas turmas têm aula debaixo de tendas de campanha. À tarde, Pe. Rochenel, Jean Baptiste, Pe. Ademar, Ir. Rosangela Maria Altoé e Rosa Boni se reúnem para reprogramar a semana seguinte de formação e as futuras capacitações na Diocese.
DIA: 26/10/2010
Ir. Rosangela Maria Altoé fez a formação das 6 primeiras etapas com Ir. Carmelle Présumé que irá ajudar na equipe de formadores. À tarde retomada da programação e dos conteúdos das próximas etapas com as oficinas referentes a cada uma.
DIA: 27/10/2010
Pela manhã, Pe Ademar Rover e Ir Rosangela Maria Altoé acompanham uma senhora para uma consulta médica marcada, porém a medica havia ido para a cidade vizinha Ouanaminthe. A consulta foi adiada. A seguir Ir Rosangela Maria Altoé visita o Hospital de Fort-Liberté para onde muitas pessoas dos municipios vizinhos de Ouanaminthe e Cap Haitien vem comprar remédios e serem consultadas. As consultas são gratuitas, mas os exames custam 50g cada um. As gestantes podem ter consultas mensais e recebem o suplemento de ferro assim como a vitamina A. No entanto, muitas delas não procuram o servico de saúde para o pré-natal. À tarde, Pe. Ademar Rover, Ir, Rosangela Maria Altoé e Pe. Rochenel, Jean Baptiste seguem para o Centro Diocesano em Jacquesyl para continuidade da formação e reencontro com o grupo. Iniciam com uma dinâmica para partilha da experiência realizada no final de semana : visitar algumas gestantes e crianças e cadastrar no Caderno do Lider. Sentiram-se bem acolhidos e puderam partilhar os conhecimentos recebidos. As pessoas se interessaram e ficaram curiosas por conhecer a Pastoral da Primeira Infância quando viram os agentes com as camisetas e o logo da Pastoral. Ao final da partilha, tem início a 7ª etapa.
DIA: 28/10/2010
Início com a espiritualidade a partir do texto de Mc 6,30-44 e a relação com a rede construída com a partilha realizada na noite anterior. Seguiu-se com a leitura interativa dos temas do Guia do Líder: Como o bebê pode aprender e se desenvolver, dormir de barriga para cima é mais seguro, higiene, organizando as atividades do Líder, promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento, Índices de acompanhamento da criança, inscrição da criança, indicadores de oportunidades e conquistas. Foi realizada a mini-oficina de indicadores de oportunidades e conquistas e, entre os participantes, organizaram-se em duplas conforme o local onde realizarão o trabalho. Seguiu-se com trabalhos em grupo sobre os conteúdos da 8ª etapa :O bebê de dois e três meses – aleitamento materno, indicadores de oportunidades e conquistas dessa idade, massageando o corpo do bebê, pneumonia, higiene, sinais de perigo para a saúde do bebê de dois a cinco anos, vacinas. Foi dada uma tarefa para o final de semana : fazer a visita a domicílio e registrar no Caderno do Líder mais uma gestante e uma crianca e falar de Laços de Amor a gestante. Após o almoço foi realizada a mini-oficina de balança na qual todos puderam se exercitar e aprender como regular a balança, fazer a pesagem e anotar no Caderno do Líder. A seguir, início da 9ª etapa com a leitura interativa dos conteúdos: O bebê de quatro e cinco meses – aleitamento materno, extração do leite materno, os indicadores de oportunidades e conquista para esta idade, higiene. A partir desse conteúdo realizou-se a mini-oficina da curva de crescimento referente ao peso-idade. Continuou-se com o tema da Celebração da Vida ao final do qual, o grupo de cada uma das duas paróquias fez a mini oficina da Celebração da Vida apresentando-a e mostrando o que aprenderam e como realizá-la.
DIA: 29/10/2010
Como nesse dia a mini-oficina seria a preparação do soro caseiro, iniciou-se com um momento de espiritualidade às 6:30 sobre o tema da água. Seguiu-se com a leitura interativa dos temas da 10ª etapa: o bebê de seis a oito meses – aleitamento materno e alimentação, outros alimentos importantes para o bebê, anemia por falta de ferro, vacinas, indicadores de oportunidades e conquistas para esta idade, higiene, diarreia e desidratação. Foi realizada a mini-oficina do soro caseiro na qual fizeram a experiência e saborearam o mesmo. Na sequência, teve início a 11ªa etapa: o bebê de nove a onze meses. Cada dupla preparou um tema e apresentou: aleitamento materno e alimentação, como o bebê pode aprender e se desenvolver, indicadores de oportunidades e conquistas para esta idade, acidentes domésticos, higiene, verminose e análise da situação da crianca segundo o indicadores de oportunidades e conquistas. Para este tema tomou-se o tempo necessário para fazer a mini-oficina de IOCS acompanhando no caderno a maneira de preencher os indicadores. Seguiu-se com o tema das FABS (Folhas de Acompanhamento das Ações Básocas de Saúde) acompanhado da mini-oficina de FABS. Finalizou-se a primeira parte com o preenchimento das fichas referentes a esta primeira etapa da formação. À noite, prosseguiu-se com os temas da 12ª etapa : a crianca de um ano a um ano e cinco meses – como a criança pode aprender e se desenvolver, alimentação e aleitamento materno, a crianca de um ano e meio a um ano e onze meses, piolhos, sarna, aleitamento materno.
DIA: 30/10/2010
Início com a espiritualidade a partir do tema da escuta. Prosseguiu-se com os temas da 12ª. etapa: reunião de reflexao e avaliação. A seguir a 13ªa etapa com os temas: a criança de dois anos a dois anos e onze meses – como a criança, ocupar-se da alimentação, higiene, meio ambiente, a criança de três a três anos e onze meses, alimentação, intoxicação, envenenamento e afogamento, a paz começa em casa e higiene. Ao final a mini-oficina dos 10 Mandamentos para a Paz na Familia. O grupo retorna para suas casas após o almoço. À tarde, Pe. Ademar Rover, Ir Rosangela Maria Altoé e Pe Rochenel, Jean Batiste seguem para a Paróquia de Trou-du-Nord a fim de fazer uma reunião com os agentes do primeiro grupo de capacitação, obter informações do trabalho e ouvir suas dificuldades, esclarecer dúvidas e preparar a Celebração da Vida com a equipe. Cada dupla acompanha 15 pessoas entre gestantes e crianças. Algumas duplas estão sendo bem acolhidos pelas famílias, mas encontram grandes desafios. Uma das gestantes acompanhadas teve o parto no hospital e teve muita dor. A criança não chorou nos 22 dias em que permaneceu no hospital e foi mandada para casa vindo a falecer. Outra grande dificuldade é que as pessoas esperam receber algo. Apesar dos desafios, fazem o trabalho de coração. Outra dupla não foi tão bem acolhida a princípio, porém, agora já convidam para sentar, conversar, acolhem mais calorosamente. As pessoas estão acolhendo a formação e já se vêem progressos porque as gestantes não buscavam o serviço de saúde e começam a fazê-lo. É geral a prática do aleitamento materno. Os agentes quiseram saber se haverá alguma ajuda para a Celebração da Vida nos meses que seguem. O grupo decidiu que cada um fará a Celebração da Vida próximo à sua rua a fim de favorecer a participação da família, pois as distâncias são grandes. Foi preparado o dia da Celebração da Vida e marcado o primeiro grupo para o dia 06/11/2010.
DIA: 01/11/2010
Participação da Missa na Catedral St Joseph concelebrada por Mons. Chibly Langlois, Pe. Ademar Rover e o vigário da Catedral. A seguir, Pe Ademar Rover e Ir Rosangela Maria Altoé: 1. Refazem a programação para o restante da formação para formadores e coordenadores das paróquias; 2. Elencam a pauta de conversa com a Sra. Ada de República Dominicana que ajudará a acompanhar mais de perto o trabalho e uma proposta de datas para o acompanhamento ; 3. Elaboram uma proposta de continuidade da implantação da Pastoral da Primeira Infância em 2011 para os meses de abril e agosto, para ser apresentada para Mons. Chobly Langlois e Pe. Rochenel, Jean Baptiste ; 4. Pauta de conversa com Mons. Chibly Langlois.
DIA: 02/11/2010
Feriado
DIA: 03/11/2010
Reunião com Mons. Chibly Langlois, Pe. Ademar Rover e Ir Rosangela Maria Altoé. Assuntos tratados : mudança da programação da formação para formadores e coordenadores de Comunidades, proposta de formação em 2011 em mais 2 paróquias em abril e 6 paróquias em agosto, acompanhamento a ser feito pela Senhora Ada de República Dominicana, necessidade de uma sala com infra-estrutura para secretaria e sistema de Informação, um telefone para a Pastoral da Criança, a possibilidade de contratar, a partir de fevereiro, Ir Carmelle Présumé para ajudar na equipe Diocesana, com um salário de 225 USD que correponde ao salário para quem trabalha o dia todo. Conversamos sobre a possibilidade de 2 pessoas irem para o Brasil aprender o Sistema de Informação, se aprovado pelo coordenador da Pastoral da Criança Internacional. O bispo está de acordo com as propostas feitas, já havia pensado no local para estabelecer a Pastoral e solicitou que toda a programação seja conversada e organizada com o Coordenador diocesano, Pe, Rochenel, Jean Baptiste que não pode estar presente. À tarde Pe Ademar Rover, Ir Rosangela Maria Altoé e Pe. Rochenel, Jean Baptiste retomaram a proposta de programação para 2011, fazendo as alterações necessárias.
DIA: 04/11/2010
Pe Ademar Rover, Ir Rosangela Maria Altoé e Pe. Rochenel, Jean Baptiste se dirigem para Jacquesyl a fim de concluir a formação dos agentes da Pastoral da Primeira Infância. Após um momento de espiritualidade, foi verificado o caderno no qual cada um inscreveu novas gestantes e crianças. As duas paróquias se reunem em grupo e cada uma prepara uma Reunião de Reflexão e Avaliação a partir dos dados inscritos na tarefa de final de semana. Foram retomados os temas dos Indicadores de Oportunidades e Conquistas no Caderno do Agente e o exercício de como se faz o preenchimento das FABS. A seguir, as etapas 14 e 15 com os temas : a criança de quatro anos a cinco anos e onze meses, alimentação, vacinas e a missão da Pastoral da primeira Infância, finalizando este tempo de formação com o envio dos novos Agentes da Pastoral da Primeira Infância.
DIA: 05/11/2010
Pe Ademar Rover, Ir Rosangela Maria Altoé junto com Pe. Rochenel, Jean Baptiste fazem a Ascensão a Capacitador para 5 pessoas, uma de cada paróquia mais a Irmã Carmelle Présumé que ajudarão na Diocese como Capacitadores de novos líderes nas paróquias onde já foi implantada a Pastoral.
DIA: 06/11/2010
Pe Ademar Rover, Ir Rosangela Maria Altoé e Pe. Rochenel, Jean Baptiste saem às 8 :30 para participar da Celebração da Vida na Paróquia de Trou-du-Nord. Depois da pesagem, Ir Rosangela Maria Altoé, a convite da coordenadora da paróquia, fala para as mães sobre a importância do Aleitamento Materno e a Coordenadora mostrou como se faz o soro caseiro e falou sobre a importância do mesmo nesse momento em que o país sofre com o Cólera. Ao final, é feita uma avaliação com todos os Agentes. O grupo dos 7 Agentes da Pastoral acompanha 60 pessoas entre gestantes e crianças. São 22 crianças menores de 6 anos. Apesar da chuva, devido o ciclone, as mães comparecem. Todos os agentes se envolveram na organização e preparação da refeição. Afirmam que é uma experiência positiva que ajuda a trazer mais vida e mostra que Deus é o Deus da Vida. Algumas necessidades foram ressaltadas : a paróquia precisa de mais 2 balanças, os agentes necessitam das camisetas e do crachá para serem identificados em sua missão. Em muitas famílias não há açúcar para ensinar o soro caseiro e é algo a ser providenciado para o Agente da Pastoral ter em mãos ao fazerem as visitas. Retorno às 14 :30.
DIA: 07/11/2010
Ir Rosangela Maria Altoé e Pe. Rochenel, Jean Baptiste, acompanhados de Ir Carmelle Présumé e Ir Rosa Boni, saem às 5 :30 para participar da Celebração da Vida na Paróquia de Ouanaminthe. Ao chegar as Agentes já se encontram preparando o fogo para cozinhar os alimentos. Participam da Eucaristia às 6 :30. A chuva que cai é torrencial, devido o ciclone Tomas. Tem-se a impressão de que ninguém virá para a Celebração da Vida marcada para as 10h. Para surpresa nossa, aos poucos as mães vão chegando. São 12 mães, 8 crianças e 1 pai que conseguem se fazer presentes. A chuva forte provocou alagamentos impedindo outras mães de participarem. Para este grupo foi feita a demonstração de como fazer o soro caseiro e foi entregue as colheres-medida para cada mãe. Ao final, reunidos com as 6 Agentes da Pastoral da Primeira Infância foi feita uma avaliação. Acompanham 45 gestantes e crianças, elas ficaram contentes e satisfeitas com o trabalho e a participação apesar da forte chuva. Retorno às 15h. Pe. Ademar Rover sai com o Bispo Mons Chibly Langlois para visitar o bairro de Malfety totalmente alagado pelas fortes chuvas e pelo rio que subiu inundando tudo. As famílias foram retiradas pela Minustah e levadas para escolas.
DIA: 08/11/2010
Pe Ademar Rover, Ir Rosangela Maria Altoé junto com Pe. Rochenel, Jean Baptiste fazem a formação em Missão e Gestão para os Coordenadores das paróquias de Trou-du-Nord, St. Suzanne e La Délivrance mais Ir. Carmelle Présumé que ajudará na Diocese. A Coordenadora de Ouanaminthe não pôde participar por motivos de saúde.
DIA: 09/11/2010
Saída com uma Agente da pastoral da Paróquia La Délivrance a fim de comprar tecido para a confecção de uma pequena rede a fim de possibilitar a pesagem dos bebês e crianças. A seguir, correção de Laços de Amor, FABS, Caderno do Agente a fim de melhor adaptá-los à realidade de Haiti.
DIA: 10/11/2010
Ida à casa de Mme Fhélix Jusleine, Agente da Pastoral da primeira Infância da Paróquia La Délivrance, para confeccionar 4 pequenas redes para a pesagem dos bebês e criancas. À tarde, preenchimento e assinatura das Fichas da Formação e levantamento das mudanças necessárias no Guia do Agente adaptando-o à realidade de Haiti.
DIA: 11/11/2010
Pe Ademar Rover, Ir Rosangela Maria Altoé acompanhados de Pe. Rochenel, Jean Baptiste seguem para Ouanaminthe. Daí, acompanhados por Ir Nidia que os ajuda na travessia da fronteria seguem para Dajabón, e de lá para Santo Domingo. À noite, reunião com a Senhora Ana Celestino (Ada) para combinar o acompanhamento na Diocese de Fort-Liberté em fevereiro, maio e agosto.
DIA: 12/11/2010
Visita ao Centro histórico de Santo Domingo e ao Aquário Nacional. À tarde, na sede da Pastoral Materno-Infantil, partilha da missão com Pe. José Navarro e continuação do relatório da missão.
DIA: 13/11/2010
Viagem de retorno ao Brasil.